Livros para entender a depressão e ansiedade


Segundo a Organização Mundial de Sáude (OMS) a depressão afeta mais de 11 milhões de brasileiros. Ao lado de transtornos de ansiedade, a depressão vem se tornando o mal do século e levando milhares de pessoas aos consultórios psiquiátricos e aos psicólogos. 

No livro "Depressão não é fraqueza", o autor se propõe a apresentar a diferença entre tristeza e depressão e ensinar o leitor a reconhecer em si e nas pessoas que estão ao seu redor os sintomas da doença, além de mostrar por que essa doença afeta milhares de pessoas no planeta. Baixa autoestima, ansiedade e sentimento de culpa, além de dificuldade de tomar decisões e sentir prazer, são apenas alguns dos indícios de que a doença pode estar presente.

Segundo dados publicados pela OMS no ano passado, e divulgados pelo jornal Estadão, a depressão será a doença mais incapacitante do mundo até 2020. 

Em 10 anos, tivemos um aumento de 18% no número de casos registrados. E os números só não são maiores porque muitas pessoas ainda não procuram ajuda, por não perceberem que possuem a doença ou pelo estigma que a sociedade impõe. E para piorar, o Brasil é campeão nos casos de depressão na América Latina. 


Já em "O cérebro ansioso" do mesmo autor,  são apresentados os conceitos por trás dos transtornos de ansiedade, que atrapalham a vida de milhares de pessoas. Descobrimos que a ansiedade na verdade é um sistema criado para garantir a sobrevivência da espécie e tentamos entender qual o limite entre uma ansiedade saudável e início da doença.

Em 2015, 18,6 milhões de pessoas sofriam com transtorno de ansiedade no Brasil, e este número não para de aumentar... os casos mais comuns são sindrome do pânico e ansiedade generalizada, mas já existe um novo colega nessa estatística que vem preocupando os especialistas, ao ponto de ganhar uma nota na classificação de doenças da OMS: A Síndrome do Burnout.

Segundo o Ministério da Saúde, a "Síndrome de Burnout é um estado físico, emocional e mental de exaustão extrema, resultado do acúmulo excessivo em situações de trabalho que são emocionalmente exigentes e/ou estressantes, que demandam muita competitividade ou responsabilidade, especialmente nas áreas de educação e saúde."
E convenhamos, se você perguntar para qualquer pessoa se ele é ansiosa, a chance de você ouvir "Sim" como resposta é muito grande!

Se você se identificou com alguns dos sintomes relatados neste texto, procure ajuda médica! Os livros podem lhe ajudar a entender o que esta passando, mas o acompanhamento profissional é essencial.
E se você conhece alguém com este sintomas, compartilhe esse post com esta pessoa. Você pode estar ajudando a melhorar a vida de uma pessoa, ou até mesmo salva-la nos casos mais graves de depressão.

COMPRE OS LIVROS 

Natalia Eiras

6 comentários:

  1. Olá! Ainda não conhecia ambos os livros, mas com certeza vou procurar me informar mais sobre eles. Acho muito importante esse tipo de livro, pois ele pode ajudar as pessoas a identificaram e entenderem melhor a ansiedade e a depressão. Nossa, é tão triste que o Brasil seja o campeão de casos de depressão na América Latina.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oiii ❤ Acho muito importante que temas como depressão, ansiedade e outros transtornos mentais sejam abordados. As pessoas precisam entender que esse tipo de doença precisa ser tratada e quanto mais se demora pra tratar, pior a situação vai ficando.
    Depressão é ansiedade não são falta de Deus, não são brincadeira e muito menos frescura, são doenças muito sérias, que se tratadas podem melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com elas.
    Seria bom que esse tipo de livro fosse disponibizado em escolas, faculdades e bibliotecas etc, lugares onde várias pessoas frequentam, pois muita gente acha que os sintomas que tem não são nada, são passageiros, mas na verdade têm algum transtorno mental.
    Adoraria ler esse livro ❤

    ResponderExcluir
  3. Eu já passei por uma fase depressiva e olha, não é nada fácil. Nem eu me reconhecia. Só com uma psicóloga que consegui me reerguer, sem precisar de remédio felizmente. É uma luta contra você e você precisa vencer para o bem.
    Esses dias teve uma palestra sobre burnout no trabalho. Ali precisa mesmo. Lugar muito estressante para se trabalhar. kkkk
    Gostei dos livros. Assuntos muito pertinentes para o mundo de hoje.

    ResponderExcluir
  4. Livros interessantes e importantes, achamos que sabemos sobre a depressão, mas não sabemos direito como ela funciona, lendo sobre o assunto fica mais fácil compreender seus sintomas, realmente cada vez mais esta aparecendo casos com essa doença, muitas pessoas nem se dão conta, infelizmente, ou não aceitam. Fico imaginando como é difícil para alguém passar por isso e conseguir sobreviver para dar a volta por cima.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Trabalho em uma escola, então o que mais vejo são profissionais se afastando por conta de depressão, ansiedade, entre outros. Além, claro, de conviver com alunos que se cortam diariamente e aquelas noticias entristecedoras de pessoas que resolveram colocar fim definitivo nesse tormento, sem dúvida, a depressão infelizmente vem causando grandes estragos na sociedade e precisa ser discutido abertamente para entendermos que estamos lidando com uma doença e é preciso sim buscar ajuda.

    ResponderExcluir
  6. No século Como qual Estamos vivendo e com essa busca pela imagem perfeição é muito necessário trabalhar a questão da depressão e da ansiedade. são doenças banalizadas de certa forma e que geram Impacto posterior sem precedentes na vida do indivíduo. E eu como psicóloga Recomendo muito a leitura de ambos os livros pois quanto mais informação melhor saberemos lidar com o problema e a dor dos outros

    ResponderExcluir