Você conhece o Esens?


LITERATURA EM ÁUDIO E AO ALCANCE DE TODOS OS ESTUDANTES

Estudantes da iniciativa pública e privada ganham, a partir de junho, um incentivo a mais para se dedicar à leitura: o aplicativo Esens, que resume a essência de obras literárias não ficcionais em áudios de até 15 minutos, passa a oferecer assinatura gratuita a todos que comprovarem um vínculo estudantil. O benefício será garantido durante todo o período de matrícula, seja em escolas de ensino médio, cursos técnicos ou cursos superior, e dará ao estudante o acesso ao resumo de mais de 100 best-sellers das áreas de negócios, cultura, economia, saúde, história, liderança, marketing, finanças, política, psicologia, ciência, autoajuda, sociedade e tecnologia. 

Com essa iniciativa, Elizaveta Uvarova, fundadora e CEO do Esens, busca ajudar os brasileiros a criarem mais gosto pelos livros e assim melhorar os números de hábitos de leitura no país, que atualmente corresponde a 2,43 livros por ano, de acordo com dados do Instituto Pró-livro. “A leitura é uma das oportunidades mais democráticas e acessíveis de desenvolvimento humano. Queremos estimular os estudantes a conhecerem títulos que dificilmente teriam acesso sem o uso do aplicativo e, desta forma, incentivá-los a aprender algo novo a cada dia para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, e também instigar a curiosidade para conhecer as obras completas”, afirma Elizaveta.

Para garantir o acesso gratuito, os estudantes devem curtir a página do Esens no Instagram e enviar, via DM, uma selfie onde aparece o seu rosto e a carteirinha de estudante com a data de validade visível. Depois de recebida a mensagem, o estudante receberá um código para acessar o aplicativo de forma gratuita. 


COMO FUNCIONA?

A mensagem principal das obras é resumida em um áudio de até 15 minutos, feito por uma equipe com especialistas em comunicação, linguística e tradução. 

Todos lêem os livros originais e fazem um resumo de sua essência. Em seguida, as visões são compartilhadas para que seja possível extrair a ideia principal do livro e assim passar de forma dinâmica para o aplicativo, que pode ser acessado em qualquer lugar, ajudando o usuário a economizar tempo e dinheiro enquanto aprende algo novo para acelerar a sua carreira, matar uma curiosidade ou, simplesmente, para relaxar.

O grande diferencial do Esens, que será sentido em breve no mercado, é o propósito de sua criação. “Não estamos aqui para ser somente um aplicativo de resumo de livros. Nós queremos contribuir para a expansão dos rumos da leitura no Brasil. Aqueles que já lêem, vão conseguir priorizar melhor suas leituras a partir dos resumos e indicar mais livros para aqueles que gostariam de ler mais. Para os que não têm o hábito, vamos desenvolver um verdadeiro ecossistema de inclusão na leitura, a partir de resumos e áudios, que tem se tornado um formato cada vez mais popular” destaca Elizaveta.

Com ao menos 30 novos livros adicionados a cada mês, o Esens já conta com alguns best-sellers em sua biblioteca, a exemplo do livro “Estratégia do Oceano Azul”. Fenômeno global que já vendeu 3,5 milhões de cópias no mundo todo, a obra ensina como investir em mercados inexplorados com base em um estudo de 150 movimentos estratégicos. Outra opção para quem já quer iniciar o uso do aplicativo aprendendo com as bibliografias mais indicadas no mercado, o título Homo Deus: A brief story of everyone who ever lived apresenta o mais recente pensamento sobre as origens africanas do Homo Sapiens e questiona o que nossos genes podem realmente nos dizer.

O Esens já está disponível para download na App Store e Google Play.

Texto: Bruno Lino - assessor de imprensa da Esens. 

Natalia Eiras

6 comentários:

  1. Oiii ❤ Adorei essa iniciativa, com certeza isso vai ajudar muitos estudantes, que por vezes precisam fazer leituras obrigatórias da escola, mas não tem como ler ou adquirir o livro.
    Gostei de saber que as obras são resumidas, pois assim os estudantes não se cansarão rapidamente, achei tudo bem formulado.
    O aplicativo estar na App Store e no Google Play é ótimo, pois assim é muito simples tê-lo.
    Gostei do post, vai ser muito bom pra estudantes saberem disso ❤

    ResponderExcluir
  2. Que legal e interessante, um bom incentivo para ler mais, saber mais, alguns estudantes estão sempre atrás de resumos, e com esse aplicativo vão poder ouvir e em poucos minutos um resumo, que facilidade, assim despertando interesse em ler a obra e tudo isso de graça, que maravilha.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Por mais iniciativas assim! Adorei essa iniciativa, é ótimo saber que os estudantes poderão ter acesso a esses resumos e, de fato, assim muitos poderão adquirir o hábito da leitura, que é transformador. Os números de hábito de leitura no pais são tão baixos, espero que essa iniciativa ajude esses números a subirem e que novos projetos possam ser criados também com esse mesmo propósito. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Muito interessante esse app, não sabia da novidade e como trabalho em uma escola já vou compartilhar a notícia para que todos possam aproveitar essa baita oportunidade. Uma iniciativa muito bacana é realmente uma ótima maneira de incentivar ainda mais a leitura.

    ResponderExcluir
  5. O aplicativo é interessante porque vai levar conhecimento para as pessoas. Mas acho que não existe nada melhor do que ler realmente e tirar suas próprias conclusões. Acho muito pouco provável que, depois de saber o resumo, a pessoa vá procurar o livro para ler. Eu tenho uma amiga que sempre fala que vai me dar o livro pra eu ler e depois contar para ela porque ela tem preguiça de ler. Eu nunca fiz isso porque eu ainda acho que uma hora a curiosidade dela vai vencer a preguiça. kkkk

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia esse aplicativo mas eu já tinha ouvido falar em iniciativas semelhantes a essa. Eu até gosto de ouvir audiolivros de vez em quando Eu até gosto de ouvir audiolivros de vez em quando e fico feliz em saber que mais pessoas terão a oportunidade de conhecer obras maravilhosas

    ResponderExcluir