News Perdidas #3

23 outubro 2016

Aqui você encontra tudo de interessante que rolou no mundo da literatura nesta semana

Elena Ferrante: Afinal, é tão importante saber quem é a autora? Ou vale mais a sua obra? 
No último domingo, a revista "The New York Review of Books" teria apresentado indícios fortes de que a escritora, cuja a identidade seria um mistério até o momento, na verdade, seria a tradutora Anita Raja (63 anos), que foi responsável por traduzir os livros de Kafka para o italiano. Os livros desta autora vem sendo recentemente publicados no Brasil, mas o mistério envolvendo a identidade dela já dura (pasmem!) 25 anos! A série italiana já tem dois livros publicados no Brasil: A amiga genial e História do novo sobrenome. 
Em novembro, chega as livrarias o terceiro volume - Histórias de quem chega e quem fica - e a Intrínseca irá publicar mais dois livros da autora: A filha perdida e Uma noite na praia
Essas duas histórias já forma publicados há algum tempo lá fora, mas só agora chegam ao Brasil devido ao burburinho que a autora tem provocado e os recentes fãs adquiridos com a publicidade "indesejada" a cerca de sua identidade. 

Mas....será que a identidade dela é tão importante? Não seria a qualidade dos livros? Ela esta ganhando novos leitores por qual razão? Eis a questão...

Onde estão as crianças? 

Esta semana a Publishnews, site especializado na cobertura do mercado editorial, divulgou o balanço das vendas de livros infanto juvenil e infantis no dias das crianças, e o resultado não foi nada bom...
Segundo o site, houve uma queda de 45% das vendas. Sim...você leu direitinho....45%!!! 
Onde estão as crianças deste país? 
A crise vem afetando o mercado editorial desde o início do ano. As editoras vem amargando números irrisórios, quando comparados aos índices do ano anterior, com o fenômeno dos livros de colorir. Este ano só não esta pior, pois os livros de youtubers tem ajudado a salvar o mercado.  

Uma nova trilogia para a Srta. Peregrine? 

A Editora Dutton Books anunciou na última quinta feira uma série que continuará a relatar a história de jacob Portman, personagem principal da série O orfanato da srta. peregrine para cirnaças peculiares, onde a história seria trazida para a América. A previsão é que o primeiro livro - ainda sem ´titulo - seja publicado em outono de 2017. 
“Os três primeiros romances introduziram os peculiares e seu mundo, mas peculiardom é vasto, a sua história é longa, e há muito o que descobrir”, disse o autor Ransom Riggs, em comunicado. “Eu mal posso esperar para me aprofundar, e para trazer a história para a América – que, na realidade, é um lugar muito mais peculiar do que se imagina” acrescentou a editora Julie Strauss-Gabel,“Entrar no mundo peculiar tem sido um verdadeiro presente para mim e para milhões de leitores. Estou muito feliz de continuar esta incrível aventura e descobrir as muitas histórias peculiares que esperam por Jacob e seus amigos. Eu não posso imaginar um melhor guia de turismo pela América do que Ransom Riggs, cuja imaginação e enorme coração fizeram tantos tão orgulhosos de serem peculiares.”

44% dos brasileiros não tem o hábito da leitura, mas o número de leitores no Brasil aumentou! 

Levantem as mãos para o céu e agradeçam! O número de leitores vem crescendo no Brasil. A pesquisa "Retratos da Leitura" aponta que comparando os dados aferidos hoje com os de 2011, o número de leitores aumentou. Em 2011, 50% da população afirmava ser leitores, hoje esse número é de 56%, e a média de livros lidos por ano também aumento. Se em 2011 eram 3 livros por ano, agora os entrevistados afirmam ler em média 5 livros por ano. 
Ainda é pouco...mas melhorou! 
Para a pesquisa, é leitor quem leu, em partes ou inteiro, pelo menos um livro nos últimos 3 meses. 
A pesquisa também apontou que as mulheres continuam sendo as maiores leitoras e a Bíblia continua sendo o livro mais lido independente da escolaridade. 

Cinquenta tons mais escuros pode proporcionar experiência de realidade virtual

É isso mesmo. O diretor James Foley, responsável pela adaptação de Cinquenta tons mais escuros para os cinemas, informou que deseja implementar uma experiência de realidade virtual onde os expectadores poderão adentrar no famoso quarto vermelho do Sr. Grey. 
“Temos bastante material de marketing para produzir os bastidores do longa. Depois que terminássemos as filmagens do dia, os atores ficariam um pouco mais e as pessoas ligadas à realidade virtual recriariam a cena“, disse o diretor do filme e ainda acrescentou: “Acredito que o cinema vai mudar para RV porque ela é uma extensão da linguagem visual. Assistir ao material gerado por essa nova tecnologia ajudou a expandir meu cérebro“.

9 comentários:

  1. Eu amo o Orfanato da Sr.Peregrine, tomara mesmo que tenha mais livros. Já Cinquenta Tons de Cinza não superou minhas expectativas, animação 0 para Cinquenta tons mais escuros..

    ResponderExcluir
  2. Oi,legal ficar por dentro do mundo Literário.
    E falando sobre o que é mais importante, o conteúdo de um livro ou quem o escreve,fico com a primeira opção. ;)

    E quanto a queda acentuada das vendas de livros infantis,acredito que infelizmente é pelo valor elevado dos livros .
    Que pena!

    ResponderExcluir
  3. Adorei as novidades, bom saber que o número de leitores está aumentando, mas mesmo assim fiquei triste ao saber que isso pode mudar, já que as crianças não estão criando o hábito da leitura. Quero ler a trilogia do Orfanato da srta. Peregrine, espero que essa notícia seja verdade, porque pelas resenhas que li acho que o universo é vasto e consegue ser explorado.

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto essa onda de lançamentos da Elena Ferrante mas não fazia ideia de que a identidade da autora era desconhecida. Pra ser sincera, não me interessei pelos livros, mas realmente esse mistério em torno da autora chama um tantinho de atenção... E que bom que a média de livros lidos e a quantidade de leitores no país aumentou, que continue nesse ritmo!

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    É sempre bom estar informado sobre o que ocorre no mundo literário. Seria muito interessante uma nova trilogia par Stra. Peregrine. Presente aos fãs! Vamos aguardar.
    Obrigada pelas notícias.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    Gostei de saber um pouco mais sobre o que rolou no mundo literário essa semana. Em relação a Elena Ferrante, acho que vale conhecer um pouco da autora, mas com certeza a qualidade da obra é o que sempre conta mais...
    É uma pena essa queda do número de vendas de livros infanto-juvenis... Acho que os pais deveriam investir mais em seus filhos em relação a livros...
    E apesar de o brasileiro ainda ler pouco, é bom saber que esse número está aumentando...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Adoro essas noticias pois acabamos nos informando mais e melhor sobre as noticias do mundo literários, ainda não conhecia esse mistério sobre a identidade da Elena Ferrante mas achei bem legal, parece até historia de livro !!

    ResponderExcluir
  8. Gostei do post. Sobre o que é mais importante em um livro, fico com o conteúdo. Que pena que nossas crianças não leem tanto, talvez se os preço fossem mais camaradas ajudaria. Sobre Srta. Peregrine, acho que é só algo fazer sucesso que eles inventam em cima para ganhar mais dinheiro, isso me irrita um pouco...rs...
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  9. Fico triste de saber que o numero de leitores mirins caiu basicamente pela metade, mas ao mesmo tempo fiquei feliz com a possibilidade de mais livros do universo dos peculiares. Comofas?

    ResponderExcluir