Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas

Hoje é feriado em Portugal, pois é comemorado o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Camões morreu em 10 de junho de 1850 e representa um dos poetas mais influentes da literatura lusófona, por isso, durante a República tentaram invocar a glória das comemorações camonianas de 1880, uma das primeiras manifestações das massas republicanas em plena monarquia. À princípio, era um feriado municipal, porém, durante o Estado Novo, o regime instituído em Portugal em 1933 sob a direcção de António de Oliveira Salazar, o dia de Camões passou a ser festejado nacionalmente.

Hoje existem festividades espalhadas por diversas comunidades portuguesas em países como Canadá, Cabo Verde, Reino Unido, e é claro, no Brasil.

Portugal é um dos poucos países do mundo que associa o seu dia nacional a uma data relacionada a cultura, e não a um fato histórico.

MAS QUEM FOI LUIS VAZ DE CAMÕES?

Aparentemente, ele nasceu em Lisboa em 1524, vindo de uma família nobre.
Pode ter cursado a universidade de Coimbra, mas não há nenhum registro na faculdade dele. Segundo alguns historiadores, depois de uma decepção amorosa, Camões teria se autoexilado alistando-se no exército e partido para a Africa, onde perdeu um dos olhos em batalha.
Eu poderia continuar contando várias curiosidades sobre este célebre poeta português, mas ninguém melhor para falar de Camões do que os próprios portugueses.
Eles fizeram este documentário onde tentam explicar todas as confusões históricas sobre a personalidade e sua importância para a cultura e nacionalismo português.
Vale muito à pena assistir. De verdade!
Aprendi muito sobre o grande autor de "Os Lusíadas" com este vídeo e espero que vocês também.

PS: Pode parecer que o vídeo esta com problema por não ter uma miniatura, mas na verdade ele é só velho e a RTP (emissora de TV portuguesa) não colocou miniatura no vídeo, na época)

E aí? Partiu ler "Os Lusíadas" e fazer um projeto tipo o de "A Divina Comédia" neste blog?
Se você não conferiu os vídeos de A Divina Comédia, você não sabe o que esta perdendo...
#ficaadica

COMPRE O LIVRO

1. Interessante essa data. Olha só como a literatura é valorizada na Europa. CAmões é um autor que ultrapassa qualquer tempo.

2. Oiii❤ Que legal saber que tem um dia de Camões em Portugal, nunca tinha ouvido falar nisso.
    Ainda não consegui concluir a leitura de Os Lusíadas, já faz um tempinho que comecei a ler, mas quero poder terminar em breve, pois apesar de o livro ter algumas palavras um pouco difíceis, é muito bom.
    Seria legal um projeto de Os Lusíadas ❤

3. Não sabia desse feriado em Portugal e nem do autor, achei legal o país associar um dia a cultura. Interessante saber sobre a vida de alguém assim como Camões, ainda não li Os Lusíadas, que é muitíssimo bem comentado, preciso ler, mas ainda não tenho o livro. Não conferi os videos da Divina Comédia, também preciso assistir.

4. Olá! Muito legal esse reconhecimento a um grande escritor da literatura mundial. Ainda não tive oportunidade de ler Lusíadas completo, mas já dei uma folheada no livro sim. Não conheço muito da história dele, por isso, o vídeo será bem-vindo.

5. Olá! Nossa, não fazia idéia que existia esse feriado, achei bem legal ter o dia de Camões, já que ele foi um poeta muito importante. Os Lusíadas esta na minha meta de leitura, espero ler em breve e poder conhecer mais a escrita de Camões. É super interessante que o dia nacional de Portugal está relacionado totalmente a cultura. Adorei saber mais sobre Camões! Beijos!

6. Camões foi um dos meus autores favoritos durante o ensino médio pois já tive que apresentar duas peças sobre os livros dele então esse influenciou muito a minha adolescência e a minha atual formação como leitora