Mitologia Nórdica de Neil Gaiman


Eu sempre tive verdadeiro fascínio pelas mitologias antigas. Devorava todos os livros que encontrava, e na sua grande maioria eles abordavam a mitologia grega e romana. Talvez por isso fiquei tão encantada com a série Ramsés do Christian Jacq: era o único livro que tinha abordado a mitologia egípcia com profundidade e me explicado todos os detalhes. 
Porém, eu não tive a mesma sorte quando tentei me aventurar na mitologia nórdica. Os livros de história do colégio eram confusos e vagos; o livro que encontrei na Bienal que achava que seria a minha salvação, mostrou-se uma decepção. 
E foi com esse sentimento de "lá vou eu tentar mais um fracasso", que peguei o livro do Neil Gaiman. 



Já no início do livro, o autor diz que passou exatamente pelo mesmo tormento que eu, e que justamente por isso ele tenta ser o mais didático possível e construir uma linha cronológica com os dados que conseguiu reunir. Dados esses que foram difíceis de reunir, visto que ao contrário dos egípcios que escreviam nas paredes...ou dos gregos que construíam templos enormes...os vikings passavam tudo oralmente e quase nada sobrou dessa mitologia magnífica. 


Outra coisa que o autor fala é que essa é a graça das mitologias. Elas podem ser passadas oralmente e cada um conta do jeito que quiser... do jeito que lembrar... e foi exatamente o que fiz com vocês no post de ontem. 
É claro que o que narrei é apenas o início de uma história gigantesca e complexa, mas o que ficou de mais importante desta leitura foi que eu finalmente consegui entender alguma coisa sobre os deuses nórdicos. 



Muitas dúvidas ainda pairam sobre minha cabeça, como por exemplo o que aconteceu com os irmãos de Odin? Ou o que a águia de Yggdrasill realmente faz de importante pra história; ou de que forma foi selado o pacto que transformou Loki e Odin em irmãos. Mas talvez essas respostas nunca sejam encontradas. Esta tudo bem, essa é outra maravilha dos contos de mitologia: você pode preencher as lacunas como quiser. 
Afinal, se os povos antigos conseguiram construir histórias tão complexas para explicar o mundo ao seu redor, por que você não conseguiria criar uma pequena parte dessa história? 
Convido vocês a mergulharem nesse livro e nessa mitologia maravilhosa! E depois, venham debater comigo e tentar decifrar os mistérios ainda não revelados. 
=)
Confira a resenha em detalhes no vídeo abaixo




Editora: Intrínseca
ISBN-10: 8551001280
Ano: 2017
Páginas: 288

Natalia Eiras

20 comentários:

  1. Ameiiiiiiiiii, quero demais esse livro, na verdade amo tudo o que o Neil Gaiman escreve e com certeza ele arrasou nesse. Amei seu vídeo, me deixou mais e mais amando esse livro(vou comprar um dia)

    ResponderExcluir
  2. Oi Natalia, que bom que o Neil consegue jogar uma luz sobre essa que parece ser uma mitologia bem rica e complexa e como você disse devemos ler com um papel a mão pra não nos perdermos. Sobre o livro que vc leu anteriormente e foi confuso Ragnarock (escrevi certo?), me fez lembrar de uma série de Tv (a qual só vi a primeira temporada até agora), Vikings, que achei muito boa... Então achei a dica desse livro valiosa ;)

    ResponderExcluir
  3. Nati, eu estou desejando profundamente este livro. Tenho muito a descobrir sobre a Mitologia Nórdica. A sua experiência reforçou a minha expectativa de que cada palavra vale a pena, como é esperado de Neil Gailman. Sei que irei me apaixonar e viciar pela história.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Natalia,como deve ser maravilhoso encontrar um livro que conta sobre um assunto que gostamos,e que explica claramente a história.
    Para você que é fascinada por mitologia,tem muito mais noção do que está lendo. E se os fatos conferem.

    Nunca li nada sobre a Mitologia Nórdica,mas fiquei curiosa agora.
    E com toda certeza,eu precisarei anotar tudinho.Caso contrário ficarei muito perdida.

    ResponderExcluir
  5. Uma coisa que acho super legal nessas histórias é um certo tom de incerteza, por ter histórias parecidas e outras que mudam um pouco, algumas interpretações e outras que a gente não tem a certeza exata de ser aquilo mesmo. Acho legal ver as versões de uma mesma coisa, sei lá. E é tão rico, não é?! Tem tanta coisa interessante, tanto paralelo e detalhes...adoro isso.
    E esse jeito de ver a vida, de pensar em como o mundo foi criado, seus Deuses, o que cada um faz, para onde vão as almas depois da morte, como conquistar o seu lugar e etc. Acho muito interessante. E o que mais gosto é pensar que esses Deuses são bem parecidos com a gente mesmo, que também fazem besteiras e etc. É legal.
    Parece que o livro explica bastante coisa sobre o assunto e gostaria muito de ler. Estou bem animada com ele. O autor é muito bom e escolheu um tema que estou viciada no momento ^^

    ResponderExcluir
  6. Estou louca pra ler Mitologia nórdica por ser uma fã incurável de Gaiman. Não li muito a respeito do povo nórdico, mas quero mudar essa situação assim que por as mãos nesta linda edição. Não vejo a hora de saber mais sobre alguns personagens conhecidos como Odin, Thor e Loki como também conhecer os novos e me envolver nessa incrível obra.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Natalia!
    Assim como você também sempre fui fascinada por mitologias antigas, principalmente a mitologia grega, na época que eu estudava e recebia os livros didáticos eu sempre lia os livros de história em busca de mais informações sobre as mitologias, mas como você mesma disse, a mitologia nórdica não era muito comentada por esses tipos de livros por isso não conheço muito dela, a maioria das informações que você escreveu no seu post anterior eu desconhecia, mas eu achei todas bastantes interessantes e claro que fiquei interessada nsse livro cheio de informações dessa mitologia tão complexa, espero lê-lo em breve e enquanto for lendo vou fazer uma árvore genealógica para não me confundir com esses nomes tão diferente.
    Abraços, e valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  8. Fiquei com uma baita vontade de ler esse livro!
    Nunca li nada sobre Mitologia e confesso que depois do seu último post, fiquei super curiosa e interessada.
    A obra em questão, parece ser uma leitura e tanto.
    Espero poder conferir em breve.
    Neil é um GÊNIO e acredito que essa obra seja mais uma consagrada.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Se fosse pela capa eu com toda ctz já leria, é linda, mas o gênero e o enredo me convencem á ler tbm, fiquei curiosa pra conhecer a escrita do autor.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Ainda não tive o prazer de ler nada doa autor, mas tenho muita vontade. Espero ter a chance de ler esse livro, pois, apesar de não ter conhecimento sobre o tema, acho muito rico e interessante.
    Edição maravilhosa, hem?
    Resenha perfeita. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Ainda não li nada do Neil!
    Tenho O Oceano no fim do Caminho e quero ler João e Maria!
    Não gosto muito de mitologia Nordica, sou mais a grega mesmo! rsrsrsrs
    Mas quem gosta taí uma dica muito boa!

    ResponderExcluir
  12. Nat!
    Gosto de mitologia, seja ela qual for, acredito que sempre acrescentam nosso conhecimento e trazem a história do povo.
    O que conheço da Mitologia Nórdica são através dos filmes da Marvel, que por sinal, adoro.
    Agora terei a oportunidade de conhecer algo mais profundo e específico, escrito pelo Gaiman, maravilha!
    “Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria.” (Campbell)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  13. Oi Nati....
    Estou doida para poder ler esse livro... Ainda não li nenhum livro sobre mitologia nórdica, mas esse promete ser o primeiro de vários... Definitivamente os povos antigos construíram histórias incríveis para tentar explicar o mundo... E há quem diga que eles não eram inteligentes nem evoluídos... Adorei o post e sua resenha... Com certeza quero mergulhar profundo nessa leitura...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  14. Oi Nati.
    Eu nunca fui lá grande fã de livros que falam sobre mitologia grega e romana, não sei exatamente o porque esse cenário simplesmente não me chamava a atenção, mas depois da sua resenha fiquei bastante curiosa para ler esse livro, achei interessante o autor fazer esse desabafo de que até mesmo ele teve dificuldade para estende a mitologia nórdica, simplesmente preciso ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Nat!!
    Adoro ler sobre mitologia!! É fiquei fascinada por esse livro de Neil Gaiman!! A capa é show e o conteúdo pelo jeito é melhor ainda!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  16. Oi! É verdade, eu só tinha lido sobre mitologia grega e romana e ouvi falar nesse livro do Christian Jacq, embora não tenha lido. Acredita que eu não tinha me ligado que mitologia nórdica é "isso"?
    Eu vi o lançamento do livro e fiquei meio "meh" porque não sabia bem do que se tratava, mas quando vocÇe citou Yggdrasil já lembrei de Ragnarok e quando falou em Odin e Loki lembrei de Vingadores, duas coisas que fizeram parte da minha vida!
    Saber que o Neil conseguiu exemplificar um assunto tão complexo me deixou bem curiosa e já vou adicionar o livro na minha lista. Ah, quando ler vou deixar o papel do lado :p

    ResponderExcluir
  17. eu adoro mitologia e como você eu sei o que é procurar um livro que explique alguma coisa
    eu já me animei de ler esse livro quando vi que era escrito pelo neil gaiman
    e saber q ele escreveu justamente por causa de um sofrimento parecido me animou ainda mais!

    ResponderExcluir
  18. Livros de mitologia eu me deixei basicamente levar pelo escritor de Percy Jackson, por sinal eu adorei a primeira série dele de mitologia grega e mitologia egípcia. Confesso que na verdade a única mitologia que ainda não tentei ler foi a nórdica, sem preconceitos apenas pelo fato que eu nunca procurei mesmo me aventurar nesse meio. Eu tenho uma vontade de ler esse livro, não é urgente mas quem sabe um dia eu me aventure nesse mundo.

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    A primeira coisa que me chamou atenção para esse livro foi essa capa que está maravilhosa, achei bem interessante a ideia do livro, também já tentei ler alguns livros de mitologia nórdica, mas todos só tratavam desse tema bem por cima, não se aprofundado muito, por isso fiquei curiosa para ler esse livro e poder conhecer melhor todas essa historia, se tiver oportunidade com certeza irei ler !!

    ResponderExcluir
  20. Oie,
    Ainda não tive oportunidade de ler nada do Neil Gaiman, mas como amo mitologia (grega, romana...) quero ler esse livro ainda mais por ser mitologia nórdica (não conheço tão bem), fiquei curiosa no pacto que transforma os meninos em irmão, espero sinceramente não ficar lacunas em minha cabeça haha.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir