Perdido no Cinema: O lar das crianças peculiares


Primeiramente eu preciso avisar que esse post não será nada fofo...
Assim como milhares de pessoas, eu fui ler O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares antes de sair o filme, e ao terminar a leitura do primeiro livro comecei imediatamente o segundo e atualmente me encontro lendo o terceiro livro (que tive que parar no meio do caminho para ler outras coisas, mas enfim...)
 O que eu achei dos livros você poderá conferir nas resenhas no nosso canal no Youtube, mas resumindo o que achei do primeiro livro é: Entrega o que se propõe, uma fantasia contemporânea surrealista e diferente de todas as fantasias que você já leu por ai.
Ponto positivo para esta série por isso!
Mas é tudooooooo isso que as pessoas falam? Sinceramente...não. A diagramação, é!

Mas vamos falar sobre a adaptação para os cinemas que é o motivo desta postagem.


A impressão que eu tive é que o Tim Burton não leu o livro.
Sério....

Se você pegar as primeiras, sei lá, 50 páginas do livro e comparar com o filme, será igual. O Jacob encontra o avô morto no meio da floresta, ele diz para o garoto procurar a "ave" na ilha que ele viveu quando era pequeno e isso dá início a jornada de Jacob rumo ao encontro das crianças peculiares e a srta.Peregrine.

Daí em diante, você pode pegar o livro e tacar no lixo.
Praticamente todos os personagens tiveram suas características alteradas.
Pra começar a srta.Peregrine é uma senhora no livro e no filme ela é bemmmm mais jovem.



Mas essa parte eu até acho que ficou melhor no filme do que no livro, pois eu não consigo imaginar como uma mulher conseguiria domar tantas crianças sendo uma idosa. Ainda mais crianças peculiares!

A Emma é uma das personagens principais do livro estando sempre ao lado de Jacob. Ela tem uma história com o avô dele e consegue produzir fogo com as mãos. Já a Olive, é descrita como uma criança que flutua e por esse motivo, ela utiliza um sapato feito de ferro que a mantém no solo. Mas no filme... essa é Emma!
Como é que é??!

É isso mesmo.
No filme, os poderes (ou melhor, as peculiaridades) dessas duas personagens estão invertidas. Por que? Não sei. Talvez, por que como eu disse no início dese post o Tim Burton não tenha lido o livro?


Falando em Tim Burton... O diretor descreveu a srta. Peregrine como uma Mary Poppins assustadora. Na boa? Assustador é o Tim Burton! A Eva tá diva como Srta.Peregrine, enquanto que o Tim tá cada dia mais parecido com um acólito. Olha isso!


Só eu achei que se botarem um óculos escuros no Samuel L. Jackson ele fica uma versão mais monstruosa do próprio Tim Burton?
E por falar no personagem interpretado por Samuel L. Jackson... ele foi escrito especialmente para o filme. Por que? Também gostaria de saber...


As outras crianças peculiares que tem papeis importantes na série, se tornaram meras coadjuvantes nesta adaptação e tiveram suas idades alteradas. E tem o navio.

Achando que o fato de termos uma série de crianças com os mais diversos poderes, e um monstro que as persegue, fosse pouco efeito especial e que essa perseguição não seria o suficiente para fazer com que o expectador ficasse impactado, o diretor decidiu fazer ressurgir das cinzas um navio naufragado.
Ou melhor...fez ressurgir das profundezas de Posseidon um Titanic, que no livro continua descansando tranquilamente no meio do oceano até hoje. Por que? Porque devia ter pouco efeito especial no filme... ou porque era muito mais fácil botar um transatlântico pra navegar do que se ater a história original.

A verdade é que se você não leu o livro, vai achar o filme legal. Mas se você leu, vai achar a história corrida, completamente alheia ao livro e o pior... ELA TEM UM FINAL!

Eu estou no terceiro livro e ainda não sei o final da história, mas agora estou com muito medo de que na cabeça louca do Tim Burton, ele tenha pego o início do livro, inventado alguma coisa no meio e finalizado com o final do livro mesmo (guardadas as devidas mudanças, é claro...) e tenha me dado um BAITA SPOILER!!!

Depois de tudo isso só me resta voltar pros livros, que são muito melhores. Fui!


Natalia Eiras

9 comentários:

  1. Oi Natalia,esse já é o segundo comentário que leio sobre o filme,que a opinião é bem parecida. Mas acredito que você ficou muito mais indignada.Rsrs
    Que frustração !!!! :/

    Eu não posso nem dar a minha opinião, pois não li os livros. E sinceramente não sei se pretendo.
    Mas o conselho que tenho para você, é que continue com os livros, pois o filme...

    ResponderExcluir
  2. Me interessei muito pelo livro da primeira vez que li a sinopse, o que mais me chamou a atenção foi o título. Quando soube que seria lançado o filme Fique empolgada, porém, ao assistir o trailer, só me decepcionei. Acabei nem indo assistir e depois da sua opinião, acho mesmo que não vale a pena..

    ResponderExcluir
  3. Já estava sabendo que o Tim Burton decepcionou legal nesse filme, e o que mais me incomodou foi essa troca de personagens que no fim das contas não agrega nada pra história... Eu só não condeno tanto assim porque foi o lançamento do filme que me fez criar interesse pelos livros, mas independente disso, acho que o diretor poderia ter pensado mais nos leitores :/

    ResponderExcluir
  4. Eu não li o livro mas pretendo mudar isso em breve e depois assistir o filme, mesmo que todos estejam falando que é uma adaptação nada fiel, parece que o produtor quis criar um filme infantil e divertido, tirando todo o ambiente sombrio da estória. Espero que não tenha spoilers, pois ainda acho que irei demorar para encerrar a trilogia.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Antigamente quando me falavam que um livro que gosto ia ter adaptação ficava toda empolgada para realmente ver aquela historia, mas atualmente quando falam que um livro que gosto vai ter adaptação já fico com medo, pois estão mudando tanto mas tanto as historia que sinceramente acho melhor eles criarem logo algo novo, obrigada pela dica e irei assistir antes de ler, pois estou vendo que se fizer o contrario o filme ira me incomodar muito !!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Não assisti o filme, mas todos os comentários que encontrei, de pessoas que já leram os livros, foram iguais aos seus. Que pena! Tenho os livros e pretendo ler em breve, então, nem vou me preocupar em ver esse filme. Talvez, bem mais adiante. Prefiro os livros e minha imaginação sobre os personagens e situações.
    Obrigada por suas palavras e sinceridade! Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li o livro e também não assisti ao filme. Que pena que a adaptação não segue a mesma premissa do livro, que as alterações tenham sido impactantes para quem leu o livro, é uma pena quando isso ocorre, pois vamos com a expectativa lá em cima e depois nos decepcionamos. Gostei muito da sua crítica, e quero ler e assistir ao filme em breve.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    É uma pena que mais uma adaptação tenha ficado tão diferente da obra original... Acho que quem faz a adaptação devia deixar claro que leu o livro e fazer algo o máximo parecido possível.... Estou bastante curiosa para assistir ao filme e ler aos livros (diga-se de passagem que as edições estão lindas)... Espero poder fazer isso em breve...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  9. Oi!! Eu só li o primeiro livro por enquanto. Quando anunciaram o filme eu fiquei feliz, mas logo no trailer eu já vi que o Tim tinha feito porcaria, então ainda não tive força de vontade pra ver o filme, eu confesso.

    ResponderExcluir