Escolha sua vida


CRIE SUAS PRÓPRIAS REGRAS E SEJA FELIZ SENDO VOCÊ MESMO

No ínicio de 2018 eu tomei uma decisão: iria mudar de vida. 
Não, essa não é mais uma história maravilhosa de superação, com um final feliz onde a pessoa decide fazer uma coisa e consegue tudo que sempre quis, sendo feliz pra sempre. E não é por dois motivos: 
1. Essa história ainda não chegou ao final
2. Não esta sendo naaaaaadaaaaa fácil fazer essa transição. Então, esqueça aquela ideia utópica de que basta a sua força de vontade para ter a vida que você sempre quis. 

Essa decisão foi baseada num tumor na tireóide, provocado principalmente por estresse. 
Normalmente quando você passa por uma situação em que o médico lhe diz que você tem um tumor que precisa ser retirado o quanto antes, você reavalia alguns pontos da sua vida, né? E eu não estava nem um pouco feliz com a minha. 

Então decidi que 2018 seria um ano de investimento em mim mesma.

Comecei a fazer um curso de empreendedorismo (Efeito Orna); Coaching pessoal (Girl Gang Mastermind), e ler muitooooo mais livros de desenvolvimento pessoal (os antigos autoajuda, né?) e profissional. 

Dessa forma, ganhei de presente do maravilhoso Bruno Nunes do canal Bruno Nunes, o livro "Escolha a sua vida" da autora Paula Abreu. 

E já no início do livro nos deparamos com essa citação.

"Este não é um livro de autoajuda tradicional. Ele não vai lhe ensinar a fazer amigos, ter sucesso, ganhar mais dinheiro, organizar melhor a sua casa ou ser mais produtivo. Também não vai ajuda-lo a se enquadrar no conceito tradicional de sucesso e felicidade, porque eu acredito que essa noção é falsa e precisa ser destruída." 
Sou formada em Jornalismo com pós graduação em Marketing e nunca tinha atuado efetivamente na área por estar presa em um trabalho numa área que odiava, mas que pagava as contas de casa. Resumidamente, estava jogando o meu diploma e 5 anos de esforço na faculdade no lixo. Tentava migrar de área na empresa... e nada! Mas para a grande maioria dos meus amigos, eu era uma pessoa bem sucedida. Afinal, trabalhava em uma grande empresa. 

"Sucesso sem felicidade é fracasso. Tempo é o verdadeiro luxo da modernidade. Não se deve gastar algo tão precioso com tarefas e pessoas que não valem a pena." 
Ao longo de quase 6 anos como "blogueirinha", percebi que é isso que gosto de fazer: produzir conteúdo, principalmente audiovisual. Consigo passar o dia inteiro em frente ao computador editando fotos; escrevendo roteiro ou postagens como essa; editando vídeo ou pensando em novos conteúdos. 
Mas sempre que tinha que sair de casa para trabalhar, já me batia o desânimo. 

No trabalho tinha horários variados ao longo da semana. Planejamento? Esqueça! Era tipo Casas Bahia: "Dedicação total a você!"

Eu sentia que estava desperdiçando o meu tempo trabalhando numa empresa que não via perspectiva de crescimento; com um chefe que eu achava um completo idiota e com pessoas extremamanete tóxicas. Tudo isso por quê? Dinheiro. 

Chegava em casa P&%@ da vida com o trabalho e isso afetava o meu relacionamento com o marido. 
Passamos muito tempo no trabalho; na verdade, passamos A MAIOR PARTE do nosso tempo no trabalho, então, se eu não me sinto realizada nesse âmbito da minha vida, todas as outras áreas ficam comprometidas. Vocês também são assim? 
Enfim, percebi que a maior causa da minha infelicidade era o trabalho e praticamente pedi pra ser demitida ao deixar bem claro ao meu chefe que eu não queria mais estar ali. 
"Não queria mais construir a minha vida em torno do meu trabalho, e sim o contrário. Meu objetivo era construir o meu trabalho em torno da vida que eu queria escolher viver. Ainda não via um caminho, mas sabia que havia um."
E, finalmente, em março eu consegui minha carta de alforria e fui demitida. 
Passados os momentos de excitação pelo FGTS, veio a questão: "O que vou fazer agora?"
Comecei a me aprofundar nos ensinamentos do coaching, a ler livros para descobrir o meu propósito e, mesmo estando em casa e o dinheiro diminuindo dia-a-dia, já me sentia mais feliz do que no trabalho. Eu só precisava me conectar com os meus valores; descobrir a minha missão; e encontrar uma maneira de fazer com que isso me gerasse uma graninha pra pagar os boletos. Não precisava de luxo. Só precisava de paz. De qualidade de vida, sabe? 

"As pessoas esqueceram seus valores e todos os dias tomam decisões sem pensar se o que decidiram esta de acordo com aquilo que acreditam.

Eis que veio então o momento tudo ou nada: um tiroteio. 
Cheguei no limite da minha paciência; do meu estresse e da minha sanidade mental. 
E foi nesse momento que eu ganhei este livro MARAVILHOSO. Eu gostaria de dar uma cópia dele para cada pessoa que esta passando pela mesma indecisão que eu passei, ou que acorda toda a segunda feira desejando que fosse sábado como eu desejava. 
Mas vou me limitar a convida-los a percorrer essa jornada comigo através deste vídeo. Ele é um pouco longo, mas peço que vocês vejam até o final. Eu prometo que valerá à pena.




COMPRE O LIVRO
Editora: Sextante
ISBN: 9788543104751
Ano: 2017
Páginas: 144

Natalia Eiras

6 comentários:

  1. Oi Nat!
    E acontece muito de alguns rumos na vida que são tomados pelo caminho que a própria vida vai nos levando, sem que sejam escolhas únicas nossas.
    Temos de buscar coisas que nos tragam felicidade e nos tragam prazer.
    Não li ainda o livro, mas muito me interessa, porque ando sempre em busca de novos propósitos, embora não possa reclamar da minha vida hoje. Posso fazer o que gosto e quero, na hora que quero e como quero e também tenho cuidado mais de mim. Mas foi uma longa caminhada que nos meu caso deu certo.
    Amiga, mesmo qeu o momento ainda seja turbulento, tenho certeza que logo atingirá seu objetivo, tanto em pagar os boletos, como se sentir feliz com o que faz. Só em ter a liberdade de escolha, já é uma grande conquista. Desejo que consiga e que não demore muito, estou torcendo por seu sucesso e felicidade em todas as áreas.
    Se precisar de alguma coisa, só falar...
    Só acrescentando... estou no mesmo momento que passou, com um tumor na tireóide e certea que terei de operar, mesmo sem saber ainda o resultado da biópsia, mas sei também que é mais uma etapa que enfrentarei com fé e certeza de sucesso.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Olá! Não tem como começar a rever meus conceitos depois dessa resenha e principalmente desse de assistir esse vídeo, além, é claro de encontrar várias semelhanças. Já é assustador saber que não estamos vivendo nossas vidas, imagina então tomar as rédeas dela. Sem dúvida é um passo que deve ser muito bem planejado e dado com muita consciência, afinal quase sempre não teremos o apoio daqueles que a gente mais precisa (ou acha que precisa). Não conhecia o livro, e apesar de não ser uma leitura que eu faça normalmente, achei muito interessante e sem dúvida quero conferir e quem sabe me inspirar um pouco e finalmente acordar.

    ResponderExcluir
  3. É difícil trabalhar em algo que se goste por falta de oportunidade ou por outros motivos, algumas pessoas até que conseguem. Verdade tem muitas pessoas decidindo as coisas pra gente. O livro parece ser interessante e diferente, nos incentiva a tomarmos nossas próprias decisões e pensarmos em nós mesmos. Não conheço o canal do Bruno vou dar uma olhada.

    ResponderExcluir
  4. Acho que preciso ler esse livro com urgência. Estou no mesmo problema que você trabalhando em um lugar só pelo dinheiro, ânimo zero. Não gosto nada dessa programação que "teríamos" que seguir.

    ResponderExcluir
  5. Oiii ❤ Mais um livro adicionado à minha lista de leituras com sucesso!
    Concordo totalmente que "sucesso sem felicidade é fracasso", porque a gente tem que atuar na área que gostamos, que nos faz querer dar o nosso máximo por gostar tanto do que fazemos. Acredito que fazemos com mais amor algo que gostamos, que nos deixa mais felizes e realizados.
    Seria bom que todo mundo que tivesse a oportunidade reservasse um tempo pra ler esse livro, porque tem muita gente que atua em uma área que não a faz feliz.
    Tô num momento importante em que tenho que escolher qual carreira quero seguir e acho que ler esse livro me ajudaria muito ❤

    ResponderExcluir
  6. Acho que muitas pessoas se identificam com isso, fazer as coisas pensando no que os outros irão achar. Quando não nos sentimos felizes, é muito importante ter coragem de mudar. Acho que esse processo que você passa de transformação pode ter sido complicada em alguns momentos, mas só o fato de você tomar as decisões pensando em você em primeiro lugar é incrível. Libertador como você mesma diz.

    ResponderExcluir