5 livros para você arrumar a sua vida financeira

Dinheiro não dá em árvore. Infelizmente...
Como não dá pra chamar Jesus de volta pra fazer o milagre da multiplicação dos pães no nosso saldo bancário, só nos resta duas alternativas galera: Se matar de trabalhar e juntar dinheiro (como nossos pais faziam), ou aprender sobre educação financeira e botar nosso dinheiro pra trabalhar pela gente de forma a atingirmos as duas palavrinhas mágicas: Independência financeira. 

Tudo isso é muito lindo, né? Adquirir a independência financeira e poder sair comprando tudo por ai! (Eu compraria uma livraria fácil... e iria a falência no mê seguinte provavelmente...) 
Só que a coisa não é tão fácil assim...

Desde os meus 17 anos eu trabalho. E desde essa época eu junto dinheiro. Só que eu juntava dinheiro da forma errada. Por que? Porque eu juntava na boa e velha poupança...

Tirando o fato que o meu pai limpou a minha poupança (e não, eu não vou ver esse dinheiro nunca mais, pois ele morreu sem me pagar. Na verdade, ainda me deixou dívidas! Longa história...), era para eu ter muitoooooooo mais dinheiro do que tenho reservado hoje. (Uns 7 mil no máximo....) 
Por que? Porque a retardada aqui demorou muito a entender que a poupança não rendia nada, que existiam milhares de investimentos melhores e que bastava um pouco de leitura e pesquisa para aprender como gerir melhor o dinheiro. 

Agora, eu estou botando em prática esses conhecimentos e vou dividir com vocês o que aprendi dando o caminho das pedras. E, é claro, a bibliografia. 
Vamos começar a percorrer o caminho de tijolos amarelos? Vem com a titia...


1. Os mitos do dinheiro

Antes de você começar a traçar estratégias mirabolantes de onde investir o seu dinheiro, você precisa mudar a forma como você lida com ele. Você precisa entender que você não pode viver do imediatismo, ou seja, não pode comprar por impulso. Você precisa entender que todos os livros que você irá ler sobre finanças pessoais foram escritos por caras que são muito ricos, ou seja, eles tem uns 50 mil pra investir, e dessa forma, faz todo sentido o conselho de "não coloque todos os ovos em uma unica cesta". Mas você, jovem padawan e mero mortal como eu, que temos menos de 10 mil guardados precisamos da ajuda do tal "juros sobre juros" pra fazer o nosso din din render alguma coisa. E só vamos conseguir esses tais juros se nós fizermos um investimento seguro (porque você é padawan!!! Você não é um jedi! Pelo menos não ainda... calma), onde nós poderemos fazer "aportes", ou seja, dar aquele "up" no saldo com o que restar do 13° salário, sem correr o risco de perder tudo. 
Os caras diversificam os investimentos justamente por isso. Ao invés de eles colocarem 50 mil num único lugar e correr o risco de perder tudo (já que eles fazem investimentos mais arriscados), eles colocam um pouquinho em cada. Se eles perderem, perdem pouco. 
Você precisa começar com este livro pois ele vai mudar a forma como você lida com o dinheiro e mostrar como uma pessoa que esta começando deve pensar em relação ao investimento.

Já tem resenha deste livro no canal!


2. Dinheiro: Os segredos de quem tem 

Depois que você já aprendeu que precisa pensar 2...3....vezes antes de sair comprando tudo por ai. (Olha eu me controlando com a compra dos livros gente!), tá na hora de você aprender um pouco sobre a sopa de letrinhas que são os investimentos. É um tal de CDB...taxa Selic....Tesouro Direto...VGBL....
Mas calma. Titio Cerbasi vai te explicar tudo tim tim por tim tim. Ai você vai pegar todas essas informações, vai entrar no site do seu banco e ver o que ele te oferece. Ou vai conversar com seu gerente, mas lembrando que ele esta ali para te vender um produto. VOCÊ É SEU MELHOR GERENTE! Não deixe ele te enrolar...

Outra coisa: Você vai começar a planejar onde vai investir o dinheiro que você já tem guardado na poupança. Porém, se você deposita todos os meses 200 reais na poupança, vai se planejar pra que sobre 400 por mês. Por que? Porque você vai separar esses 200 da poupança para outra coisa, que verá mais à frente. Aguarde...

Você vai descobrir neste livro qual é o seu perfil. Se você é mais conservador, vai descobrir qual é o melhor investimento pra você; se for mais arrojado, ele também vai lhe mostrar onde investir. 
Eu recomendo um site chamado Easyinvest para fazer projeções obre investimentos. Gosto bastante, pois acho super simples. 
Agora que você já sabe qual o investimento certo, vamos começar a traçar a estratégia. Mas primeiro...vamos nos organizar. 

3. Produtividade Máxima

Não adianta. Pra você conseguir investir...juntar dinheiro...é necessário um MINIMO de organização. E se você é do tipo que tem papeis espalhados por todos os cantos, vive com duzentas agendas e mesmo assim perde os compromissos, terá que ajeitar a sua vida primeiro. 
Acho esse livro sensacional, pois ele não fica apenas na organização física do espaço. A autora também dá diversas dicas de aplicativos para você organizar a sua agenda pessoal, organizar suas finanças online, etc. Vale muitooooooo á pena a leitura! Sério. 
Eu passei a usar o Google Agenda para me organizar; Eu digitalizei todas as minhas coisas. Dei adeus aos álbuns de fotos e digitalizei tudo. As anotações da faculdade e da pós foram para as nuvens através do google docs. A agenda virou o google agenda que me manda notificação dos compromisso pelo celular e traça metas pra mim, como por exemplo, fazer a lição de francês e alemão todos os dias (ou passear com o cachorro). Minha vida ficou muuito melhor sem papel. Os únicos papeis que eu conservo são os livros. Só. 
Eu deveria fazer uma planilha com todos os gastos do mês. deveria. mas ainda não cheguei nesse nível de organização...mas já uso um app pra cadastro das contas gerais de casa. Logo, sei exatamente quanto eu tenho de gastos fixos no mês e assim pude planejar quanto eu iria destinar TODOS os meses para o investimento.  
Agora que você já sabe quanto recebe e quanto gasta. Já se organizou, vamos colocar a mão na massa... 

4. Investimentos Inteligentes

Olha o titio Cerbasi dando as caras aqui de novo. Se isso fosse um curso, você estaria se preparando para seu trabalho final, logo, faria uma revisão geral e se aprofundaria mais no tema para ver se não esqueceu nada. E já que você já sabe seu perfil de investimento, e qual o investimento ideal pra você (que você descobriu no outro livro do Cerbasi), ta na hora de aprofundar o seu conhecimento sobre o investimento que você escolheu e... investir! 











5. Adeus aposentadoria

Pois é...você tá todo feliz que conseguiu sair da escravidão da poupança... teu dinheiro vai render mais...mas tem mais uma coisinha....
O Brasil tá falido. Fato. 
Se você for depender do INSS para viver, você tá F*&#%!!!! 
Então, é melhor você começar a traçar um plano B pra sua aposentadoria. 
Mas eu não deveria ter pensado nisso antes de investir? Não. Você fez um investimento que irá mexer ao longo do tempo, de acordo com a rentabilidade que estiver melhor no momento. Agora você tem que planejar algo para você esquecer que existe. Sabe o aquele dinheiro que você transferia todos os meses pra poupança e que eu falei láaaaa no meio deste post? Então. Esses 200...300 reais por mês que você colocava lá, você vai passar a colocar em um plano de previdência privada! E como você já estudou sobre os planos nas leituras anteriores, vai ser fácil decidir qual o melhor pra você. Esse dinheiro você só vai mexer quando fizer 65 anos! Entendeu? Nada de tirar esse dinheiro pra comprar carro. Não! Se você quer juntar dinheiro para comprar um carro, ele terá que sair do seu investimento anterior. Nesse você não mexe!!! A não ser que queira depender do INSS. É por sua conta e risco... Depois não diga que eu não avisei...


2017 tá chegando galera. Dá tempo de vocês começarem essas leituras e se organizarem, pois 2017 promete ser um ano tão difícil quando 2016 pra economia e a Fundação Getúlio Vargas previu que o pior da crise será no primeiro semestre de 2017 (Porque acabou o dinheiro das Olimpíadas!). Tá na hora de investir? Tá! Sabe por quê? Porque quanto maior a crise, maior a taxa de juros!!!!! 
Se você tem dinheiro guardado essa é a hora!!! 
Vai na fé com as dicas de leituras da titia malévola aqui e com as dicas de finanças dos experts que eu falei ao longo deste post! 
=)
E vocês? Quais os livros que lhe ajudaram a organizar sua vida financeira? Quero recomendações!!! 

Natalia Eiras

27 comentários:

  1. Que post maravilhoso, como tenho 13 anos não tenho uma estabilidade financeira, mas ano que vem vou tentar o jovem aprendiz, então preciso saber organizar meus gastos, sem sair usando loucamente como faço hoje em dia. Achei ótima as indicações, acho necessário saber mais sobre o assunto mesmo se a pessoa não gostar do gênero, dicas para melhorar a vida no quesito financeiro sempre são bem vindas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu comecei no estágio aos 17 anos, eu consegui juntar um bom dinheiro justamente porque não tinha as contas que tenho hoje. Aproveita essa época pra já começar seu planejamento, pois quanto antes melhor. Tenho um amigo que começou com 16 anos e a meta dele é até os 30 ter independência financeira. Ele tá quase conseguindo. Vc também consegue! Acredita!

      Excluir
  2. Natália, que post interessante, gostei demais e olha que não sou muito de ler esse tipo de livros, e agora tô pensando em começar a ler algum pra me organizar pois os dias passam rápido e se bobearmos estamos idosos e sem perspectiva ;) Gostei mesmo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei lendo Dinheiro: o segredo de quem tem. Depois fui pra adeus aposentadoria. Quando li esse livro, me deu um clique! Eu pensei: "Caracaaaaa! Tem muita gente como eu que não faz ideia de que esta perdendo dinheiro e que vai chegar na aposentadoria ferrado!!!"
      Por isso decidi fazer esse post

      Excluir
  3. Nossa achei super diferente esse post, mas bacana, os livros parecem ser ótimo para ajudar pessoas como eu que não sabem administrar o dinheiro.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila. Esse assunto é muito sério, pois trata-se do seu futuro. Tá na hora de começar a planejar sua vida. Comece com essas dicas e você não vai parar mais. Confia em mim...

      Excluir
  4. adorei a dica!! adorei meeesmo, estou com tantos probleminhas de finanças aqui kkkk , sou uma peessoa bastante organizada, maaas a questão do dinheiro é que dói. Adorei as suas sugestões e os livros que você indicou, pretendo dar uma olhadinha neles, vou até salvar o post aqui pra mostrar para a mamãe hahah !!! é 2017 vai ser bem complicadinho ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2017 promete ser um ano tenso. Ainda mais com a política não ajudando em nada a economia a siar do fundo do poço. Então é melhor você fazer as sua parte, porque ficar dependendo dos outros (governo) tá F*¨$&¨%

      Excluir
  5. Gente não sabia que tinha assim tantos livros que falam sobre financiamento!
    GOSTEI dessa ajuda!
    Preciso muito saber economizar e essas coisas!
    Ainda bem que você falou sobre isso.
    Tem blogs que nunca falam!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero realmente poder ajudar. Se todos melhorarmos de vida, o país também sai da lama, né?! hahahahaha

      Excluir
  6. Aaah não sei se conseguiria ler qualquer um livro dessa postagem kk
    Eu até tentei algumas vezes ler livros desse gênero mais logo no começo eu desistia e deixava eles de lado...mais esta ai uma coisa que eu queria, organizar minha vida financeira :S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começa com o livro do Gabriel Angel. Ele é fininho (tem menos de 200 páginas) e é bem introdutório e como se o autor estivesse batendo papo com você. Se você tiver dificuldades com esse, eu te indico outros. Mas esse assunto é importante e você precisa aprender sobre isso, ainda mais com a crise que estamos vivendo. Sério!

      Excluir
  7. UFA,esse "mundo" financeiro é muito complicado!
    E você ainda está rica, se comparado com o que eu tenho. 😂

    Bem,mas falando sério, é importante pensar em economia e investimento para não passar tantos apertos no futuro. Já que se está mais velho, e que obviamente os gastos aumentam. Como exemplo o plano de saúde que aumenta consideravelmente, remédios e por aí vai.


    Boa dica essa! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rica?! Eu?! Vou me considerar rica quando tiver que pagar imposto de renda! Hahahahahahaha
      Mas sério...é importante você aprender pelo menos um pouco sobre isso Janaina.

      Excluir
  8. Oi tudo bem?
    Nossa quanta informação que eu não tinha nem ideia. Estou chocada em saber como eu desperdiço dinheiro, nunca consegui juntar e esse post foi ótimo para uma descontrolada como eu.
    Estou sem trabalhar no momento, mas assim que eu começar a trabalhar eu pretendo guardar uma grana, e essa sua dica vai me ajudar a aumentar essa renda hehehe
    Muito obrigada
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero ter ajudado. Se precisar tirar alguma dúvida ou de mais dicas, pode contar comigo.
      =)
      Boa sorte em arrumar um novo emprego.
      =)

      Excluir
  9. Olha,nem quero ver esse setor da minha vida,rs XD
    Pior da crise será no primeiro semestre de 2017 ..oh lord..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo a Fundação Getúlio Vargas....os caras são economistas...pesquisadores....se eles falam...bem.... eu acredito.
      #sorry

      Excluir
  10. Saber organizar o nosso dinheiro é uma estratégia inteligente que só traz benefícios, adorei as dicas de livros e vou ver se no próximo ano consigo segui-las. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou à disposição para te ajudar com mais dicas nesse assunto. ;)

      Excluir
  11. Nossa, Natália, achei seu post genial. Já faço faculdade e estágio, logo administro meu próprio dinheiro e a independência financeira tira meu sono, de verdade. Sou muito cuidadosa com a poupança mas frustra bastante ter pouquíssimo retorno. Vou procurar por algum do Cerbasi que achei bom, e também o Produtividade Máxima. Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  12. Olá.
    Assunto sério e importante! Sou uma pessoa organizada, mas quanto as finanças, sempre é complicado. No momento não estou trabalhando, mas espero que esse fato mude logo. Dicas anotadas. Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi Natália.
    Adorei o post.
    Infelizmente grande parte das pessoas ainda deixam o dinheiro na poupança, q ué acaba não rendendo nada.
    Acho que todos deveríamos ter aula de educação financeira na escola para aprender sobre controle de gastos e investimentos.

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Quando vi os livro logo pensei que não é muito o que gosto de ler, mas achei bem interessante como pequenas dicas como a poupança, fazem uma diferença tão grande me deixando bem curiosa para ler, e gostei bastante de ter uma ordem o que ajuda muito, já que teria que parti desde o começo !!

    ResponderExcluir
  15. Que post interessante.
    Estou com 22 anos e com muitos planos, mas não coloquei nenhum em prática ainda, quero mudar isso pra ontem, e vou ler esses livros sim, nunca li nada relacionando e sinto que estou perdendo tempo. Só as informações que eu adquiri lendo seu post sei que vão me ajudar muito no futura, então imagina lendo os livros.
    Gostei muito de saber que posso investir em outras coisas, e que não existe só poupança. obrigada por compartilhar seus conhecimentos <3
    Beijos!
    Lost Words

    ResponderExcluir
  16. Oi Nat,
    Obrigada por dar o caminho das pedras e claro! por passar a bibliografia também haha. Vou pedir "Produtividade máxima" de Natal haha, até minha mãe deve querer me presentear com ele.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  17. Não curto muito esse tipo de literatura, porque se assemelha demais aos livros de auto-ajuda, que eu mesma não gosto nem um pouquinho, prefiro ler algo mais lúdico, porque muitas vezes esses livros nos aguçam mas ao mesmo tempo não trazem tanto retorno

    ResponderExcluir