Guia de Leitura de Sherlock Holmes #LendoSherlock


Estão prontos para começar o nosso projeto de leitura de Sherlock Holmes? Então vem com a titia Malévola!


  

Sherlock Holmes é um dos personagens mais famosos da literatura policial e responsável por influenciar milhares de outros personagens e escritores policiais - inclusive a minha amada Agatha Christie - desde sua primeira aparição em 1887. 

Existem diversos livros e filmes que narram a trajetória deste personagem e este projeto tem como objetivo destrinchar toda a obra de Sr. Arhur Conan Doyle de forma cronológica a fim de revivermos a experiência que os primeiros leitores de Doyle tiveram quando acompanhavam a história deste detetive nada convencional, além de entrarmos na mente de um personagem brilhantemente construído. 


ONDE COMPRAR? 
Existem milhares de livros com as histórias de Sherlock Holmes por ai. Alguns são coletâneas; outros são livros separados; outros são baseados em filmes... e por aí vai. 
Eu montei uma coleção de Sherlock que acredito ser a mais próxima de uma versão completa da história do personagem. Você não é obrigado a ter os mesmos livros que tenho. Mas se quiser dar uma olhada, em breve sairá o bookshelf tour completo no nosso canal. 
LEITURA EM CONJUNTO


O projeto de leitura começará oficialmente em MARÇO. Teremos vídeos no nosso canal no YouTube e postagens aqui no blog relacionadas a estes videos e as resenhas dos livros lidos. Então, você poderá acompanhar o projeto tanto no canal, quanto aqui no blog. 

As resenhas dos livros serão "linkadas" na página especial sobre projeto Sherlock, na barra superior do blog. Dessa forma, vocês também terão a noção de quais os livros que já lemos e quais ainda estão por vir. 

Os romances serão lidos de uma vez, porém, os contos serão separados para que possamos analisar história a história de forma a debatermos os rumos do personagem e o desenrolar de sua trajetória. E pra não ficar pesado pra ninguém, já que são muitos contos...


Segue abaixo o calendário do projeto. Conforme formos avançando, eu vou atualizando este calendário, pois quando chegarmos nos contos pode ser que eles avancem mais e não seja necessário colocar apenas 2 contos por vez. Veremos...


Você pode compartilhar esse projeto no seu blog, canal no Youtube, site, redes sociais, só não esqueça de usar a hastag #LendoSherlock para que eu possa acompanhar você e assim batermos aquele papo maneiro sobre o projeto. 
=) 

Espero que todos vocês gostem e embarquem nesse jornada comigo. 



Natalia Eiras

21 comentários:

  1. Oi Natalia, meu contato com Sherlock Holmes se dá através dos filmes e apesar de não participar do teu projeto, vou acompanhar os videos e ver o que vc tá achando dos livros. O projeto tá bem organizado e gostei da preocupação que você teve em indicar uma sequência de livros que vão contar a história completa do personagem, parabéns. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente eu tive essa preocupação, pois queria reproduzir a sensação que os primeiros leitores de Sherlock tiveram quando acompanhavam semanalmente as aventuras dele no folhetim. Além disso, a série da Intrínseca é com ele adolescente,logo, poderia colocar ela na frente de todos os outros livros... porém, você precisa conhecer o verdadeiro Sherlock Holmes antes de ver a versão que outras pessoas escreveram dele, sabe? Espero que essa minha lógica faça sentido no final das contas...rsrsrsrs

      Excluir
    2. rsrs faz sim e acompanhando os vídeos quem sabe eu não me empolgo pra ler os livros no futuro :D

      Excluir
  2. Estou super animada para este projeto, finalmente vou ler Sherlock Holmes! Só uma dúvida, não entendi se a data no cronograma 19 de abril é quando se inicia a leitura de Um estudo em vermelho ou a data do vídeo sobre o livro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nat!
      Bacana o projeto literário sobre Sherlock Holmes, adoro!
      Oba! Vou aguardar os vídeos sobre a vida do autor e tudo o mais sobre o clássico Sherlock.
      Que organizada, hein? Calendário, uauuuuu!
      O box é lindo mesmo e tem todos os livros do Sherlock.
      Já li um Estudo em Vermelho há muito tempo.
      Não participarei do projeto, mas ficarei acompanhando.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Oi Natalia, tudo bem?
    Ai como eu queria participar, maaaas no tenho nenhum livro do Sherlock Holmes e inclusive estou doida por este box. Vou te acompanhar pelos vídeos e postagens do blog mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe eu não sorteio alguns livros dele aqui no blog... quem sabe?!

      Excluir
  4. Confesso que de Sherlock só conheço os filmes.
    Mas tenho um super interesse em ler as obras, quem sabe não acabe dando uma oportunidade pro tal de Holmes dos livros? HAHA
    Parecem ser leituras bem bacanas e envolventes, super bem escritas :)
    Vejo muitos comentários positivos em relação as histórias.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  5. Embora sempre tenha ouvido falar sobre esse personagem, querendo ou não em algum momento da vida você esculta sobre ele, mas confesso que nunca tive um contato com o personagem inclusive nunca assisti os filmes que foram lançadas embora particularmente goste do ator que o interpreta. Eu espero que este projeto mostre muitos frutos.

    ResponderExcluir
  6. Sabia que Sherlock era uma coleção extensa mas não imaginava que tanto. São muitos contos!!! Boa sorte no projeto, não vou tentar acompanhar pq sou péssima nesses desafios.

    ResponderExcluir
  7. Oi Natalia.
    Eu não conheço a escrita do autor Sherlock Holmes, mas confesso que também, não tenho curiosidade de ler, mas adorei o projeto vou está acompanhando de pertinho, estou louca pelo BookShelf Tour.
    Bjs
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Adorei, adoro a historia de Sherlock Holmes, eu cheguei a ler. Mas minha professora na escola chegou a conta algumas coisinhas. Particularmente achei esse projeto uma chance de conhecer melhor a historia

    ResponderExcluir
  9. Oi Nat!
    Só li O Cão de Baskerville e O Signo dos Quatro e isso quando eu era adolescente. Vou acompanhar seu projeto e quem sabe ler alguns. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a ideia, até hoje nada do Sherlock Holmes pelo fato de ficar perdida, nunca sei por onde começar e qual ordem seguir, esse projeto vai ajudar muito e vou tentar acompanhar ele, será que finalmente vou conseguir ler a história desse detetive tão famoso?

    ResponderExcluir
  11. Oi Naty, tudo bem?
    Eu morro de vontade de ter esse Box do Sherlock Holmes. Ele é simplesmente perfeito né.
    Vou ver se consigo comprar alguns livros pra participar desse projeto contigo, até porque sou super fã das histórias desse personagem.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  12. Oi, Nat!!
    Boa sorte com seu projeto!! Nunca li nenhum livro sobre Sherlock Holmes!! Mas fiquei bem curiosa para conhecer mais sobre os livros!! Fiquei apaixonada pelo o Box de capa dura!! Lindoss!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  13. eu adorei essa sua versão capa dura completa do sherlock holmes
    eu já li alguns (vários) livros/contos dele
    é bom que com esse projeto eu consigo me organizar

    ResponderExcluir
  14. Nossa, me ensina a ser organizada assim hahaha vou confessar que nunca tive vontade de ler as histórias de Sherlock e na verdade até hoje quando vejo esse nome eu ligo à Agatha Christie (???) e como não tive uma experiência muito boa com ela aí sim que eu não me interesso mesmo, mesmo sabendo que ele não é criação dela.
    Enfim, bem legal o projeto para quem gosta do autor e do personagem, mas eu vou é olhar esse projeto da JK que eu vi aí em cima <3 <3 <3

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de Março você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Gostei muito desse projeto, até hoje só li o primeiro livro de Sherlock Holmes e adorei, principalmente pela genialidade desse detetive, quero muito ler todos os livros dele e poder finalmente conhecer essa historia que ouço tantas pessoas falarem e elogiarem e nada melhor do que uma maratona para isso. A adorei seu livro de Sherlock Holmes está maravilhosa essa capa !!

    ResponderExcluir