Você sabe o que é um "Tunnel Book"?


Sabe quando você esta procurando uma coisa e encontra outra nada a ver com o que procurava, mas que imediatamente te chama a atenção tamanha a bizarrice do negócio? 
Então... estava eu procurando livros que foram usados como peças de arte (um papo para uma próxima postagem) quando me deparei com isso...



Os "Tunnel Books" são compostos de uma série de páginas que são mantidos juntos por tiras de papel dobrados em cada lado. Parece um acordeão, sabe? Mas também existem versões presas apenas de um lado... O efeito geral de um livro em forma de túnel é criar a ilusão de profundidade e perspectiva.




Os "Tunnel Books" são "lidos" através de um buraco na capa. Cada página apresenta aberturas que permitem ao leitor ver todo o livro para a tampa traseira. As imagens em cada página trabalham em conjunto para formar uma cena tridimensional dentro do livro que ajuda a contar a história.

Eles foram inventados em meados do século 18 (e como a gente só ficou sabendo da existência disso agora?!), mas foram originalmente chamados de "peep shows." O conceito de livros de túnel foi inspirado em cenários teatrais.

O nome "túnel livro" provavelmente veio do fato de que muitos desses tipos de livros foram criados para celebrar a construção do túnel sob o rio Tâmisa, em Londres, em meados do século 19. Ao longo da história, túnel livros têm sido frequentemente utilizados para comemorar certos eventos e muitas vezes vendidos como lembranças em atrações turísticas.

Fala a verdade? Você acha que conseguiria ler um livro dessa forma? Eu confesso! Não sou capaz de entender como isso realmente funciona e olha que vi vídeos mostrando esses livros detalhadamente. Preciso de letrinhas gente... esse negócio de ficar só no visual, não é comigo....

Fonte: http://wonderopolis.org/wonder/what-is-a-tunnel-book
Imagens: Pinterest e Google

Natalia Eiras

9 comentários:

  1. Bem,achei a ideia criativa !
    Não deixa de ser uma arte.
    Mas pegar para ler ou ver,não dá!
    Parece complicado... Mas gostei dessa novidade que nos mostrou.

    ResponderExcluir
  2. Aquela curiosidade para a próxima postagem kkk...
    Também sou dessas, navegando na internet já encontrei cada coisa diferente e maravilhosa.
    Gostei muito desse achado, também prefiro livros com as letrinhas, mas só pelas ilustrações lindas e pela decoração que ele faria, já compensa.

    ResponderExcluir
  3. Achei bem interessante esses livros. E não só pelo contexto histórico, mas porque parecem verdadeiras obras de artes!
    Acho que são mais pra serem apreciados mesmo, como uma pintura, em vez de lidos.
    Fez eu me lembrar aqueles livrinhos infantis que tem uma imagem, uma pelúcia ou algo do tipo no fim do livro e que tem esses buraquinhos no meio de todo o livro.

    ResponderExcluir
  4. Oi Naty, sinceramente? Não sei se seria capaz de ler mas com certeza gostaria de ter ao menos um. Achei muito criativo. Minha priminha iria enlouquecer se visse isso (rsrs).
    Beijos
    [SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  5. Nat!
    Não sei ao certo se conseguiria ler, ou pelo menos entender, mas sei de uma coisa: que o danado é bem criativo e totalmente sui generis, a isso é... Fiquei foi curiosa por ver um de perto e ver qual seria minha reação a leitura...
    “Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade.” (Georges Bernanos)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca tinha ouvido falar dos dos Tunnel Books. Achei lindo, é verdadeiro, principalmente para embelezar a estante e só! Porque deve realmente ser super complicado de ler um livro assim. É uma obra de arte, mas não acredito que de literatura.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. UAU, que livro mais lindo. Serio, adoro essa coisa real, mas esse
    supera qualquer coisa que já tinha visto. Gostei super da criatividade envolvida do livro, eu saberia se leria ou ficaria admirando as paginas

    ResponderExcluir
  8. Eu achei isso lindo demais, muito muito mesmo, e não teria nem um pouco de problemas em ler sem ter nenhuma palavra afinal somos nós no final que criamos muitas das cenas dos livros que não tem palavras, então esse seria uma forma de contar a história da nossa maneira, com mais ou menos detalhes. Amei, mas deve ser bem caro!

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esses Tunnel books!! Mas são lindos!! Também não sei se conseguiria ler algo desse jeito!!
    Beijoss

    ResponderExcluir