30 coisas que toda mulher de 30 deve ter e saber (por mim mesma)


Recentemente eu publiquei a resenha do livro "30 coisas que toda mulher deve ter e saber", que se baseia em uma lista que fez um enorme sucesso quando publicada na revista Glamour, pela jornalista Pamela Redmond e viralizou na internet sendo compartilhada de uma mulher para a outra.

Como cheguei a fatídica idade dos 30, decidi tentar fazer uma lista com o que eu acho que toda mulher de 30 deveria ter e saber. Vamos ver o que sai disso, e vejamos se vocês concordam comigo...
Se você não conhece a lista original, clique aqui.
Vamos lá!

15 coisas que toda mulher de 30 deve ter...

  1. Um vestido preto coringa. Sabe aquele vestido que você consegue usar anto pra uma baladinha à noite com os amigos, quanto um cineminha ou uma social de dia? Então! É isso!!! 
  2. Uma rotina de exercícios, porque a gravidade tá chegando... teu metabolismo não é mais o mesmo...e aquela pizza do fim de semana vai cobrar o seu preço. 
  3. Um kit de maquiagem básico (e saber usar!), pois se antes você ia pra balada...virava a noite trabalhando/estudando e no dia seguinte tomava um energético e já estava tudo bem... esqueça! No dia seguinte você vai estar parecendo um panda e já que dormir não é uma alternativa, pois você tem que trabalhar, é melhor saber disfarçar com maquiagem. (Você irá precisar de corretivo para os olhos, um lápis e uma sombra com uma cor próxima a sua pele)
  4. Um kit ferramentas, pois você nunca sabe quando vai precisar de uma chave de fenda ou uma furadeira pra consertar algo em casa. Se você não sabe usar essas coisas, faça um curso de bricolagem ou se aventure em casa mesmo. Tá com medo? Bota tutorial no Youtube e vá ser feliz! 
  5. O telefone de um eletricista, um bombeiro hidráulico e um chaveiro para emergências. Porque você nunca sabe quando o seu chuveiro elétrico vai queimar enquanto você toma banho no inverno!!! Existem coisas que você consegue consertar sozinho em casa...outras é melhor a ajuda de um profissional. Se você não sabe mexer com eletricidade, não bote fogo na casa!!! Chame o eletricista! 
  6. Um conjunto de lingerie de renda (preto é sempre uma boa pedida, né?), mas que lhe faça sentir diva (no melhor estilo femme fatale!) pra dar aquela apimentada no relacionamento ou para simplesmente levantar o seu astral quando você precisar se sentir diva! 
  7. Um email e uma conta bancária só sua. Na lista original ela diz que você precisa de uma caixa postal também, mas a verdade é que eu sou sedentária e fico com preguiça de ir na caixa postal, preferindo mandar entregar tudo em casa mesmo. Afinal, portaria 24h tá ai pra isso, né?! Mas o email e a conta bancária são realmente importantes. O email é particular, logo, já se pressupõe que você não deveria deixar ninguém ter acesso a ele, mas a conta....bem.... tem muitos casais que resolvem ter conta conjunta. Apesar de alguns acharem mais prático na hora de pagar as contas, a verdade é que sempre que você gastar, comprando uma roupa nova....ou saindo com as amigas pra tomar aquela cerveja no happy hour, o seu companheiro irá saber. E você não saiu da vigilância constante dos seus pais pra cair na vigilância constante do marido, né? Então, dividam as contas de casa, mas tenha uma conta só sua com um dinheiro só seu pra gastar como e com o que quiser. 
  8. Um plano de previdência privada. Porque se você for depender do governo pra garantir a sua velhice e for depender do dinheiro da sua aposentadoria pelo INSS pra viver, sinto lhe informar que você esta F%$@#!!!! Então, bora começar a pensar em como financiar a sua velhice, porque se você não começar a pensar agora, vai chorar depois. Tô avisando...
  9. Um bom currículo. Você provavelmente já ingressou no mercado de trabalho, logo, já deve ter alguma experiência na sua formação ou pelo menos já decidiu o que quer fazer pelos próximos 30 anos da sua vida, né? Então, se você já tem um currículo invejável, meus parabéns! Mas se você tá encontrando dificuldades em conseguir a vaga dos seus sonhos; ou quer dar uma mudada nos rumos da sua carreira, tá na hora de focar nisso e cair de cabeça em cursos, pós graduações, trabalhos voluntários...qualquer coisa que faça com que seu Linkedin dê uma atualizada e aumente a sua chance de melhorar profissionalmente. 
  10. Boas lembranças de uma viagem inesquecível. Se você nunca viajou, você não sabe o que esta perdendo. Existem coisas que só uma viagem pode ensinar a você. É sério! Você pode ler sobre diversos lugares, estudar sobre diversos assuntos, mas nada se compara a esta in loco. E é sempre bom ter um lugar para recordar bons momentos e contar boas histórias nos encontros co os amigos. 
  11. Feito uma viagem completamente sozinha. Essa é a parte em que eu ainda estou pecando, pois eu nunca viajei sozinha... E me arrependo MUITO disso! Se eu já tivesse viajado sozinha pelo menos uma vez eu teria aprendido a me virar pra planejar tudo da viagem; teria provavelmente esquecido alguma coisa e teria aprendido uma lição valiosa sobre planejamento; teria uma história só minha pra contar; teria perdido o medo de ir sozinha pra um país completamente diferente, com pessoas completamente diferentes e uma língua completamente diferente. (Isso sem contar no pânico de avião!!!) Então, perde o medo e se joga! Você vai estar morrendo de medo, mas  tenho certeza que no final terá valido à pena. 
  12. Uma melhor amiga com quem você possa contar até debaixo d'água! Essa é aquela amiga que mesmo não concordando com você, irá lhe dar um sermão se necessário, mas te defenderá com unhas e dentes contra qualquer coisa (ou pessoa) que mexer com você. É aquela amiga que você pode ir chorar no colo dela, que ela irá aceitar sem reclamar e vai encher a cara com você, se você precisar. 
  13. Uma bebida favorita. Para quando você quiser relaxar; para quando você quiser afogar as mágoas; ou para simplesmente para aqueles momentos em que lhe perguntam o que vai beber e você não faz ideia do que pedir. Vá no que você já conhece! Vá na sua favoritaaaaa! 
  14. Um lugar especial. Não importa se é uma praia, a cozinha da sua avó, ou uma biblioteca. O que importa é que seja um lugar que você se sinta em casa, relaxada e que possa ir sempre que precisar pensar, ficar sozinha ou relaxar. 
  15. Um móvel que seja só seu e que você se orgulhe de ter comprado ele. Pode parecer besteira isso, mas quando você começa a comprar as coisas pra sua casa você começa a descobrir a sua personalidade. E ter um móvel que você irá levar consigo para qualquer casa que você vier a morar ao longo da sua vida, lhe trará uma sensação de lar. Com o tempo você terá orgulho de ter encontrado algo que demonstra perfeitamente quem você é, e que é coringa na sua vida (seu vestido preto na decoração) 


    15 coisas que toda mulher de 30 deve saber...
    1. Costurar. Você não precisa saber fazer um vestido do zero, mas saber consertar pequenas coisas é fundamental. É ridículo você ter que ir numa costureira cada vez que um botão cai da sua blusa ou quando precisa fazer bainha numa calça nova. 
    2. Cozinhar. Você não precisa ser uma Jamie Oliver de saias, mas já era a fase da sua vida que você podia viver a base de junk food e miojo. Sabe aquele papo de que seu corpo é seu templo e você precisa ter consciência de tudo que coloca pra dentro dele? Então... é isso! 
    3. Ficar sozinha. Acabou a molezinha de viver com os pais, né? Você pode não ser casada, mas suas amigas provavelmente estão casadas, casando ou já com filhos. O que isso quer dizer?! Quer dizer que você irá passar muitas noites sozinha na sua casa, vendo Netflix ao invés de ir pra balada com as amigas, pelo simples fato de que suas amigas não vão mais pra balada. Então aprenda apreciar a sua própria companhia, ok?! Não consegue ficar sozinha? Então adote um cachorro e vá ser feliz! 
    4. Todas as contas que você precisa pagar ao longo do ano. É sério! Quando você mora com seus pais, você só pensa nas contas básicas, tipo água...luz...telefone... Ai, quando vai morar sozinha, você descobre taxa de incêndio; cota extra de manutenção dos elevadores; IPVA; IPTU, e no começo você vai acabar esquecendo dessas contas...mas com o tempo você se aprende. 
    5. Fazer seu imposto de renda. Não é nenhum bicho de sete cabeças. A não ser que você seja dono do seu próprio negócio, ou que trabalhe fazendo vários freelas, ou como profissional liberal, fazer o seu imposto de renda não deve ser tão complicado. Então perde um tempinho na frente do computador, e estude como a coisa funciona. E crie uma pasta "imposto de renda" ao longo do ano para armazenar tudo que você irá precisar para preencher o maldito programa da Receita Federal quando a data chegar. Vai por mim, a pior coisa que tem é depender dos outros e ser desorganizado nessas horas...sempre dá problema. 
    6. Como investir o seu dinheiro. Se você acha que seu gerente do banco vai lhe ensinar qual a melhor maneira de você investir o seu dinheiro e ficar rico, você esta redondamente enganada. O gerente do banco é um vendedor como outro qualquer, logo, ele tem uma cota de determinado produto a bater por mês, como outro vendedor qualquer... Então, leia o livro do Gustavo Cerbasi - Dinheiro: Os segredos de quem tem - e aprenda sobre investimentos e descubra o melhor pra você. Descobriu? Então começa a investir ONTEM! 
    7. Se quer ou não ter filhos. Nisso eu também tenho que concordar com a lista original, pois o relógio biológico tá aê e ele é poderoso. Seu cérebro é meio que sequestrado, e do nada você começa a achar bebês fofos (true story!), mas você não é obrigada a ter filhos. Eu, por exemplo, não quero gerar uma criança. Se você não quer, esta tudo bem. Mas decida-se pra porque o se você tem um companheiro, vocês precisam discutir o assunto e, de preferência, concordar...
    8. Quando desistir de seus planos. Sim, pode parecer meio deprimente isso, mas as vezes precisamos saber quando devemos desistir de algo. Seja o carinha que você gosta, mas que sabe que nunca será um bom marido e pai (já falamos do relógio biológico, né?!), seja dos planos pra sua carreira que acabou não indo pelo caminho que você pretendia...enfim... quando chegasse aos 30 anos você realmente precisa colocar nessa sua cabecinha que você esta perdendo tempo demais com uma coisa que não tem futuro e desistir. Ou traçar uma nova meta! Mas ficar insistindo numa coisa que tá dando errado, acreditando que é só questão de tempo...não dá. Você já não tem mais todo o tempo do mundo!!! Metade da sua vida já foi!!! O que você vai fazer com a outra metade? 
    9. Que você vai morrer. É fato! Todos vamos, mas quando os problemas começam a aparecer e o cansaço da balada começa a pesar cada vez mais, você começa a tomar consciência da sua mortalidade. Até então você se achava imortal e invencível, e agora você percebe que não é nem uma coisa, nem outra. É nessa época que tudo que você aprontou ao longo da adolescência começa a dar as caras. Você sempre fumou? Então agora você tem problemas respiratórios... você sempre comeu de tudo? Agora você esta na faixa da obesidade. E por aí vai... Então, aceite que você já não tem o mesmo corpo de antes e que se quiser prolongar a sua vida é melhor começar a cuidar dele. 
    10. Aceitar as suas estrias e celulites. Você não é a única mulher com estrias e celulites. Na verdade, todas as mulheres tem. Só não tem as que usam o photoshop nas fotos e não estamos falando dessas mulheres. Estamos lidando com o mundo real. E no mundo real todas tem. Lógico que você não precisa se largar e não cuidar para pelo menos evitar ou ter poucas, mas não precisa ficar neurótica com isso. A verdade é que nós mulheres damos muita importância pra isso, mas os homens mesmo... muitas das vezes nem ligam. 
    11. Valorizar as suas cicatrizes e marcas. Valorize a sua cicatriz da cesária que você fez, ela e um lembrete da coisa mais preciosa da sua vida: seu filho. Valorize a cicatriz daquela operação que você teve que fazer, e que salvou a sua vida. Valorize as suas rugas, elas lhe trouxeram muita sabedoria. As marcas que carregamos nos nossos corpos são o que fizeram de nós o que somos hoje. Valorize-as! 
    12. Que a opinião dos outros não importa nem um pouco pra você.  Se antes você era um pouco insegura quando queria chegar num cara ou quando recebia uma cantada, agora você esta no auge do seu libido e não dá mais a mínima pro que os outros pensam de você, ou seja, uma combinação fatal. Quer chamar um cara pra sair? Faça. Foda-se! O máximo que vai acontecer é você receber um não, e não vai morrer de vergonha por causa disso, como acontecia quando era adolescente, pois a opinião dos outros importava e muito pra você. A colega no trabalho não gosta das suas roupas? Foda-se! Você gosta e sente-se confortável com isso. Quando ela passar a pagar pelas suas roupas ai ela pode emitir algum tipo de opinião. Até lá, ela que se dane! 
    13. Como pedir um aumento. Porque daqui há pouco você provavelmente estará pensando em constituir uma família ou em aumentar a já existente e, como não tá fácil pra ninguém, já que as despesas tendem a aumentar, tá na hora de aumentar a renda também. Então valorize o seu trabalho e pense num modo de mostrar como você contribui para a empresa, e peça um aumento. 
    14. Como se comportar ao ser demitida. Ninguém gosta de ser demitido, mas...uma demissão nunca pode fechar portas! Porque você nunca sabe o dia de amanhã, e o contato de um empresa pode ser o caminho para outra. Então, seja diplomática até na hora que for demitida. Não é fácil, mas é necessário. Agradeça a oportunidade que a empresa deu a você, o crescimento que ela lhe proporcionou e saia de cabeça erguida. As vezes o seu ex-chefe te indica pra outro job. Nunca se sabe... além disso, não vale à pena ficar brigando por causa disso. Tá na hora de traçar novos planos e novas metas. 
    15. Que você pode mudar de opinião e de sonhos se quiser.  Pode ser a sua visão política; Pode ser a sua concepção de família; Pode ser os planos que você traçou na faculdade e que agora não tem mais como concretizar. A verdade é que o mundo muda constantemente e você muda com ele, e esta tudo bem. Você não precisa achar que só porque gostava de chocolate quando era adolescente tem que gostar de chocolate pra sempre. Tem outros sabores no mundo que você não sabia que existiam naquela época e agora você teve tempo de experimentar e mudar de opinião. Você teve que escolher a sua carreira aos 18 anos! Você não sabia como era chato ser advogado, engenheiro ou qualquer outra coisa... agora que você sabe, você pode mudar pra designer de interiores ou fazer faculdade de moda. Tá tudo bem! Desde que você tenha um plano para isso, vá fundo! Ainda dá tempo. Melhor ser feliz fazendo o que quer mas sem a grande projeção que você imaginava que teria quando chegasse aos 30, do que passar mais 30 anos fazendo algo que odeia. 
    E ai? O que vocês acrescentariam? Essa lista é extremamente pessoal, logo, pode ser que a sua lista seja bem diferente da minha. Por isso, deixe nos comentários o que você colocaria na sua lista. 
    =) 

    Natalia Eiras

    5 comentários:

    1. Já passei dos trinta Natália. E muitos projetos e planos que fiz não foi possível realizar...Problemas no caminho!


      Eu achei a sua lista bem válida!
      E um dos pontos que mais concordei, é que com o passar do tempo , deixamos de ser inseguras e mais confiantes. Assim sendo, o que os outros pensam sobre nós, não tem tanta importância.
      Nenhuma mesmo!

      Ah!!!
      E é super importante ter um bom estojo de maquiagem. Não dá para sair de casa sem um bom " reboco".
      Coisa que era mais fácil quando eu tinha os meus vinte anos. ;)

      ResponderExcluir
    2. Nat!
      Generalizando, coisa que nem gosto muito de fazer, suas duas listas estão mais que corretas.
      Acrescentaria apenas um hobby que pode curtir sozinha, sem precisar de ninguém.
      Desejo uma semana tranquila!
      “Uma pergunta prudente é metade da sabedoria.” (Francis Bacon)
      Cheirinhos
      Rudy
      TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
      http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    3. Eu estou longe dos 30 então não posso concordar nem discordar da sua lista, pois até lá é bem certo que algumas coisas eu posso mudar de ideia e pensamentos, mas achei bem interessante e criativa a sua lista.

      ResponderExcluir
    4. Nossa mtas coisas somos bem parecidas viu...
      Maquiagem eu tenho uma maleta, mas pergunta se sei usar? kkk
      Colocaria tbm aceitar as gordurinhas adquiridas ao longo desses trintinhas... ooo coisa difícil isso rsrs
      Tbm preciso me impor mais em relação á atividade física...Entre tantas outras....
      Adorei sua listinha...
      Bjs!

      ResponderExcluir
    5. Sobre a lista de coisas que uma mulher de trinta deve ter: ainda não tenho o item 11 e quinze, os outros estou bem na fita!
      Sobre as coisas que devemos saber discordo um pouquinho da sete, nem sempre sabemos e as vezes a natureza segue seu curso de maneira impressionante e uma coisa que antes era fato não querermos se torna algo de maior valor em nossa vida. No mais você está certíssima

      ResponderExcluir