As melhores livrarias de bairro que você (ainda) não conhece


Não é surpresa pra ninguém que as grandes redes livreiras estão em crise, né? 
Mas o que ninguém fala é que enquanto Saraiva e Cultura lutam para pagar seus credores, as livrarias de bairro estão passando longe dessa crise. 
Com um modelo de negócio voltado a nichos mais especializados e apostando no relacionamento direto com o cliente, muitas trabalham com uma margem de lucro baixa, mas com um modelo de negócio sustentável. 

Vamos conhecer algumas dessas livrarias?


São Paulo 

Livraria Zaccara - Rua Cardoso de Almeida n°1356, Perdizes/SP 

A livraria ocupa um casarão de dois andares e não possui funcionários. Quem toca o negócio é o proprietário - Lúcio Zaccara - e sua esposa. Além de livros, a Zaccara possui vinis (uma paixão do dono) e um espaço de coworking. A livraria ganhou ainda mais destaque ao apostar em eventos culturais como shows, exposições e, é claro, lançamento de livros. 


Banca Tatuí - Rua Barão de Tatuí n° 275, Santa Cecília/SP 

Não, você não entendeu errado. É uma banca mesmo! Fundada pelos mesmos criadores da Editora Lote 42, a banca vende livros, de vez em quando, rola um show na calçada mesmo. (ou no teto da banca para artistas mais ousados) 


Livraria Simples - Rua Rocha n°259, Bela Vista/SP 

Como o nome já diz, a livraria preza a simplicidade. Essa ideia vai desde o local com estante de ferro (nada de estantes glamourosas como nas grandes livrarias), até o seu mascote que vive circulando entre uma estante e outra: um fofíssimo gatinho. 

Na Simples você encontra desde livros espíritas; passa pelos clássicos russos e chega nos lançamentos das principais editoras com a maior calma do mundo... tudo bem simples...

Rio de Janeiro 

Livraria Eldorado + Sebo Caverna do Saber - Rua Conde de Bonfim n° 422, Tijuca/RJ 

O forte da Eldorado são os livros didáticos. Início de ano é uma loucura na livraria que tem parceria com dezenas de colégios na região da Tijuca e adjascências. Mas ela esconde um modelo de negócio que só os locais conhecem... em seu subsolo encontra-se o sebo "Caverna do Saber", onde você pode levar o seu livro usado e trocar por um vouche que lhe dá direito a escolher outros livros no próprio sebo, ou... um livro novinho na livraria. 

Com isso, o cliente é levado a livraria principal onde pode conferir todos os lançamentos das editoras e sair de lá com um livro novo, enquanto que os funcionários cadastram o livro usado na estante virtual e colocam a venda no sebo. 
Lucro em dobro e cliente com livro novo.


Livraria Da Vinci

A Livraria Da Vinci esteve muito perto de fechar, mas foi reerguida e hoje tornou-se um point de eventos literários cults. O catálogo que antes contava apenas com livros estrangeiros e raros, hoje já dá destaque aos lançamentos das editoras também. O local contém um café aconchegante bem no centro do Rio de Janeiro. Os proprietários ainda criaram uma brincadeira com os leitores, de escolher os livros às cegas. Já mostramos isso aqui no blog, e você pode conferir no vídeo abaixo.


Entre os eventos temos lançamentos de livros cults e debates sobre preconceito, política e temas mais densos, além de um clube do livro da própria livraria. Se você quiser conhecer a livraria Da Vinci em detalhes, é só assistir esse vídeo.



Tem alguma livraria interessante na sua cidade? Aquela que só vocês conhecem, mas que todo mundo deveria conhecer? Manda as infos pra mim, que nós vamos atrás dela e quem sabe não rola um "Livrarias de Bairro - parte 2"?!

Qual livraria vocês mais curtiram? Qual faz mais o seu estilo? Deixe ai nos comentários! 



Natalia Eiras

7 comentários:

  1. Oi Natália!
    Achei lindas as livrarias que nos mostrou. Assim como um pouco da história de cada uma.
    Vendo as fotos, me deu uma tremenda vontade de visitar a livraria Zaccara. É um charme!
    Em minha cidade infelizmente não temos uma livraria que possamos achar interessante... Bem que eu gostaria que tivéssemos!

    Eu adorei a postagem!
    Gosto de conhecer lugares como esses. :)

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de conhecer um pouco mais sobre as livrarias de bairro. É um post bastante útil, principalmente para quem mora nos lugares citados e não conhecem ainda os locais. Estou totalmente apaixonado pela Banca Tatuí, linda, linda!

    ResponderExcluir
  3. Olá Natália,
    Ah, eu já sou apaixonada por livrarias (meio óbvio né, rs), mas ver essas fotos me encantam ainda mais, sempre sonhei em viajar para fora só para poder conhecer essas de bairro, são tão charmosas né?
    Pena que moro tão longe da capital, moro no interior de SP, mas se tiver oportunidade irei visitar, principalmente a "Zaccara", até a iluminação vemos que é diferente, rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Minha cidade é pequena, então livraria mesmo só conheço duas. Muitas outras lojas vendem livros, mas catálogo pequeno, só com títulos mais movimentados. Mas como estou sempre no Rio e adoro garimpar sebos, já anotei o endereço da Caverna do Saber. Na próxima ida à capital farei uma visita.

    ResponderExcluir
  5. Oiee!
    Amei todas as livrarias, mas a Zaccara ganhou meu coração, parece uma daquelas livrarias de filme antigo rsrs
    Aqui onde moro não tem muitas livrarias então esse prazer de estar sempre conhecendo novas eu não tenho :(
    Mas amei conhecer essas, mesmo que seja virtualmente.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  6. A minha cidade é bem pequena Então as únicas livrarias que tem aqui são a Vitória Saraiva e a cultura mas eu fiquei impressionada com a proposta da livraria zaccara adorei ela e toda estrutura

    ResponderExcluir
  7. Meu sonho de consumo na vida era ter livrarias assim aqui no meu estado, mas não estamos nem perto disso. Aqui é de uma precariedade de dar dó! Fiz uma listinha com clássicos da literatura que eu queria adquirir e fiquei decepcionada quando encontrei apenas um dos dez livros que eu queria (e por um preço bem acima do valor de mercado).
    Eu moro em Goiás e adoro visitar um sebo (mais do que visitar a Saraiva, diga-se de passagem), todavia, realmente temos alguns problemas com atualização de exemplares. Eu te recomendo o sebo "Páginas Antigas", caso algum dia você venha aqui =).
    Eu amei as dicas e com certeza visitarei essas livrarias, caso eu vá no Rio de Janeiro ou São Paulo algum dia. A que eu mais gostei foi a que nos dá opção de troca de livros ^^.

    ResponderExcluir