J.K.Rowling

Rainha da Magia


UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO

A escritora britânica Joanne Kathleen Rowling nasceu na cidade de Yate, em 31 de julho de 1965. Ela se tornaria célebre pela criação do bruxinho Harry Potter, que lhe renderia sete volumes de uma série premiada e aceita quase unanimemente pela crítica e pelo público.

Durante a infância ela nutria um amor incondicional por seus avós paternos, seus prediletos. Sua avó, Kathleen Ada Bulgen Rowling faleceu quando a garota tinha apenas 9 anos. Em sua homenagem, Joanne adota seu nome, representado pela letra ‘K’, para completar seu nome artístico – J.K. Rowling.

J. K Rowling cursou Língua e Literatura Francesa na Universidade de Exeter. Após sua graduação, ela deu sequência à formação na capital francesa, aí permanecendo durante um ano. Voltando à Inglaterra, começou a trabalhar na Anistia Internacional em Londres, como secretária bilingue e investigadora. Ansiando por concretizar seu sonho de escrever, deixou o cargo e foi para Portugal no ano de 1991.

Neste país ela dava aulas de Inglês à tarde e à noite e, pela manhã, costumava escrever nas mesas dos cafés do Porto, cidade em que permaneceu por cinco anos. Neste ritmo ela deu início a sua trajetória literária, mais especificamente à criação de sua saga. Ela preservaria a rotina de escrever nos bares, mas seu livro, o primeiro Harry Potter, só foi concluído depois que ela se divorciou do marido, o português Jorge Arantes, e seguiu com sua primogênita para Edimburgo, na Escócia.

Foi uma longa jornada até que Harry Potter e a Pedra Filosofal fosse aceito pelo mercado editorial. A autora teve que realizar um ‘tour’ por diversas editoras, e em 1994 experimentou a miséria e um estado depressivo, até que a Bloomsbury decidiu lançar sua primeira obra. Quando enfim ele foi publicado, em junho de 1997, Joanne ministrava aulas de francês. O sucesso foi instantâneo, vieram os primeiros prêmios no campo dos livros para crianças. Ela conquistou até mesmo a premiação de Livro Infantil do Ano, concedido pelo British Book Awards. Sua obra prosseguiu a trajetória ascendente, mantendo-se sempre nos primeiros lugares entre os livros mais vendidos, tanto na categoria infantil, quanto na adulta.

Hoje ela é a escritora mais rica e poderosa do Planeta, e pode assim converter sua fortuna no auxílio à luta contra enfermidades, a desigualdade e a miséria do mundo. Sua obra já foi traduzida para sessenta e quatro idiomas, e a revista Forbes a considerou, em 2004, a primeira criadora literária a conquistar bilhões de dólares com esta atividade. Harry Potter é a série de livros mais vendidos do mundo, ultrapassando o valor de 450 milhões de cópias vendidas.  


JK E O DOMÍNIO CINEMATOGRÁFICO.

Em 1999, Rowling vendeu os direitos de imagem do primeiro filme para a Warner Bros. O primeiro diretor cotado para dirigir o filme, era Steven Spielberg, mas ele queria fazer o longa no formato de animação, o que ia contra os desejos de JK. Logo ele foi substituído e a Warner Bros escolheu Chris Columbus para o trabalho. 





Direção: Chris Columbus.

Roteiro: Steven Kloves. 

Duração: 2h e 39 minutos

Bilheteria Mundial: $974,755,371 - Filme já figurou no TOP10 das maiores bilheterias mundias, hoje encontra-se em 24º lugar. 










Direção: Chris Columbus.

Roteiro: Steven Kloves.

Duração: 2h e 54 minutos

Bilheteria Mundial: $878,979,634 - Hoje encontra-se 38º lugar na lista das maiores bilheterias mundias.













Direção: Alfonso Cuarón.

Roteiro: Steven Kloves.

Duração: 2h e 22 minutos

Bilheteria Mundial: $796,688,549 - Hoje encontra-se 50º lugar na lista das maiores bilheterias mundiais.  













Direção: Mike Newell

Roteiro: Steven Kloves.

Duração: 2h e 37 minutos

Bilheteria Mundial: $896,911,078 - Hoje encontra-se 35º lugar na lista das maiores bilheterias mundiais.  












Direção: David Yates.

Roteiro: Michael Goldenberg

Duração: 2h e 22 minutos

Bilheteria Mundial: $939,885,929 - Hoje encontra-se 30º lugar na lista das maiores bilheterias mundiais.  





Direção: David Yates.

Roteiro: Steve Kloves

Duração: 2h e 33 minutos

Bilheteria Mundial: $934,416,487 - Hoje encontra-se 32º lugar na lista das maiores bilheterias mundiais.  













Direção: David Yates.

Roteiro: Steve Kloves

Duração: 2h e 30 minutos

Bilheteria Mundial: $956,399,711 - Hoje encontra-se 28º lugar na lista das maiores bilheterias mundiais.  










Direção: David Yates.

Roteiro: Steve Kloves

Duração: 2h e 30 minutos

Bilheteria Mundial: $ 1,328,111,219 - Hoje encontra-se 7º lugar na lista das maiores bilheterias mundiais. No ano de seu lançamento o filme figurou em 3 LUGAR! Sendo o maior marco da saga. 



Juntando todos os filmes, Harry Potter é a saga mais rentável da história do cinema. Os oito filmes batem a marca dos 7 bilhões de doláres. A saga ainda conta com diversas indicações ao BAFTA (Oscar Britânico), e com outras doze indicações ao maior prêmio do cinema, o Oscar. Apesar de nunca ter ganho um prêmio no Oscar, a série ganhou um dos prêmios mais importantes do BAFTA  (Prêmio Michael Balcon de Contribuição ao Cinema Britânico).

O sucesso do mundo cinematográfico de Harry Potter foi tão grande, que depois de cinco anos do lançamento de seu último filme, JK Rowling e a Warner Bros, anunciaram que ainda em 2016 estará chegando aos cinemas uma nova franquia do mundo da magia: "Animais Fantásticos e Onde Habitam"




Sinopse:
O excêntrico magizoologista Newt Scamander (Eddie Redmayne) chega à cidade de Nova York com sua maleta, um objeto mágico onde ele carrega uma coleção de fantásticos animais do mundo da magia que coletou durante as suas viagens. Em meio a comunidade bruxa norte-america que teme muito mais a exposição aos trouxas do que os ingleses, Newt precisará usar suas habilidades e conhecimentos para capturar uma variedade de criaturas que acabam saindo da sua maleta.

"Animais Fantásticos e Onde Habitam"  é um filme escrito por ninguém mais, ninguém menos de que nossa rainha JK Rowling. Já está confirmado que essa nova saga será uma trilogia, e que a direção do primeiro filme continuará sendo de David Yates. No elenco encontramos nomes de grande peso, como o recém ganhador do Oscar, Eddie Redmayne, vivendo nosso protagonista, o Newt Scamander. Já aconteceram algumas sessões de pré-estreia em Londres, e a primeira recepção da grande críticia é que essa saga, poderá ser tão grandiosa quanto a do jovem bruxinho Harry. 

DEPRESSÃO E A MAGIA ALÉM DAS PALAVRAS

Como já foi dito, JK Rowling já viveu uma depressão. Tendo em vista tudo o que ela passou, podemos considerar uma mulher guerreira e inspiradora. Seu primeiro casamento foi abusivo, JK ainda tinha difícil relacionamento com seus pais.
Quando estava grávida, chegou a ficar desempregada e ficou sendo sustentada pelo governo. Até que depois de diversas recusas, Harry Potter e a Pedra Filosofal foi finalmente aceito por uma editora. Essa incrível história de superação, podemos encontrar no filme biográfico "Magia Além das Palavras". Que é uma obra não autorizada pela JK, mas conta toda sua história.

Poppy Montgomery
(Interpretou, JK Rowling)

O filme não foi muito comercializado, e nem é muito conhecido. Ele pode ser encontrado em plataformas na internet como no YouTube e em serviços de Stream como a Netflix e Popcorn Time.
Paul A. Kaufman foi responsável pela direção, enquanto Tony Caballero e Jeffrey Berman foram os roteiristas.
Minhas impressões sobre o filme é que ele parece ser bem fiel a história da JK. Ele é sensível, triste, e ao mesmo tempo mostra como nossa rainha é batalhadora e vencedora. Encontramos toda a dificuldade de vida dela, e vemos também partes de seu processo criativo na hora de escrever nossa tão amada saga. Se você é fã da saga, eu aconselho a assistir sim, vale a pena.

O MUNDO DA MAGIA ALÉM DE HARRY POTTER

EM CONSTRUÇÃO. 


0 comentários:

Postar um comentário