Adaptações literárias fazendo sucesso no Oscar

Como vocês sabem eu sou um apaixonado por cinema, todos os anos eu sempre acompanho as maiores premiações do mundo, e tenho reparado que cada vez mais as adaptações literárias tem se destacado nesse gigante mercado cinematográfico. 
Então a minha intenção com esse post, é trazer algumas curiosidades para vocês sobre quais filmes foram baseados em livros, e todos os tipos de reconhecimento que tal adaptação recebeu mundo afora. Nos últimos anos tivemos uma expressiva representação de adaptações nas listas dos melhores filmes. 

- 2016/2017 




No ano de 2016/2017, tivemos esses lançamentos acima. Todos carregaram diversas indicações ao Oscar, tanto nas categoria técnicas, quanto nas categorias de atuação. Talvez uma das maiores polêmicas, foi a atriz Amy Adams de "Arrival" não ter conseguido sua indicação pela sua performance magistral. Segue abaixo a lista de categorias:

- Arrival: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição de Filme e Melhor Designer de Produção. 

Ganhando apenas Edição de Som (injustamente, porque de longe era o melhor e mais empolgante filme da temporada). 

O filme "Arrival" foi inspirado num conto de Ted Chiang, no livro "História de sua vida e outros contos". Sim, o filme foi todo inspirado através de um conto, que eu estarei lendo em breve, e estarei fazendo uma coluna especial para essa adaptação tão maravilhosa. 

- Moonlight: Melhor Filme, Melhor Diretor. Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição de Filme e Melhor Trilha Sonora. 

Ganhando nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado. 

Moonlight foi diretamente adaptado de uma peça de teatro, mas que logo depois virou livro e agora um excelente filme. Lembrando que este longa, foi o grande responsável pela derrota do queridinho "La la land". 

- Fences: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado. 

Ganhando apenas na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante para a maravilhosa Viola Davis.  

"Fences" foi traduzido para o português com o título "Um Limite Entre Nós" e também foi baseado numa peça em que os atores eram os próprios Denzel e Viola Davis. Ambos atores venceram o Tony Awards por suas atuações no teatro. Logo depois a história virou livro, e agora temos em versão cinematográfica.

- 2015/2016 




A temporada de 2015/2016 é uma das minhas favoritas, pois trás esses filmes acima, que foram super bem elogiados e premiados. "Room" e "The Danish Girl" são alguns dos meus dramas favoritos da vida, e talvez eu diga que "Room" esteja no meu topo. Já "Perdido em Marte" é o único que eu tenho birra, e acho que não merecia estar no meio de tantos filmes maravilhosos, mas eu sou apenas um mero estudante né? hahaha. 

"The Danish Girl" conta a história da primeira transsexual a realizar uma cirurgia de troca de sexo nos ano 30. E é interpretado pelo já oscarizado Eddie Redmayne. O único Oscar conquistado por esse filme, foi para a atriz Alicia Virkander, que da vida a esposa e melhor amiga de Eddie. 

"Room" já foi um filme indicado a mais premiações, inclusive Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado. Porém sua única conquista veio com a atuação visceral de Brie Larsson, no papel de uma mulher que engravida num cativeiro enquanto é mantida como prisioneira, após ter sido sequestrada na adolescência. 

"The Martian" conta a história de um astronauta que é deixado para trás em Marte sozinho, depois um acidente com uma missão especial da NASA. O ator que interpreta o personagem principal, é o ótimo Matt Damon. O filme concorreu em grandes categorias como Melhor Filme, Melhor ator e em categorias técnicas. De longe é o mais fraquinho da temporada, tanto que nem chegou a receber nenhum dos Oscars aos quais foi indicado.
O filme é baseado num livro publicado aqui no Brasil pela editora Arqueiro, e é super fácil de encontrar em qualquer livraria. Sucesso de vendas e de público no cinema. 

- Outros anos. 





Com isso conseguimos ver que o mundo dos livros e da literatura, sempre esteve muito conectado com o mundo do cinema. E que cada vez mais, grandes filmes estão surgindo de livros e sendo reconhecidos em grandes premiações. 
Todos esses listados acima, são filmes de grande sucesso e os seus livros ganharam mais destaque após a chegada deles nas telonas, então é bem fácil de se achar nas livrarias e se eu fosse vocês já estaria contando minhas moedinhas para comprá-los rs. Realmente vale muito a pena. 
Fico aqui com esse post, espero que tenham gostado da proposta e até a próxima! 




Unknown

22 comentários:

  1. Oi Diego, comecei a prestar mais atenção ao baseado na obra que surge no final ou em apresentações de alguns filmes e séries mais recentemente e justamente por ter percebido que são muitas adaptações que existem hoje em dia e mesmo que nem todas atendam as expectativas dos leitores, acho todas bem válidas, já houveram filmes que apesar de não serem tão bons me despertaram o interesse pelos livros em que foram baseados, como Academia de Vampiros, comprei a série toda depois que vi o filme, e olha que o filme nem era tão bom :) Através do post, podemos ver que as adaptações estão ficando cada vez mais ricas e bem produzidas e por isso estão sendo reconhecidas, os 3 primeiros filmes dessa matéria são a prova mais recente e tenho que dizer que ainda não vi nenhum e nem sabia que eram baseados em livros, que vergonha rsr. Gostei da matéria e todos os filmes citados :)

    ResponderExcluir
  2. Gente me senti meio uma ET depois de ler esse post, acredita que só assisti o Senhor dos anéis e gostei muito por sinal. Meu esposo falou que Garota dinamarquesa é muito bom, mas ainda nãp pude assistir!

    ResponderExcluir
  3. É maravilhoso ver que os grandes filmes vencedores de importantes troféus estão vindo de livros. Eu não sabia que Arrival provinha de um conto, assim como Moonlight de uma peça de teatro. Já assisti Room e The Martian e achei ambos fascinantes. Quero buscar os livros para conhecer mais a fundo cada história.
    Abraços, Diego!

    ResponderExcluir
  4. Também sou uma apaixonada por cinema. Destas grandes adaptações literárias que citou, assisti O Senhor dos Anéis (um clássico, néh?), A Teoria de tudo, Arrival e Perdido em Marte. E ainda quero assistir A lista de Schindler e Moonlight.
    Gostei por você ter nos mostrado como as histórias dos livros tem ganhado grande destaque no mundo do cinema. É muito importante e dá um grande orgulho para nós, leitores.

    ResponderExcluir
  5. Se tem um negócio que adoro é adaptação de livro. Quando é bem feita então é uma maravilha! Gosto de assistir e ler ou ler e assistir. É bom ter uma ideia maior das histórias...
    Queria muito ver esse de Arrival, o filme parece um pouco diferente de coisas do gênero e deu o que falar. Achei aquele livro interessante também, mas não sei se acabo conseguindo ler...
    Esse Fences gostei pelo elenco. Deu vontade de ver quando vi o elenco dele, mas a história parece legal também.
    Esse de Room fiquei de ver e ainda não consegui =/
    O de A garota dinamarquesa é lindo! Que filme maravilhoso *-*
    E conhecer a história verdadeira, a luta daquela mulher foi lindo. Que revolução ela inspirou, não é?
    O de O jogo da imitação é outro que amo. Adoro livros, filmes e coisas assim em períodos de Guerra. Por ficar sabendo as coisas por trás daqueles tempos, as histórias e mais daquela época. Apesar de que o final daquele filme me arrasou. Mas foi interessante pensar nas coisas que o personagem acabou inspirando no nosso dia a dia pela ideia que teve. Achei muito legal.
    A teoria de tudo também gostei, me emocionei assistindo.
    São muitas dicas de filmes bons pra assistir e livro para conhecer ^^

    ResponderExcluir
  6. Gosto também de acompanhar as premiações sobre cinema.
    Assisti Perdido em Marte e adorei, agora quero muito ler o livro.
    Os outros filmes mencionados não me fazem muito a cabeça, mas anotei algumas dicas, tanto para ver os filmes, como para ler os livros.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  7. Eu tbm gosto bastante de cinema, mas não sei muita coisa!
    Mas já vi alguns desses filmes e amei!
    Fiquei interessada nesses outros!
    Vou da uma pesquisa a mais!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  8. Nat!
    Pois é e cada vez mais livros tem conseguido adaptações para as telonas.
    Esse ano mesmo tem vários.
    Dos que citou assisti: A lista de Schindler, o melhor de todos os tempos, O pianista, O jogo da imitação (fantástico!), e, Perdido em Marte.
    Mas ainda não li nenhum dos livros, embora tenha uns três deles aqui que pretendo ler esse ano.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “ O amor é a sabedoria dos loucos e a loucura dos sábios.” (Samuel Johnson)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  9. De todos os filmes que nos mostrou,vi somente o "The Danish Girl".E adorei conhecer essa história baseada em fatos reais,que até então desconhecia.

    Estou com muita vontade de assistir o filme "Fences". Assisti pequenos trechos e me interessei pela história .Parece ser uma adaptação bem tensa!

    É isso.
    Boas indicações !

    ResponderExcluir
  10. Oi Diego,
    Não sabia que todos esses filmes são baseados em livros O.o
    Como estou de férias (tecnicamente a partir de terça-feira \o/) vou tentar maratonar minhas séries favoritas e os filmes do Oscar haha, quero começar com "Moonlight" e "O jogo da imitação".
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  11. Oii! Já vi o filme de alguns, eu adorei, o livro deve ser melhor ainda.
    A teoria de tudo me deixou literalmente tocada com a história, qro conhecer o livro tbm..
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Mas é muito livro que virou filme ... Tem uns aí que eu não tinha conhecimento que era livro, Moonlight era um exemplo que por sinal eu ainda não sei se quero ver esse filme. A garota dinamarquesa é com certeza um filme sensacional e esse sim é um livro que eu quero ler para poder ter uma visão mais profunda sobre a obra que vi no cinema.

    ResponderExcluir
  13. Toda vez que assisto um filme e vejo que ele foi adaptado de um livro corro para pesquisar sobre o livro, e se o filme for bom ai é que eu quero mesmo ler, fico morta de curiosidade, e acredito que isso acontece com a maioria dos leitores, né?!...
    Dos filmes que você citou assisti apenas O Senhor dos anéis, que eu amo de paixão, mas fiquei curiosa em relação a Room, só não sei se teria coragem para assistir, mas vou ver se eu consigo...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. É verdade os livros estão ganhando bastante espaço com suas adaptações,, pois tem muitos livros que dão excelentes filmes e muitos que dariam, embora nem sempre sejam bem aproveitados. Assisti e li A Lista de Schindler e gostei. Assisti A Garota Dinamarquesa, O Senhor dos Anéis, A Teoria de Tudo e O Quarto de Jack também gostei desses. Os outros ainda vou assistir.

    ResponderExcluir
  15. Oii! Caramba, conseguiram fazer um filme todo baseado em um conto :O não conhecia esse filme, mas fiquei curiosa!
    Ainda não vi La la land nem Moonlight mas pelas premissas gostei mais de Moonlight, mesmo.
    The Danish Girl eu pretendo ver, mas não sabia que era adaptação literária :O e Room eu li e assisti, e gostei mais da adaptação. Ainda não li/vi Perdido em Marte, mas quero. Uma pena que você tenha achado fraco.
    Tenho o livro 12 anos de escravidão mas ainda não tive "coragem" de ler. Adorei o post! Gosto muito de ler e depois assistir as adaptações para comparar :)

    ResponderExcluir
  16. Oi Diego, tudo bem?
    Já assisti mais da metade dos filme que você mencionou acima, mas o que mais ficou registrado na minha memória por conta da pegada história e das cenas de abuso, foi 12 Anos de Escravidão.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  17. ah meu caro
    eu já disse daqui uns anos não vai mais existir o prêmio para o melhor roteiro original...
    pois todo ano está sendo quase meio a meio, ou as vezes mais
    enfim...
    sempre que eu sei que tem um livro eu procuro ler primeiro antes de assistir
    e sou a chata: mas isso não acontece...

    ResponderExcluir
  18. Olá, Diego...
    Também adoro acompanhar essas premiações e sempre gosto de assistir às adaptações... Alguns filmes realmente deveriam levar mais prêmios do que acabam levando... Ainda não assisti nenhuma das adaptações que foram indicadas este ano, mas estou super curiosa para assistir... Adorei esse post e já quero ver mais indicações de filmes por aqui....
    Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Oi.
    Que post bem informativo! Adorei.
    Eu li Pedido em Marte, não assisti o filme. O Quarto,somente o filme, mas tenho o livro na estante. Senhor do Anéis , o Pianista e A Lista de Schindler, somente filmes.
    Mas anotei as dicas e vou pesquisar mais. Amo cinema, tanto quanto bons livros.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Oi Diego.
    Adorei o post confesso que não sabia que a maioria desses filmes eram baseados em livros.
    2 filmes que estou louca para assistir é a garota dinamarquesa meus amigos assistindo e disseram que é muito bom e o outro também quero assistir é a teoria de tudo espero em breve está desfrutando desse filmes.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Oi, Diego!!
    Adorei a postagem!! Mas sinceramente só assisti dois filmes desses que você citou. E não li nenhum dos livros. Mesmo assim achei bem bacana as informações sobre o cinema que você colocou aqui.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Acho bem interessante que os livros estão ganhando cada vez mais espaço no oscas, não sabia que tinha tanto filmes indicado que era livro. De todos os filmes assistir a bem poucos deles, e também ainda não li nenhum desse livros, quero ver se colocado pelo menos um dos livros na minha lista de leitura !!

    ResponderExcluir