A Mitologia Nórdica aprendida com Neil Gaiman, mas... contada por mim mesma!

No início, existia uma vaca...
VACA????
É gente!!! Vaca! Nunca viram uma vaca antes?
Tá, eu já vi uma vaca... mas de onde veio a vaca??? 
Então... senta que lá vem história! 


Sabe a história do Big Ben que você aprendeu na escola, sobre a origem do universo e blá blá blá... é quase isso. 
No início existia o Muspell, o mundo de fogo; e existia o Niflhein, o mundo escuro. Entre Muspell e Niflheim havia o vazio, um lugar sem forma onde nada existia. E rios escorriam desses mundos para o nada. Com o tempo, eles se solidificaram e formaram calotas de gelo. 

Onde as calotas se encontravam com Muspell (que era puro fogo), o gelo derretia fazendo os rios e um clima agradável como uma primavera. Nas águas formadas por esse encontro, surgiu uma criatura que não era nem homem e nem mulher, mas os dois ao mesmo tempo: Ymir o primeiro gigante. 

Fazendo uma analogia com o surgimento dos primeiro seres vivos e a formação do planeta Terra segundo a teoria do Big Ben, até que tem muita coisa parecida, né? Pra você ver que a sabedoria dos antigos povos era muito avançada. Eles já sabiam como o universo funcionava! Nós, com a nossa ciência só confirmamos o que eles já sabiam há muito tempo. Fantástico, né? 

E ai, nós voltamos a vaca! (Muuuuuuuu)
Ymir não foi o único ser gerado. Uma vaca também, e essa vaca lambia o gelo salgado e de suas tetas saíam quatro rios de leite. Esse leite é que alimentava Ymir. 
O gigante não tinha nada pra fazer além de, literalmente, mamar na teta da vaca; então ele só se alimentava e crescia...se alimentava e crescia,,,
A vaca continuou lambendo o gelo e acabou revelando outro ser no meio da geleira. Esse homem era Buri, o ancestral dos deuses. 
Enquanto isso, Ymir dormia e no meio do sono ele deu a luz a um gigante homem, uma gigante mulher e um gigante de seis cabeças! Dos filhos de Ymir descendem todos os gigantes. 

Buri tava taradão depois de tanto tempo dormindo na geleira e tomou a gigante mulher como sua esposa. Dessa união nasceu Bor. Bor casou-se com Bestla, que era filha de outro gigante (pensando bem... Bestla era prima de Bor) e tiveram três filhos: Odin, Vili e Ve.


Como assim? Odin tem irmãos??? 
Tem. 
E como eu nunca soube disso? Também não sei...

As crianças cresceram, tava todo mundo no maior tédio nesse mundo meio vazio... cheio de fogo de um lado... de escuridão do outro... e aí eles resolveram matar Ymir (que no caso era o bisavô deles?!) e dos restos mortais do gigante eles criaram nove mundos. 

Do sangue de Ymir, surgiu o oceano, que acabou afogando todos os gigantes (menos Belgemir - neto de Ymir e sua esposa, que subiram em um tronco que os carregou como um barco. Todos os gigantes que existem depois disso, descendem deles).

Da sua carne os irmãos fizeram a terra. Seus ossos deram origem as montanhas. O céu é o crânio do gigante, e as estrelas que vemos à noite são na verdade pequenas fissuras no crânio por onde podemos ver as chamas de Muspell. Já as nuvens são o que sobrou do cérebro do gigante. 

Fala sério, né? Tem que ter muita criatividade pra criar um mundo desses! E algumas pessoas ainda acham que os povos antigos eram inferiores à nós! 

Para eles, o mundo era como um círculo plano, rodeado por um oceano (o sangue e suor de Ymir), e os gigantes viviam próximo aos mares mais profundos. Para manter esses gigantes afastados, os três irmãos ergueram um muro com os cílios do gigante e tudo que estava dentro deste muro foi chamado de Midgard. 

Mas esse lugar precisa de gente, né? Senão qual é a graça? 
Os irmãos vagaram por todo o local procurando sinais de vida, mas só encontraram dois troncos à beira do oceano. O primeiro era um tronco de freixo, uma árvore flexível e de raízes profundas. O segundo era um tronco de olmo, uma árvore graciosa mas com uma madeira rígida e resistente. 

Odin soprou a vida para dentro deles. Agora eles não eram mais troncos mortos em uma praia. 
Vili deu-lhes vontade própria, inteligência e motivação. Com isso eles podiam se mover e pensar. 
Ve esculpiu os troncos, dando-lhe a forma humana. De um tronco fez-se o primeiro homem (Ask) e do outro a primeira mulher (Embla), o pai e a mãe de toda a humanidade. Embla e Ask fizeram de Midgard seu lar, e por terem recebido a vida de Odin, eles o reconhecem como Pai de Todos. 

Alguma semelhança com as Sagradas Escrituras da Bíblia? Rsrsrsrs

Mas vamos continuar a desbravar essa mitologia tão fascinante... em Midgard existia uma árvore gigante chamada Yggdrasill (a árvore da vida). Ela era tão grande que suas raízes estavam fincadas em 3 mundos diferentes. 
A primeira em Niflheim, o lugar que existia antes de tudo, um lugar em eterna ebulição com um dragão que habita essa caldeira e vive mastigando a raiz da árvore. 
Nota da blogueira: Por que o dragão mastiga a raiz da árvore? Não sei.... deve ser igual ao nosso cachorro que resolve comer as plantas de casa porque tá passando mal.

A segunda raiz esta no mundo dos gigantes, no poço de Mimir, que é tio de Odin e terá papel fundamental na vida do sobrinho. Aguardem que vamos falar dele mais pra frente...

E a terceira raiz esta em Asgard, a morada dos deuses Aesir, de Odin e das Nornas (vamos falar sobre elas mais pra frente também...) 
Você pode transitar entre os nove mundos formados através da Bifrost, uma ponte de arco-íris. Mas apenas os deuses podem cruza-la. 

Peraí?! Mas por que raios exitem nove mundos???? Quais são os outros mundos????

Os nove mundos existem para abrigar as diferentes raças criadas, como elfos, anões, os mortos e gigantes. Eles são divididos em três níveis. 

• Nível superior

* Asgard (terra dos deuses aesir),

* Alfheim (terra dos álfar: elfos),

* Vanaheim (terra dos deuses vanir),

• Nível Médio

* Midgard (terra dos homens),

* Jotunheim (terra dos jötnar: gigantes),

* Svartalfaheim (terra dos dark-elfos),

* Nithavellir (terra dos dvergar: anões),

• Nível Baixo

* Muspelheim (fogo, brilhante, um mundo quente na região sul),

* Niflheim (o morto, o nível mais baixo).


Mas vamos voltar pra Asgard...
Lembram das Nornas que eu falei lá em cima? Então... elas são três irmãs que cuidam da raiz de Yggdrasill cuidando do poço de Urd (que é a sorte e o destino). 
As irmãs são: 
Urd - é o nosso passado
Verdandi - significa ser e é o nosso presente
Skuld - que significa "o que esta por vir", ou seja, o nosso futuro. 
As Nornas decidem o que vai acontecer, e moldam nossos destinos no poço de Urd. 

Olha mais uma referência aê minha gente!!! As Nornas são as Parcas da Grécia!!!! E Odin pode ser comparado a Zeus, que vive com seus filhos no monte Olimpo (ou Asgard!) 

Eu amo mitologia, porque TUDO sempre se conecta!!! 

A mitologia nórdica é formada por três grandes personagens: Loki, Thor e Odin. 
Vamos começar por Odin


Odin é o pai de todos os humanos e dos deuses. Um dia, ele estava visitando o tio Mimir na terra dos gigantes e pediu a tio que o deixasse beber um pouco da água de seu poço. A água dava sabedoria a quem a bebesse, Mimir não permitiu que o sobrinho bebesse a água de imediato, cobrando-lhe um preço: Um dos olhos de Odin
Odin pegou sua faca e arrancou o próprio olho, jogando-o no poço do tio. Com isso, ele teve direito de tomar um copo (na época chifre) adquirindo sabedoria. Com isso, ele passou a ver mais longe e com mais clareza do que antes com os dois olhos. 
É por isso que Odin usa um tapa olho e consegue ver tudo que acontece nos nove mundos quando sentado em seu trono em Asgard. 

Agora vamos falar sobre Loki, irmão de Thor, certo? 
ERRADOOOOOOO


Loki é TIO de Thor!!! 
Como assim? A Marvel mentiu pra mim??? Sim!!! 
Loki é filho de Laufey, uma gigante de gelo, e alguns textos sugerem que Fárbauti, outro gigante, seria o pai de Loki! Ele é irmão por jura de sangue de Odin! 
Ah! E no filme da Marvel, Laufey é um homem! Fato é que: Loki é filho de um gigante de gelo, e os gigantes de gelo e os deuses Aesir não são amiguinhos...logo....Loki na verdade é uma moeda de troca pela paz entre esses dois reinos, sendo entregue a Odin como um voto de confiança do povo de gelo ou como uma espécie de garantia para que não ocorra a guerra entre eles...
Desculpe se eu destruí seus sonhos...#sorry


E chegamos em Thor. 
Sabe aquele homem maravilhoso... justo... forte... que nós vemos nos filmes da Marvel? Então... acrescente o fato de que ele não é muito inteligente, que é capaz de beber um oceano de cerveja e que tem um pavio bem curto quando o negócio envolve um pouco mais de paciência...
Este é o verdadeiro Thor. 
O negócio dele é matar gigantes e beber cerveja. Ele é o defensor dos deuses e homens, mas quando comparamos seu intelecto com o pai (Odin) e o tio (Loki) ele perde feio, viu?! 

A grande dificuldade da mitologia nórdica é realmente essa estruturação dos mundos e a árvore genealógica dos deuses e gigantes, A partir do momento que você entende isso, tudo fica mais fácil. Espero que este post tenha ajudado vocês a perceberem a magnificência dessa mitologia que é muitooooo mais complexa do que as mitologias gregas e romanas, em grande parte porque existe pouca coisa documentada; mas também porque é uma das mais criativas que existiu. 

Tem muito mais coisa a ser descoberto, como os filhos de Loki... o papel deles o ragnarock... mas para isso vocês terão que se aventurar no novo livro do Neil Gaiman assim como eu. Amanhã teremos uma postagem falando sobre essa belezinha que conquistou meu coração. Aguardem...
=) 
Que as Nornas lhe tragam boa sorte. 

Natalia Eiras

21 comentários:

  1. Oi Natalia, o post ficou divertido e informativo, como assim Loki é tio e não irmão??!! hahaha Vou guardar ansiosa pela resenha do livro que te inspirou a lançar esse post ;)

    ResponderExcluir
  2. Caraca, que demais! Curti e muito a história da criação da vaca, dos gigantes...
    E sobre os nove mundos também! Interessante...
    E o que falar das revelações sobre Loki e Thor? Choquei!
    Fiquei bem curiosa em relação a esse livro do Neil, espero conferir em breve.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  3. Em pensar que tudo isso começou com uma vaca...
    Sempre achei incrível essas histórias da mitologia. Ás vezes, são confusas para mim, pela quantidade de personagens e a função de cada um, mas nunca deixo de ler essas grandes lendas. Mitologia Nórdica é um ótimo livro como dica para conhecer mais a fundo sobre essas histórias, né? Aguardo ansiosa pela resenha de amanhã.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Xezus a pessoa lê um post desse e fica super desesperada sem entender nada! Daí volta e lê tudo de novo como uma boa leitora e fã de Neil gaiman, voltei e li três veses (entendi?, claro que não) kkkkkkkkkk, mas amei o post e fiquei com mó vontade comprar o livro!

    ResponderExcluir
  5. No ano retrasado conheci uma série que abordava uns temas nórdicos e fiquei apaixonada. Li os livros, vi outras séries e agora estou querendo tudo que é livro que tenha alguma coisa a ver com isso. Esse novo do Neil me interessou bastante. E tem tanta coisa que a gente não sabe né! Algumas histórias que contou eu já tinha visto em série e nos livros que li, achei legal mais explicações sobre o assunto. Tipo essa da árvore Yggdrasill e dos mundos. Amei esse gráfico! Tinha visto algumas coisas, me lembro de umas histórias vendo isso aqui. Mas o que acho tão fascinante nessas histórias são as comparações que a gente acaba fazendo e que desperta curiosidade, sobre outras religiões e mitologias e como isso se compara, o que parece, o que é semelhante... Tem tantos paralelos!
    Confesso que esse lado da Marvel não me chama muita atenção porque tem muita coisa diferente. Quando conheci mais da história e vi o que tinha lá fiquei meio desanimada...
    Mas por outro lado é uma interpretação interessante da mitologia.
    É tanta coisa pra conhecer e entender. Ahh, mas é muito complexo mesmo. História que não acaba mais e pode dar um nó na cabeça, mas sempre muito interessante.

    ResponderExcluir
  6. Eu amei a sua versão de A Mitologia Nórdica aprendida com Neil Gaiman. Ficou muito bem explicada. Meus parabéns.
    Mitologia é um assunto que muitas vezes estudamos não só na escola, mas que está presente em diversos outros livros, nos trazendo um conhecimento maior. Sua versão, me revelou muitos pontos que eu não compreendia e muitas descobertas. Não sabia que Loki é na verdade tio de Thor, e que meu gatão do Thor não é inteligente e se joga na bebida. #chatiada
    Beijos, Nati!

    ResponderExcluir
  7. Realmente Natalia,tudo é muito complexo na mitologia.
    Adorei as suas explicações. E confesso que vou ter que ler mais algumas vezes para compreender bem mais.

    E como assim o Loki não é irmão do Thor??????

    Fiquei passada!
    Nunca imaginei isso.

    A mitologia é mesmo fascinante!

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nada do Neil Gaiman. Gostei achei bem legal a explicação e que novidades, é uma mitologia bem complexa mesmo e ainda deve ter muita coisa a ser explorada haja cabeça pra tanta coisa rs. Admiro a criatividade essa imaginação que as pessoas tem para crias as historias é fascinante.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Natalia!
    Eu não sabia que Odin tinha irmãos rsrs, mas confesso que sempre fui mais interessada na mitologia grega do que na mitologia nórdica, mas eu amei a mitologia nórdica contada por você, achei bastante interessante, e fiquei de queixo caído ao ler que Loki era tio do Thor e não irmão, sacanagem essa a da Marvel, hein?!

    ResponderExcluir
  10. Oii Natalia!
    Fiquei confusa pq nunca li rsrsrs Só vi o filme.
    Mas eu gostei da sua ideia, não imaginava q o Loki não era irmão do Thor, fiquei curiosa...
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Que post informativo e divertido! Fiquei um pouco confusa, mas adorei a proposta. Gosto dessas conexões, dessas informações tão diferentes do que estamos acostumadas. Com certeza esse livro deve ter uma leitura maravilhosa. Espero ler em breve!
    Apesar não ter muito conhecimento sobre o assunto, vou amar desvendar todos esses mistérios e compreender um pouco mais.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  12. Eu não gosto muito de mitologia nórdica!
    kkkkkkk
    Mas amo Thor! Vai entender. Ri muito no começo quando vc falou da vaca!
    Gostei da história que foi parar no Loki e que era tio do Thor!
    O loko meu!

    ResponderExcluir
  13. Nat!
    Para quem não entendia nada da mitologia Nórdica, você deu uma verdadeira aula e ainda trouxe fluxogramas para ilustrar, o que facilitou muito o entendimento.
    Adorei entender um pouco mais.
    Agora discordarei apenas em uma coisa, realmente a Marvel traz primeiro Loki como irmão de Odin, porém em outro filme, eles mostram que Loki foi uma barganha e foi dado a Odin como 'presente' e aí que o bicho fica ainda mais malvado...
    “Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria.” (Campbell)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  14. Oi Nati...
    OMG.... Que post maravilhoso.... Apesar de gostar de mitologia, e achar que conheço um pouco do tema, nunca li nada sobre a mitologia nórdica... E descobri com esse post que não sei quase nada sobre... rsrs.... Realmente tudo sobre mitologia é um tanto quanto complexo, mas em algum momento, tudo se conecta. Ah, e o fato de Loki não ser irmão de Thor, mas tio dele, me surpreendeu... Adorei o post e espero poder ler algo sobre esse tema muito em breve... E acho que vai ser o novo livro de Neil Gaiman.
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  15. Oi Nati.
    Meu Deus, que confuso mais ao mesmo tempo divertido.
    São tantos nomes para decorar, eu morria sem saber que Loki é tio de Thor e não irmãos, adorei a descrição que fez de Thor gargalhei muito, simplesmente preciso ler esse livro.
    bJS.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Nat!!
    Menina fiquei bem confusa lendo o sua postagem!! Mesmo assim achei bem divertido a maneira como você descreveu tudo!! Adorei o fluxograma!! Muito bom!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  17. MEU DEUS
    Acho que só um papel não será suficiente para que eu consiga entender tudo isso quando enfim fizer essa leitura.
    E sim, você destruiu meus sonhos. Como assim Loki é tio de Thor, minha gente? AAAAAAAAAAAA MARVEL
    E você falou sobre os nove mundos no vídeo mas eu só "conhecia" Midgard e Asgard, e por causa do jogo Ragnarok hahah
    De fato, apesar de ser muito complexo tudo sempre se conecta e não tem como dizer que os povos antigos eram inferiores a nós, seria muita prepotência!
    Fiquei ainda mais curiosa pra conferir essa obra ♥

    ResponderExcluir
  18. adorei o post!!
    super informativo sem falar q divertido
    e o gif da vaca? muito fofo
    realmente eu não lembrava o grau de parentesco do loki com o thor, mas não é novidade a "marvel mentir" qt a fato do ter ser um bebum todos eles eram,não?

    ResponderExcluir
  19. Muito legal a forma que você tentou explicar a mitologia pra gente mana, só de ver esse post eu já sei que deu um trabalho porque foi um senhor post esse que com que você nos presentou. E como assim Loki não é irmão de Thor, super chocada aqui porque eu não podia imaginar que ele era tio dele ... Me sentindo super iludida aqui kkk Obrigada pelo post.

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Sempre tive muita curiosidade de conhecer melhor a mitologia nórdica, por isso gostei muito desse post, ela é um pouco confusa, pois envolve vários graus de parentescos, mas deu para entender bem, e agora tenho uma noção melhor dessa mitologia, realmente pensei que a parte da historia envolvendo o Loki e o Thor era igual a contada no filme, e lendo o post deu para ver que é bem diferente, fiquei curiosa agora para descobrir mais sobre a mitologia nórdica !!

    ResponderExcluir
  21. Primeiramente parabéns por todas as informações do post <3, amei o fluxograma.
    A Malévola atacou, você me mostrou que a Marvel mentiu pra mim, destruiu o que eu acreditava haha. É muito bacana a ideia dos nove mundos né?
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir