Desbravando Westeros e A Fúria dos Reis de George R.R.Martin


Titia Malévola esta de volta para trazer mais curiosidades e informações exclusivas para você que só assiste a série de Guerra dos Tronos e tem medo de ler os livros porque são enormes. Então, senta que lá vem mais tragédia ao estilo George Martin...

Ao contrário do primeiro livro da série, que tinha algumas mudanças bem significativas em relação a série da HBO, este livro foi fielmente adaptado para a segunda temporada da série de tv.
Houveram algumas pequenas mudanças? Sim, mas nada que mudasse a história.
Na adaptação do primeiro livro para a série, foram omitidas informações sobre a origem real da guerra, bem como o que são os primeiros homens e o povo da floresta. Mas você pode ficar sabendo de tudo clicando aqui.




No segundo livro, nós começamos a acompanhar exatamente de onde terminou o primeiro: da queda e morte de Ned Stark.
A partir deste ponto o herdeiro de Ned - Robb - declara guerra contra Porto Real e os Lannisters, por decapitarem seu pai em um complô para tomar o poder, e se declara rei do Norte.
Em paralelo temos os irmãos do falecido rei Robert brigando entre si para definirem quem é o verdadeiro rei e sucessor de Robert, já que os filhos dele com a rainha Cercei não seriam realmente dele, mas sim frutos de um incesto da rainha com o irmão. 
Com esse cenário, temos quatro reis em Westeros: Robb (rei do Norte); Jofrey (filho ilegítimo de Robert, mas, teoricamente é o rei dos 7 reinos); Renly (irmão mais novo de Robert) e Stanis (irmão do meio de Robert). Isso sem contar a "diva" Daenerys Targaryen que se encontra do outro lado do oceano, na terra dos homens livres, planejando retornar a Westeros para retomar o seu trono usurpado por Robert...


A partir deste momento teremos uma série de reviravoltas, muitas mortes e um intrincado jogo de xadrez entre os personagens a fim de definir a melhor estratégia para derrotar os inimigos e formar alianças.
Essa é a mágica desta história e o por quê, mesmo sendo enormeeeee, a série Guerra dos Tronos consegue prender a nossa atenção.
Apesar de você ter consciência de que o desafio de ler um livro tão grande é enorme, você sente que cumpriu um grande feito quando termina a leitura e apesar de ter levado bastante tempo, não se arrepende de ter passado tardes e mais tardes lendo.
Nessa história você não pode confiar em ninguém e muito menos se apegar a um personagem. Na guerra pelo trono até mesmo a família é um perigo

"Nunca gostei de você Cercei, mas era minha irmã, e nunca lhe fiz mal. Você acabou com isso. Vou feri-la por causa disso. Ainda não sei como, mas dê-me tempo. Chegará um dia em que você vai se achar a salvo e feliz, e de repente a alegria vai se transformar em cinzas na sua boca, e saberá que a dívida está paga" - Tyron falando com Cercei - pag 503

Um ponto negativo deste segundo livro é que ele é muito mais voltado para estratégias do que o primeiro, pois estamos nos preparando para as guerras e formando alianças, por isso, é menos movimentado. Algumas pessoas, que esperam por grandes batalhas podem achar o livro um pouco monótono, mas pra quem já viu a adaptação da HBO sabe que o negócio vai pegar fogo muito em breve e isso faz com que você fique super ansioso(a) por finalizar este livro e passar para o terceiro.

Algumas dicas sobre a cultura de Westeros e sobre o povo da floresta são reveladas neste segundo livro.

"Os primeiros homens acreditavam que os videntes verdes eram capazes de ver através dos olhos dos represeiros. Foi por isso que abatiam as árvores sempre que faziam guerra com os filhos da floresta. Supostamente, os videntes verdes também possuíam poder sobre os animais da floresta e as aves nas árvores. Até sobre os peixes." - pag 287

Também temos algumas informações extras sobre os irmãos Reed.

"As histórias dizem que os cranogmanos se tornaram próximos aos filhos da floresta nos dias em que os videntes verdes tentaram fazer o martelo das águas cair sobre o Gargalo. Pode ser que possuam conhecimentos secretos." - pag 472

Isso explica como Jojen e Meera sabem tanto sobre os sonhos, ou melhor, as visões verdes de Bran.
Mas Bran não é o único a ter essas visões...

"- Ele é um troca peles - disse o Senhor dos Ossos -, e um corvo. Não gosto dele".- pag 614 

A série Guerra dos Tronos requer muita paciência e persistência, mas ela é recompensada com uma história extremamente complexa com personagens fabulosamente construídos e que fará você perder horas tentando descobrir qual será o próximo passo pela casa (ou rei) que você inevitavelmente passará a torcer. Escolha a sua casa... forme as suas alianças... e prepare-se, pois "O Inverno esta chegando".
Que venha o terceiro livro e suas mais de 800 páginas!


Editora: Leya
ISBN-10: 8580440270
Ano: 2011
Páginas: 656

Natalia Eiras

21 comentários:

  1. Esse primeiro parágrafo é pra mim rsrs, pois sim, eu fico imaginando embarcar em livros tão grandes, então tô só com a série por enquanto e tem também o fato de que eu me apego aos personagens mesmo sendo alertada previamente, assim por enquanto vou ficar só lendo as resenhas, mas quem sabe no futuro eu não me arrisque.

    ResponderExcluir
  2. Nossa,tem que ter muita paciência e persistência mesmo para acompanhar essa série.É enorme!!!!

    Eu confesso que não sei se teria tanta paciência...
    São tantos acontecimentos,que talvez eu me sentisse confusa.

    Tenho até vontade de ver a adaptação da história para a TV.
    Acho que pelos comentários que já ouvi.

    Quem sabe eu ainda leia os livros. ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Eu sou louca par ler essa série e assistir também, entretanto o que me faz exitar é a quantidade de paginas,m boiei um pouco sobre os personagens e confesso que quando li a parte que fala das muitas mortes prestei muito mais muita atenção, por que sei que vou sofrer se isso realmente acontecer no decorrer da série, adoro essas capas.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Esse segundo livro foi um terror pra mim quando fui ler. Era tanta coisa acontecendo, tanta reviravolta e novos rumos que já entrava em desespero querendo saber o que acontece e li correndo, mas correndo MESMO! Não de ler sem nem saber o que estava lendo, mas de ler e não conseguir largar. Terminei tão rápido que nem sabia que bicho me mordeu, mas foi impressionante. Se fosse ler hoje em dia acho que ficaria um mês com o livro, porque estou lenta nas leituras, mas ele vale a pena mesmo. É muita coisa, muita página, muitos personagens e histórias e coisas para prestar atenção mas quando a gente termina o sentimento que fica é de que leu algo maravilhoso. Não lembro de ter achado nada monótono, mesmo quando tinha uns momentos mais parados, porque estava lendo pra caramba mesmo. Gostava daquelas coisas bem detalhadas, de ver todo o processo de guerra, as intrigas, as alianças e tal. Foi algo que nunca tinha lido igual e gostei de meio que sentir toda essa preparação e o trabalho por trás. Entende? É tudo muito complexo mesmo e pode exigir paciência de quem não está muito acostumado a leituras assim. Mas que vale a pena vale.
    E olha, esse terceiro...se prepara!

    ResponderExcluir
  5. Até hoje ainda não superei a morte de Ned Stark. Acho que ninguém superou, né? Somos acostumados a ver filmes/séries em que o mocinho consegue se salvar no último momento, mas chegou nosso assustador George e acabou com tudo. E olha que só foi o começo... Enfim, esse volume parece mostrar bem uma Westeros agora toda dividida, com vários reis, envolvendo o leitor cada vez mais no cotidiano das pessoas, preparando-o para o gigantesco terceiro livro.
    Te desejo, Nati, uma ótima leitura!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Nat!
    Não tive oportunidade de ler os livros ainda, não por ter medo de livros grandes, não é isso, mas ppor falta de oportunidade mesmo.
    Já a série acompanhei essa temporada e realmente foi bem fiel ao livro e teve bem mais ação que ele.
    Tudo pelo poder!
    Bom final de semana!
    “Preferi sempre a loucura das paixões à sabedoria da indiferença.” (Anatole France)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  7. Tá, preciso oficialmente assistir a série e ler os livros.
    De pouquinho em pouquinho acho que sai. Apesar de ser grandona, a história parece ser incrível.
    Minha curiosidade só aumenta, cada vez mais.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  8. O livro é grande, mas sua grandiosidade, é imensa, não é verdade? Sei que, embora o primeiro livro já tenha sido bem chocante, principalmente pra quem está acostumado a finais felizes, é neste que a coisa começa a pegar forte, e as intenções ao trono, que até então permaneciam debaixo dos panos, se tornam uma batalha sangrenta com tantos reis querendo o desejado trono.
    Esperando a resenha do terceiro livro ;)
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Eu não vejo a série de tv nem li nenhum dos livros!
    Essa saga não chama minha atenção. Eu até que ia assistir pq é medieval e tals, mas não gostei do contexto e acho que não teria estomago para assistir!

    ResponderExcluir
  10. Pra ler essa série tem que ter coragem e tempo são um bloco os livros rs. É verdade não se pode apegar e nem confiar em ninguém, eu me apego em algum personagem do nada morre, me da uma raiva kk. Deve ter que prestar muita atenção na leitura para não perder nada e entender melhor.

    ResponderExcluir
  11. Realmente é preciso ter muito persistência para ler esses livros enormes! Mas mesmo assim quero muito ler esses livros!! Mas acho que vou assistir primeiro a série por está mais acessível!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  12. Oi Nati...
    Por enquanto estou só acompanhando suas postagens sobre "Guerra dos Tronos".... E haja tragédia, hein (pelamordedeus... rsrs)... Não sei se em algum momento vou criar coragem para ler esses livros enormes, mas pelo menos a série pretendo assistir...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  13. E não é que esses quotes atiçaram um pouquinho da minha curiosidade? Não é prioridade, mas agora já começo a cogitar a leitura desses livros...
    Ainda bem que esse segundo livro foi adaptado mais fielmente, né? Os pontos que você destacou no primeiro livro realmente não deveriam ter ficado de fora!
    Ah, falar nisso, o "clicando aqui" acima da segunda imagem está sem o link.

    Pelo tanto que ouço falar que o autor só mata os personagens o melhor é não se apegar a ninguém, mesmo

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, Natalia!
    Como eu disse, livros com jogo de xadrez entre os personagens e estratégias de guerra não faz o meu estilo, e como você disse isso é o que mais tem nesse segundo volume, motivo pelo qual A Fúria dos Reis não despertou o meu interesse...

    ResponderExcluir
  15. Oi Malévola,
    Como a segunda temporada é fiel ao livro vou começar assistir a série haha, não consigo me imaginar com todas essas estratégias O.o, espero me sentir pertencente a uma das casas.

    ResponderExcluir
  16. Olá eu tenho os livros um, dois, quatro e cinco e por conta disso nunca tive vontade de ler, porque falta exatamente o terceiro! kkkkkkkkkkkkkk, mas também meio que desanimei por conta de tanta gente falando sobre a série e como eu não assisto achei chato as pessoas ficarem me dizendo o tempo todo que eu era uma Et por não ter assistido nem lido!

    ResponderExcluir
  17. Oii! Eu li só o primeiro volume, até q gostei mas achei uma leitura mto extensa e não tenho mto tempo, mas pretendo voltar á ler, pq preciso continuar a série tbm que vi algumas temporadas só.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Sempre vejo muitas pessoas falarem sobre Guerra dos Tronos, mas nunca li nem assistir a serie, mas diante desse febre que vejo com a serie de tv, fiquei muito curiosa para poder pelo menos conhecer um pouco mais sobre o que fala esses livros, por isso achei bem interessante esses post, o que acabou me fazendo conhecer um pouco dessas historia, que são realmente muitas, com muitos personagens o que para mim cria um sentimento maior realidade na serie, com um cenário todo construindo e muitas intrigas !!

    ResponderExcluir
  19. eu estou amando esse post!! eu adoro ver as diferenças bem detalhadas série livro e
    como é cada um
    eu li o primeiro livro da série meu problema não é com o tamanho, mas sim a quantidade de personagens como tenho problemas para decorar os nomes eu acabo me perdendo na história.

    ResponderExcluir
  20. Eu ainda tenho aquela vontade de ler essa série mas vou ser bem sincera que não ajuda muito o fato que os livros serem tijolos e ainda mais o fato que por esse tempo estou fugindo de séries já que tem umas bem atrasadas. Eu lembro bem da segunda temporada, eu na verdade parei na terceira kkk, sou vou continuar quando acabar de lançar todas as temporadas. Eu gostei bastante do post e foi bem informativo.

    ResponderExcluir
  21. Olá.
    Eu amo a série da tv e aguardo a nova temporada ansiosamente.
    Tenho os livros, mas ainda não me decidi por começar, pois o tamanho dessa série me assusta, já que minha lista de leituras ainda é grande.
    Mas um dia vou tomar coragem, pois amo esse enredo.
    Resenha perfeita!
    Abraços.

    ResponderExcluir