Livro traz à tona grandes feitos de pessoas negras invisibilizadas pela história

Desenvolvido pela Faculdade Zumbi dos Palmares em conjunto com a J. Walter Thompson Brasil, o projeto Black Box conta as conquistas de pessoas negras que foram esquecidas pela história.

A África não é apenas o berço da civilização, mas também o lugar que criou as bases para o que viria a ser o cubismo, foi palco de invenções como o telescópio e também o local onde as primeiras cesáreas foram feitas. Que alguns destes africanos tenham sido trazidos como escravos para as Américas não deveria apagar essas conquistas. Pelo contrário, em um país em que mais da metade das pessoas são negras, este deve ser um motivo para que reflitamos cada vez mais sobre o apagamento de sua história. Ao longo de 15 mil horas de pesquisas envolvendo historiadores, jornalistas, professores e ativistas, o estudo liderado pela universidade deu origem a um livro de 200 páginas que busca retratar o legado cultural e histórico dos negros. Ao folhear as páginas, os leitores irão se deparar com folhas em papel translúcido que omitem partes do texto com caixas pretas, que não permitem conhecer as conquistas realizadas pelos povos africanos.

Quando viramos a página, podemos ver o que há por trás da história “oficial”: são informações históricas e nomes de heróis negros que foram omitidos ao longo dos séculos. “Quando surgiu a ideia de escrever esse livro, não tínhamos ideia que ele teria tantos assuntos. Mas quando começamos a pesquisar, um mundo inteiro se abriu diante de nós, com descobertas que nunca poderíamos ter imaginado”, contam Ariane Polvoni, Editora-Chefe, e Thamara Pinheiro, pesquisadora de conteúdo e redatora do projeto.

Para ilustrar essas conquistas, foi usado um mapa da área onde ficava localizado o quilombo dos Palmares, símbolo de resistência à escravidão no Brasil. Através do design generativo, pequenas versões deste mapa foram reunidas para formar diversas imagens, deixando o DNA da história negra impresso em cada ilustração.

A universidade foi mais longe e levou essas conquistas para a sala de aula. Cada capítulo do livro foi integrado ao currículo e estará presente em diferentes níveis universitários, como uma forma de reparar o apagamento da cultura negra.

Esse texto esta tão perfeito, que eu não tenho nada a acrescentar. Apenas aplaudir a iniciativa e a universidade, bem como o site Hypeness por divulgar essa maravilha conosco.
O que vocês acharam do projeto? Deixem nos comentários.

1. Oiii ❤ Infelizmente, tem muita gente que não entende o quanto esse tipo de publicação de livro é importante. Triste saber que muitos negros, que foram tão importantes, foram invisibilizados, esquecidos, como se não merecessem ser lembrados.
    Esse tipo de livro deveria ser disponibilizado nas escolas do país, pois é muito importante tanto para enriquecer o conhecimento, quanto para conscientizar.
    As pessoas que desenvolveram esse material têm que ser aplaudidas de pé pelas inúmeras horas de dedicação pra trazer um material tão enriquecedor como esse ❤ Vou procurar saber mais sobre essa obra.

2. Olá! Esse projeto é tão importante!❤ É tão triste nós não termos idéia de tantas dessas conquistas e saber que foram omitidas tantas informações históricas e nomes de heróis negros. Esse projeto foi muito bem trabalhado e muito bem constituído, já que foram 15 mil horas de pesquisa. Preciso muito ler esse livro e conhecer esses heróis e os fatos que nos foram omitidos. Espero ter a oportunidade de ler esta obra, que com certeza será uma leitura muito enriquecedora e interessante. Beijos!

3. Olá! É inacreditável saber que histórias tão importantes foram simplesmente “esquecidas”, apagadas da sociedade. Por isso a iniciativa merece muito barulho, e deve ser compartilhada por todos, achei muito interessante a forma como a história é apresentada.

4. Esse sim é um projeto que realmente vale a pena. E espero que ele possa ser integrado à outras universidades pelo Brasil. Amei a iniciativa da Zumbi dos Palmares. Temos que mostrar que existem muitos negros que lutaram e deram a própria vida em nome da liberdade de todo um povo. Essa é para aplaudir de pé.

5. Muito interessante e importante esses projeto, seria excelente se outras escolas levassem para as salas de aulas, quantas coisas boas existiram em relação aos negros e nem tivemos conhecimento, é muito triste isso, gostaria muito de poder conhecer essas histórias.

6. Eu adorei a ideia do livro e todo esse terror fotográfico que ele tem Achei bem interessante Com certeza é um livro que merece ser lido. A questão da representatividade Negra nunca foi tão bem abordada como está sendo nesses últimos anos