Dicas para o seu VEDA


Todo ano é a mesma coisa...
Eu vejo vários colegas desesperados com o fato de que esta chegando Abril, e consequentemente, chegando o VEDA, e eles não fazem a mínima ideia do que vão colocar no ar. 

Alguns desistem no meio do caminho, e as desculpas são as mais variadas: não tenho ideia para 30 vídeos; não tenho tempo pra editar 30 vídeos; não tenho um canal no Youtube para publicar meus vídeos... e blá blá blá. 

A verdade é que fazer um VEDA, ainda mais se é a primeira vez que você esta participando, nem é tão difícil. A coisa se complica conforme você vai fazendo mais VEDA's pois a ideia é você não repetir os vídeos das edições passadas. É ai que mora o grande "x" da questão...



Mas, ok... pensando nesses amigos, eu decidi dar uma mãozinha, produzindo o "60 ideias para VEDA", que consiste em um ebook contendo 60 ideias para o seu VEDA. Ou seja, você tem vídeo suficiente pra fazer um VEDA em Abril e outro em Agosto sem se preocupar. 

Mas isso não é tudo. Ele também traz alguns vídeos "extras", pra abastecer aquela famosa gaveta de vídeos que irão garantir a sua paz e tranquilidade enquanto passa a sua ressaca do VEDA. 

Mas digamos que seu problema seja outro.... seja a edição dos vídeos, por exmeplo! 
Então, que tal fazer um LEDA? 

O que é LEDA? 
Live Every Day on April, ou seja, fazer Lives todos os dias de Abril/Agosto. 

Quais são as vantagens disso? 

Bem... pra começar elimina a questão da edição, visto que é uma Live! 
Em segundo lugar, o algoritmo do Youtube esta dando prioridade a canais que fazem Live, logo, você vai pular pro Top Trends fácil...fácil....
E se você não tem um canal no Youtube, pode fazer as Lives no Instagram... no Facebook... ou nas três platafomas alternadamente!!!! (Por que não???) 

Qual a desvantagem? 

Bem... você precisa ser uma pessoa pontual, afinal, se você marca que a Live sairá todos os dias às 20h, você precisa estar todos os dias as 20h na frente do computador ou pelo menos conectado na rede social da Live pelo celular! Tem gente lhe esperando!!! Não se atrase!!! 

O que é CEDA? 
Colaboration Every Day on April, ou seja, vídeos colaborativos todos os dias de Abril/Agosto. 

Quais são as vantagens? 

Todo mundo que produz conteúdo na internet sabe que a melhor forma de crescer o seu canal/blog é através de colaborações. pois quando você aparece no canal de outra pessoa (ainda mais se ele é do mesmo nicho de atuação que você), as chances de que o público dela passe a lhe seguir são muito grandes. 

Quais são as desvantagens? 

Eu não sei por que, mas é muitoooooo difícil conseguir boas colaborações. Eu acho que hoje em dia as pessoas estão muito preguiçosas, sabe? Elas tem preguiça de sair de casa pra gravar com outras pessoas. 
Além disso tem a quetsão dos direitos de imagem. Se você decidir por fazer um CEDA, vale à pena pensar em criar um documento pro seu colaborador assinar informando que esta de acordo com o uso da imagem dele no seu canal para aquele vídeo. 
Vai que daqui há algum tempo ele muda de ideia e não quer mais aquele vídeo no ar? Não custa nada se precaver.... 

O que é REDA? 
Review Every Day on April, ou seja, resenhas todos os dias de Abril/Agosto

Quais são as vantagens? 

Se você não tem um canal no Youtube, ou não curte esse negócio de todos os dias estar comprometido com um horário específico para entrar ao vivo, que tal fazer vários posts no seu blog e deixa-los programados? 
No caso, como somos um blog literário, pode ser uma resenha todos os dias. Mas se você tem um blog sobre qualquer outro assunto, pode ser uma postagens todos os dias sobre o que desejar. 

Quais as desvantagens? 

O mundo hoje é audiovisual (eu sei... supere!) e devido a isso, os blogs não tem tanto apelo quanto um vídeo. Eu sei... quando você precisa saber de alguma informação, e joga a pergunta pro Google, ele provavelmente lhe devolve um blog. E você fica feliz de encontrar a info dando uma rápida passada com os olho no texto. Provavelemente você esta fazendo isso neste momento com esse texto... e é essa a questão: NINGUÉM LÊ REALMENTE! 

Se você esta cheio de resenhas de livros pendentes (meu caso) é a hora de desafogar essas resenhas aê. Mas dependendo do conteúdo que você produz, pode ter um grande trabalho e ficar no limbo...

...................................................................................................................................................................

Então, agora é só escolher qual a modalidade que se adequa melhor ao seu público, aos seus objetivos e a sua rotina e se jogar no mês de Abril/ Agosto nessa maratona de produção de conteúdo. 

Se você baixou o arquivo de "60 ideias ara seu VEDA", por favor não deixe de comentar o que achou do arquivo. Isso me ajuda a melhorar o conteúdo que produzo pra vocês. 

Natalia Eiras

2 comentários:

  1. OI NATH, TUDO BEM?
    ADOREI SUA IDEIA, VOU FAZER COM CERTEZA!!!
    ME INSCREVI, MAS NÃO BAIXOU O ARQUIVO, VC PODERIA ME AJUDAR??

    BEIJUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta baixar novamente ou me envia um email que eu mando o material pra você. De qualquer forma, se você assinou a newsletter, no final tem um link pra acessar todos os conteúdos disponibilizados.
      =)

      Excluir