O quanto você muda em um ano?


Você já parou pra pensar o quanto você mudou em relação ao ano passado? 
Como a memória é falha, existe uma forma melhor de você perceber as mudanças: anotando-as. 
E, é com essa finalidade, que surgiu o "Uma pergunta por dia"

Eu levei um ano pra fazer essa resenha. 
Por quê? Porque eu queria ver se o negócio funcionava mesmo, então durante todo o ano de 2016 eu fui preenchendo as páginas desse livro/diário, mesmo sem nunca ter tido paciência para um diário na vida. 


Neste momento você deve estar pensando: "Mas se você odeia diários, como conseguiu ficar um ano preenchendo isso?"
Simples. Ele é um diário; mas também não é. Ao contrário do diário tradicional que você escreve seus pensamentos, memórias e baboseiras aleatórias em formato de texto, em "Uma pergunta por dia", você só precisa responder uma pergunta. 
Bem mais fácil!



Agora que tenho propriedade para falar do livro, eu cheguei a conclusão de que não, eu não mudei muito de um ano pro outro. 
Isso mostra duas coisas: 
1. Eu sou uma pessoa com personalidade muito forte (ou sou muito cabeça dura...pode ser as duas coisas!). Não mudo facilmente o que penso e muito menos o meu posicionamento em relação as coisas. E quando eu coloco um objetivo na cabeça... ferrou. Eu fico martelando ele até conseguir. Ou até enlouquecer todo mundo a minha volta. O que acontecer primeiro. Típica ariana....
A maioria das minhas respostas deste início de 2017 são exatamente iguais. E isso me leva a segunda conclusão...


2. A minha vida não muda nada. Todo ano eu trabalho no mesmo lugar; Faço as mesmas coisas na mesma época do ano; ou seja... TÉDIOOOOOO
Uma das minhas resoluções no início do ano era que eu ia mudar radicalmente a minha vida, pois o susto que eu tomei no meio do ano passado com o tumor na tireoide, me fez ver que ou eu mundo ou eu não vou chegar nem aos 50 anos. 
Vendo as respostas desse diário/livro, eu só tive mais certeza de que precisava mudar. Pra ontem!


Então, eu continuo preenchendo este livro em 2017 com esperanças de que em 2018 eu coloque respostas diferentes. 
E vocês? Acham que mudaram ao longo de um ano? Vocês acreditam que as pessoas podem mudar? 
Estão preenchendo o "Uma pergunta por dia" também? Contem pra mim! 


Editora: Intrínseca
ISBN-10: 858057837X
Ano: 2015
Páginas: 368

Natalia Eiras

20 comentários:

  1. Oi Natalia, eu ainda não tinha ouvido falar desse livro? diário? e achei muito interessante, vou procurá-lo. A minha primeira reação a pergunta a pergunta foi, não sei e realmente não sei, acho que mudei ao longo das experiências, dos anos, mas não sei quanto se muda por ano e por isso achei a ideia genial. Nunca fui de diários, até tentei várias vezes, mas ao reler odiava e rasgava kkkkk, ou mesmo não tinha paciência pra escrever tudo o que se passava e sempre ficava na dúvida sobre o que escrever. Achei a resenha interessante, a tua experiência super válida e espero que o susto que você tomou tenha passado e você esteja e fique bem de saúde. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lili. Já estou melhor graças a Deus.
      =)
      Justamente por não ter paciência com diários que tentei esse livro, pois percebi que ele tinha uma proposta e um interação diferentes. Espero que você goste.

      Excluir
  2. Oi Natália, tudo bem?
    Eu acredito sim que as pessoas podem mudar, inclusive eu vivo em constante mudança, mudo de opinião, de gostos, de ideia, mudo tudo o que da pra mudar. Acho super interessante a proposta deste livro/diário, e quero muito comprar um, mas ele vive sempre carinho rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Nunca vi uma promoção deste livro. Espero que você goste do livro.
      =)

      Excluir
  3. Também sou de personalidade... ou só muito complicada kkk capricórnio né
    Quando mais nova tentei ter diário por achar legal, principalmente por assistir TVD
    Não sabia desse livro mas amei demais a novidade!!! vou buscar e espero sinceramente que eu mude em um ano. Evoluir é preciso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu que sou Ariana? Considerada o "pior signo do zodíaco"...
      Hahahahahahaha
      Mudar é preciso, mas eu acho que nós só conseguimos mudar até determinado ponto. Nossa personalidade, depois de formada, acho que dificilmente muda. Podemos mudar de opinião...de crenças...mas a personalidade? Acho que não.

      Excluir
  4. Quero muito esse livro!!! Mas o preço não anda muito favorável ao meu bolso rs
    Mas com certeza, ano que vem já vou ter o meu haha
    Achei super interessante a premissa do livro.
    Responder perguntas durantes alguns anos e depois compará-las.
    Acredito que vou gostar bastante de responder ele.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  5. Nat!
    Ao contrário de você, amo diários. Tenho vários aqui de anos e ao contrário de você, muita coisa muda em minha vida durante um ano, embora algumas coisas ainda continuem a mesma também...
    Na verdade nem conhecia o livro, mas gostei sabia? Um pergunta por dia é fácil de responder e podemos comparar de um ano para o outro.
    Acredito que as mudanças vem conforme as experiências que passamos e desejo que consiga mudar alguma coisa durante esse ano.
    Sou ariana também e as vezes um tanto cabeça dura, mas é justamente por isso que tento mudar, para me adaptar melhor, para evoluir na convivência, para ser um pouco mais resiliente.
    “Saber de cor não é saber: é conservar aquilo que se deu a guardar à memória.” (Michel de Montaigne)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resiliente... essa é uma palavra que por mais que eu procure no meu dicionário pessoal, eu não encontro de jeito nenhum!

      Excluir
  6. Quando eu era criança lembro que escrevia um diário e que amava colar até fotos nele ^^ Sabe eu tinha visto esse livro mas sempre me perguntei pra que vou ter isso e qual vai ser o objetivo dele, mas talvez pelo que pode perceber o principal objetivo dele é mostrar a nossa vida sabe ? Faze você perceber que talvez ela não esteja tão bem assim como a gente acha que está. Confesso que se fosse preencher o meu não iria ter nada de emocionante kkk Espero que esteja muito melhor mana.

    ResponderExcluir
  7. OI Natalia.
    Eu achei a ideia d livro bem interessante, mas confesso para você que não gosto de diários não, meus pensamentos são meus e não penso sequer em por isso em palavras, por outro lado eu adoraria conhecer um pouco de mim mesma, e o quanto uma pessoa pode mudar com o passar dos anos, por isso eu não poderia deixar de ter esse livro.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Ok... me convenceu que preciso de um desse.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a ideia do livro, eu sem duvidas alguma quero ler
    Mas só vou começar quando sentir preparada, eu tem esse trem de medo que digo algo que não deveria no livro e também porque quero ter mente aberta com resposta as perguntas. Acho que isso vai mostrar o quanto eu tenho penso grande demais. Eu não conhecia esse livro e com maior certeza do mundo quero ter ele

    ResponderExcluir
  10. Oi Nat!
    Eu sempre vejo esse livro de oferta em uma livraria da minha cidade, mas como nunca tive paciência para diários e sempre achei que eu é que deveria fazer escrever uma pergunta e não responder a uma, me perguntei "por que no mundo eu vou comprar isso?"
    Não acredito que a gente possa mudar de personalidade, mas certamente a gente aprende coisas novas, tem novas experiências que nos fazem enxergar a vida de outra forma, ou no meu caso, fica obcecada com coisas novas, e dizem que até algumas pessoas amadurecem, eu ainda estou esperando me tornar um ser humano maduro e evoluído.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Acho difícil as pessoas mudarem em um ano, é pouco tempo, mas acho que a partir de dois anos, é possível mudar sim, levo eu como exemplo, a 2 anos atrás tinha conceitos e levava minha vida de uma forma totalmente diferente de como ela é hoje e tenho certeza que daqui 5 anos minha vida já vai ter mudado radicalmente, achei bem legal a ideia do livro e realmente é muito mais fácil do que um diário.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Naty, tudo bem?
    Eu não sou fã de diários porque não tenho paciência para ficar escrevendo sobre as coisas que aconteceram comigo sabe. Mas esse livro trás uma temática totalmente diferente né, e eu adorei isso.
    Saber que você respondeu aquela pergunta e que pensava de um determinado modo na época e perceber que você só mudou em algumas, mas que em outros pontos não, deve ser muito divertido.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  13. Oi, Nat!!
    Não preciso nem responder esse livro para saber que não mudei nada!! É verdade!! Gostei da indicação do livro/diário!!! Quem sabe esse ano não faço um!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  14. oie naty
    assim eu não curto muito esse tipo de livro interativos, nem diários
    mas realmente é bom para a gente reavaliar as coisas da nossa vida
    eu acredito que as pessoas mudam, mas isso tb é um processo mesmo querendo não é fácil
    uma dica de alguém que tb passou por essa de ter que reavaliar: mude coisas pequenas, de pouco

    ResponderExcluir
  15. HAHAHAHA também não sei se tenho personalidade forte ou se sou só cabeça dura, mesmo.
    O meu Uma pergunta por dia fica num nicho bem acima do notebook mas faz meses que não respondo nada lá. Imagino que minhas respostas também não mudariam muito, apesar de eu sentir que mudo a cada dia. Contraditório, não?
    Adorei as fotos ♥

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de Março você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Adorei esse livro, mas principalmente a forma que ele acaba nos fazendo questionar e ver o que ocorreu na nossa vida, acho que temos mesmo que mudar nossa vida e sair um pouco daquela rotina, corre mais atras dos nossos sonhos, geralmente não mudava muito as coisas também, mas do ano passado para esse vi que foi um ano diferente no qual muitas coisas mudaram e realmente espero que desse para o próximo acabe mudando mais ainda !!

    ResponderExcluir