Livros Essenciais para 2019


Todos os anos jornalista, economistas, empresários e acadêmicos se reunem para definir 50 grandes ideias para o próximo ano, ou seja, 50 previsões ou assuntos que devemos ficar de olho.

Você pode conferir o artigo completo clicando aqui (em inglês), ou um resumo com apenas 30 delas (em português) clicando aqui.

Neste mundo globalizado e em constante mudança, ler livros pode parecer uma perda de tempo, mas se queremos estar preparados para as mudanças que estão sendo previstas neste relatório e nos adequar as necessidades do futuro, eles ainda são as melhores opções, visto que com eles podemos adquirir uma gama enorme de conhecimento através de grandes pensadores.
E foi pensando nisso, que eu decidi criar uma lista de leituras essenciais para quem pretende estar atento aos assuntos que devem dominar o cenário político, tecnólogico, econômico e social em 2019; bem como quem deseja ficar ligado em grandes ideias que devem surgir por aí no próximo ano.

Se prepara, que 2019 tem muita leitura!

1. Desbancando a geração Y. Agora é a vez da geração Z
Pela primeira vez cinco gerações estarão trabalhando lado a lado no mercado de trabalho, e esse choque de gerações tende a trazer conflitos, mas também um grande enriquecimento de conhecimento, ideias e culturas.
Para se preparar para esse choque de cultura no mercado de trabalho, nada melhor do que entender essa geração que vem cheia de idealismos e garra.


Confira a sinopse e adquira os livros



2. A economia vai desacelerar...
Se você pensou que a crise econômica estava finalmente chegando ao fim, sinto lhe informar que os empresários já prevém uma forte crise para 2020 e alguns já estão se planejando (com demissões em massa, inclusive) para conseguirem chegar em 2020 com uma reserva de capital.
Por isso, é melhor você começar a entender como funciona a economia mundial e como fazer uma reserva de dinheiro para que você também possa se planejar para 2020.



Confira a sinopse e adquira os livros
Anatomia de um desastre 
Me Poupe! 
Como organizar sua vida financeira

3. Nos enchemos de cursos online, agora é hora de botar isso em prática! 
Sim, 2018 foi o ano de proliferação de cursos onlines, não é mesmo? Eu tenho a impressão de que todo mundo fez um curso online ou pelo menos pensou em fazer. E por isso estamos exausto! Sério, eu mesma fiz uns 10 cursos onlines esse ano, mas aplicar tudo que aprendi que é bom?! Nada!
Mentira... coloquei em prática algumas coisas sim... mas em 2019 o foco será em desenvolver habilidades comportamentais e colocar em prática tudo que foi aprendido. Então, se você esta pensando em lançar um curso online em 2019... tente foca-lo para coisas práticas e em desenvolver habilidades comportamentais.


Confira a sinopse e adquira os livros
Faça acontecer
Os 7 tipos de inteligência


4. Nós finalmente vamos passar mais tempo online do que assistindo TV 

Sim!! Por incrível que pareça essa linha só será cruzada em 2019. O tempo gasto assistindo TV vem decaindo ano após ano, mas as gerações mais velhas ainda mantém o hábito de assistir jornais e novelas pela televisão. Porém, o jogo virou baby!


Confira a sinopse e adquira os livros
Celular Doce Lar 

5. O Brexit irá continuar a ser o bafafá do cenário político europeu.
É minha gente...parece que a novela do Brexit esta longe de acabar. Aparentemente o pessoal do Reino Unido e cia estão meio receosos e repensando se foi uma boa ideia sair da UE. Enquanto isso, do outro lado da sala de justiça, os integrantes da UE tentam refrear qualquer insinuação de saída do bloco europeu por outros componentes.


Confira a sinopse e adquira os livros
Brexit: Whatthe hell happens now? 
Brexit 

6. A inclusão estará em alta
Não só a inclusão de pessoas que até então eram excluídas do convívio social e do mercado de trabalho (como autistas com um grau leve e pessoas com alguma deficiência), como também no design das coisas.  O próximo Xbox, por exmeplo, já prevê um controle com inteligência artificial que irá ajudar pessoas com dislexia. 


Confira a sinopse e adquira os livros
O design do dia a dia
Design Thinking 

7. E por falar em Inteligência Artifical...
Ela estará em toda a parte. Segundo o relatório, todas as profissões terão impacto direto ou indiretamente com a implementação massissa de inteligência artificial devido a previsão de uma nova crise econômica para 2020. Por isso, as empresas devem investir pesado em 2019 nesse setor, e as mais "prejudicadas" serão as mulheres, pois elas tendem a acupar cargos com atividades mais mecânicas e rotineiras, que podem facilmente serem substitídos por máquinas e/ou AI. 
Por isso, as mulheres devem se capacitar ainda mais e se preparem para essas mudanças. 
#mulhersofre

Confira a sinopse e adquira os livros
Inferior é o car*alho
Como ser mulher

8. Comida gourmet? Nada disso! Comidas saudáveis! 
Bela Gil terá um mercado amplo para atender, pois com o aumento de trabalhos remotos (que proporcionam que as pessoas passem a cozinhar em casa e prestar mais atenção ao que comem), a proliferação de canais de comida (que despertam o desejo de cozinhar em casa), os altos valores da alimentação fora de casa e o aumento da expectativa de vida da população (e consequentemente, das doenças que a velhice traz), um dos mercados em alta será o de guloseimas saudáveis. 

A nova geração já chega preocupada com a saúde, e faz bem. Nunca usamos tantos remédios para depressão, obesidade e outras doenças provocadas por estresse e pela falta de tempo no dia-a-dia. 
Então, bora aprender a cozinhar! 


Confira a sinopse e adquira os livros
Chega de açucar
Bela Cozinha 

9. Estados Unidos e China começarão uma nova guerra fria, mas tecnológica. 
A China esta expandindo sua influência através de grandes aportes de dinheiro nos países africanos; construindo uma internet própria. Ambas investindo pesadamente em mercados tecnológicos e no desenvolvimento massisso de Inteligência Artificial... enquanto isso, a UE querendo regulamentar a internet, criando várias barreiras. Junte tudo isso as fakes news que prometem ter um combate ainda maior em 2019.... teremos a nova guerra fria! E pra entender o que esta vindo por aí...  


Confira a sinopse e adquira os livros
AI Superpowers 

10. O escritório vai ficar vazio
Tudo começou com o conceito de open space, com grandes salas sem parede. Depois passaram a fazer ambientes criativos, com mesa de pingue pongue... mas aí eles perceberam que os funcionários passavam muito tempo no trabalho e não conseguiam dar conta das crianças. Foram lá e botaram creches. Agora eles perceberam que tudo isso poderia ser resolvido se o funcionário trabalhasse de casa. Além de não perder tempo no trânsito, não fica exposto a violência crescente nas grandes cidades e ainda tem tempo para as crianças. Estudos mostram que a produtividade também cresce, mas para tudo isso dar certo é preciso ordem e método. Por isso, seu próximo emprego provavelmente será remoto. E você precisa se preparar para isso. 


Confira a sinopse e adquira os livros
Produtividade Máxima 
Remote: Officer not required

Esses foram apenas 10 insights previsto no relatório. Quer mais sugestões de livros para outros 10 insights? Então deixe nos comentários a sua opinião sobre tudo isso que abordamos e comente com a hastag #mais10insights. 


Natalia Eiras

6 comentários:

  1. Sim, haverá grandes mudanças no mundo editorial. E a leitura com toda certeza, sempre será uma fonte inesgotável de conhecimento... Mas é preciso que as futuras gerações tenham ciência disso.
    Então é importante pensar em leituras interessantes e de acordo com as necessidades atuais.

    ResponderExcluir
  2. Com tantos problemas que o mercado editorial vem passando, com certeza as mudanças ocorrerão. Gostei das suas dicas e as relações com temas importantes. Me Poupe é um livro que estou interessado há muito tempo, adorei a recomendação. E gostei de conhecer Celular Doce Lar e Inferior É o Caralho.

    ResponderExcluir
  3. Oi Nat,
    Então, eu não sou de ler livros de não ficção, mas sei que eles são necessários em nossa vida. 'Inferior é o caralh*" é um dos que mais quero ler, e mais livros nesse estilo também, principalmente com temática feminista!
    Adorei as dicas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olha, esse post com a lista de leituras essenciais para 2019 é um verdadeiro tesouro. De todos, só conhecia dois livros. Nossa, realmente como pipocaram cursos online por aí. Claro que queremos outros posts como esse.

    ResponderExcluir
  5. Eu só conhecia Três livros dessa lista mas tem de canções realmente muito boas para o o aperfeiçoamento profissional e pode postar mais indicações de livros adorei mesmo

    ResponderExcluir
  6. Não sei mais nem em que geração eu me encaixo ><.
    Inteligência Artificial está super em alta, em vários cursos, lá na minha faculdade. Tivemos várias palestras e iniciações científicas atrelando esse tema a outros temas.
    Os livros que eu mais gostei foram os de inclusão, pois acho superrr importante que cada vez mais esse assunto seja trabalhado e colocado em prática. Todos merecem direitos de se sentirem parte e poderem fazer aquilo que lhe apetecem.
    O livro da Nathalia me atraiu também, pois acompanho alguns vídeos dela pelo Youtube e ela fornece dicas bem relevantes e interessantes no canal.
    Estou tentando aderir a uma dieta mais saudável, então livros que abordem o assunto podem ajudar bastante. Eu vejo muito vídeos da Raíza, do canal Dulce Delight e, embora o foco não seja alimentação saudável, ela ensina a fazer várias coisas naturais (e todas parecem deliciosas <3!).
    Boa sorte com suas leituras essenciais (talvez eu até copie algumas =P), são assuntos de muita importância nas nossas vidas u.u.

    ResponderExcluir