A Única Coisa

O foco pode trazer resultados extraordinários pra sua vida


Enquanto eu estava viajando, eu finalizei o livro do coaching do mês de abri - A Única Coisa - e gostaria de trazer reflexões sobre ele aqui
No livro, somos convidados a identificar "qual é a unica coisa que nós podemos fazer, de modo que ao fazê-lo, o restante se torne mais fácil ou desnecessário?
Pense no seu objetivo. E repita a frase acima.

Agora responda: Qual é a única coisa que você deve fazer de forma a se aproximar mais do seu objetivo? Quer um exemplo? 
Ex:. Meu objetivo é morar na Holanda, logo, a única coisa que posso fazer de modo a deixar o meu objetivo mais fácil de ser alcançado é.... aprender holândes. Então, ESSE tem que ser o meu foco. 

Mas eu não posso ter vários objetivos, e logo, vários focos? Como por exemplo, ir na academia e morar na holanda? 

Veja bem... você tem uma quantia limitada de tempo e energia, logo, quando você foca em muitas coisas, acaba dispersando essa energia muito rapidamente.
Mas, se você focasse toda a sua energia em uma ÚNICA coisa, essa coisa iria progredir muito mais rapidamente e, com isso, você iria derrubar o seu primeiro dominó muito mais facilmente. A ideia é fazer aquela avalanche de dominós caindo que vemos por aí, sabe?


Não entendeu? Quer um exemplo? Vou usar o meu plano de vida como exemplo, ok?!
Aliás... se você ainda não elaborou seu plano de vida, acho bom fazer. Esse é o primeiro passo para se manter focado: traçar um obejtivo concreto. Eu ensinei como elaborar um plano de vida na newsletter do blog. Se você ainda não se inscreveu, saiba que esta perdendo um monte de conteúdo legal de bobeira. E tudo gratuito! Enfim... foco... vamos falar sobre os ensinamentos do livro...

Plano de vida: Ter qualidade de vida morando num país que me traga segurança social e estabilidade financeira 
Meta: Morar na Holanda 
Foco (primeiro dominó): Aprender holandês.

Outros dominós que serão derrubados quando eu aprender holandês: 
- poderei me candidatar a vagas de emprego na Holanda
- poderei cursar uma faculdade e conseguir um visto de estudante mais facilmente
- uma nova língua dá um peso maior no meu currículo aqui no Brasil. 
- posso pegar freelas de tradutora.

Viu, como uma coisa pode abrir um leque enorme de outras coisas? Então, se eu focar NESTE MOMENTO no holandês ao invés de dividir minha atenção com a academia, eu terei muito mais benefícios. Você não precisa abandonar a academia e passar a comer junk food todos os dias. Mas ao invés de se cobrar diariamente por não ter ido a academia, cobre-se diariamente por não ter estudado o suficiente de holandês!!!

É isso que o livro tenta nos ensinar.
Para ajudar você a encontrar A SUA ÚNICA COISA, eu estou disponibilizando gratuitamente um ebook na biblioteca do Perdida com um exercício que lhe ajudará a descobrir no que você deve focar de forma a se aproximar do seu objetivo. Clique aqui para ter acesso ao material, e se você quiser ter acesso ao ebook de como elaborar seu plano de vida e suas metas, inscreva-se na newsletter clicando aqui. 

Ele também nos ensina o Príncipio de Pareto, que consiste num estudo científico (também conhecido com a regra dos 80/20), que diz que 80% dos resultados que você obtém vem de 20% do seu esforço.
Não entendeu? Eu explico.

Imagine que você tem seu próprio negócio. Você tem 5 clientes, mas nem todos os clientes são iguais. Alguns lhe pagam muito mais do que outros pelo seu serviço, logo, esses 20% que pagam mais são, na verdade, responsáveis por 80% do seu faturamento total no fim do mês.

Agora pense: onde estão os seus 20%? 
Eu tenho um canal no Youtube além deste blog. No meu canal, os vídeos que requerem mais esforço são justamente os que não me trazem tanto retorno. Enquanto que os mais fáceis de produzir, são responsáveis pela maioria das visualizações. Olha o conceito de 80/20 dando as caras de novo...

Ele também mostra que todos deveriam ter uma lista de sucesso ao invés de uma lista de tarefas. Não sabe a diferença entre elas?

"Uma lista de tarefas se torna uma lista de sucesso quando você aplica o Princípio de Pareto a ela".

Ao invés de uma lista de tarefas, você precisa de uma lista de sucesso. O que isso significa? Que ao invés de você listar tudo que DEVERIA fazer no dia,e depois priorizar o que será feito; você deveria listar o que você TEM que fazer naquele dia para lhe levar mais próximo do seu objetivo. Listas de tarefas são longas; as de sucesso são curtas. Uma puxa você pra todas as direções; a outra aponta pra uma específica. 
Ex:. 
Lista de tarefas: Ir ao mercado; fazer os exercícios do curso de holandês; limpar caixa de correios; fazer novo planner; marcar médico; etc...

Lista de sucesso: Fazer os exercícios do curso de holandês; verificar critérios de vistos de estudantes na Holanda e verificar cursos nas faculdades holandesas. 
Depois que eu fiz TUDO da minha lista de sucesso AI SIM EU POSSO PENSAR EM RESOLVER ALGUMAS TAREFAS. 
Entendeu a diferença?

Ah... mas eu posso fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo e dessa forma dar conta da minha lista de sucesso e de tarefas. Poder, pode. Mas não deve. 

O conceito de multitarefa nasceu com os computadores modernos que conseguiam processar muita informação. Criou-se a fantasia de que eles trabalhavam em várias coisas ao mesmo tempo, mas na verdade, o computador trabalha em um processo por vez. O que ocorre é que ele alterna de uma tarefa para a outra muito mais rápido do que o cérebro humano. Segundo o autor, estudos comprova que perdemos em média 28% do nosso tempo apenas alternando entre tarefas quando tentamos ser mutitarefas. Isso ocorre porque o seu cérebro leva um tempo para se "realocar" novamente no que estava fazendo, cada vez que é interrompido. Então, ser multitarefas nada mais é do que um mito. 

Isso sem contar que os multitarefeiros estão propensos a cometer mais erros do que as pessoas que focam em uma coisa de cada vez. Se eu estivesse escrevendo este texto enquanto estou comendo, ou falando no whats app com algum amigo, provavelmente eu não lembraria desses dados estatísticos e o texto ficaria mais pobre. Faria o trabalho? Sim. Na minha melhor performance? Não.
Abandone esse seu lado multitarefas.

Mas eu me distraio facilmente. Muitas coisas passam pela minha cabeça quando estou trabalhando!  

Ótimo! É sempre bom ter um cérebro trabalhando em novas ideias. Mas não lhe distraindo!
Pegue um papel, anote o que passou pela sua cabeça e volte ao trabalho. Quando você terminar de fazer o que estava fazendo pode voltar a dar atenção ao que escreveu.

A chave esta no tempo. 
Seu tempo é um recurso precioso e  que você não tem como recuperar depois, por isso, use-o de forma a garantir os seus objetivos e não apenas um "check" na sua lista de afazeres. 
O sucesso é construído sequencialmente. 
Um única coisa por vez...


Editora: Novo Século
ISBN: 9788542801842
Ano: 2014
Páginas: 208

Natalia Eiras

Um comentário:

  1. Arrasou Nat! Eu sempre fui meio "multitask" e depois que Davi nasceu percebi que não ia conseguir dar conta se continuasse nesse ritmo... ainda estou me livrando do vício aos poucos, mas tenho priorizado mais coisas que me levarão ao "fruto desejado" do que em fazer muitas coisas (que não é sinônimo de trabalho bem feito - menos é mais).
    Beijos,
    Nica

    ResponderExcluir