Caminho das Sombras de Brent Weeks


Para começar o ano com o pé direito, já posso adiantar que o resultado final dessa resenha é muito positiva! Caminhos da Sombra é um livro que acerta em tudo o que propõe, talvez até mesmo um dos melhores que li sobre o assunto e o mundo "medieval".

O livro começa contando a história de Azoth, que nasceu na região das Tocas, na cidade de Cenária. Tal cidade que é composta por duas partes (As Tocas e o lado leste). Só que a vida de Azoth nunca foi fácil, ele pertencia a um rapaz odioso que o maltratava muito, fazendo com que ele criasse a vontade de se tornar aprendiz do assassino mais respeitado de toda cidade, e de depois conseguir fugir das garras desse homem que atormentou sua vida desde o início. 



No mundo desse livro, os assassinos são mais conhecidos como "Derramadores", e que o autor explica dizendo que os "derramadores" são pessoas com dons especiais para o ato do assassinato e que usa esse dom para serviços e para ajudar aqueles que precisam. 
E o "derramador" escolhido pelo nosso querido Azoth, é logo o excepcional Durzo (o mais temido de todos). Não demora muito e Azoth logo faz um teste para ser aceito, e se torna o aprendiz de Durzo. 

Parece que a principio acompanharemos apenas o treinamento de Azoth durante o livro, mas o autor consegue nos surpeender quando paralelamente a essa história, ele vai incluindo outros personagens que chegam até a roubar a cena. Como também encontramos lutas políticas entre reinos, e muita briga de ego dos personagens.
Nesse universo que "Caminho das Sombras" nos insere, encontramos muitos elementos que os amantes da fantasia e do tema medieval amam, como: Magia, bruxos, batalhas e sangue rs. 



O que eu achei muito interessante de acompanhar mesmo no livro, foi o treinamento de Azoth e como ele se torna tão brutal, quando ele tem que abrir mão de sua identidade e seu passado para se tornar de verdade um "derramador". Tendo que deixar pra trás alguns personagens que sempre foi muito importante para ele desde sua infância. Ou seja, o livro tem todos os elementos perfeitos pra me apaixonar: Aventura, drama e suspense. 
Adoro quando no livro vemos os nossos personagens em conflitos internos. Isso mostra o quão humanos eles são, e cria uma certa afinidade com o leitor, que passa a se colocar no lugar do personagem e sofrer junto com ele a cada decisão tomada. 

O livro é muito fácil de acompanhar. Apesar de se tratar de um mundo medieval, ele não tem uma leitura arrastada nem muito complicada. Tudo o que o autor explica é necessário e essencial para nossa compreensão. E Brent Weeks, consegue acertar em cheio quando ele abusa de nos divertir com as personalidades engraçadas e encantadoras de seus personagens, deixando então a leitura muito mais agradável do que outros livros desse gênero. Logo, eu aconselho esse livro a todos os amantes de fantasias, podem ler sem medo, vocês não vão se decepcionar. 



Unknown

12 comentários:

  1. Não conhecia esse livro e achei a trama bem interessante!
    Como adoro histórias de fantasia e com muita aventura, é quase certo que vou gostar da leitura.
    Sem contar que também adoro um bom suspense.
    Faz muito tempo que não leio histórias medievais. E essa é a hora!

    ResponderExcluir
  2. Nat!
    Bom ver uma ficção/fantasia medieval tão bem escrita e explicada, onde podemos acompanhar todos os fatos e acontecimentos de forma que o entendimento não fique comprometido, porque por vezes tem livro nesse estilo que complicam demais com muitas personagens, lendas, etc...
    “Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância.” (Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Oi Diego, esse livro não combina muito comigo. Já vi varias resenhas, muita gente gosta e fala bem. Mas o estilo dele não me deixa ansiosa pra conhecer, mas que bom que você gostou tanto!

    ResponderExcluir
  4. Não sou de ler livros com o tema medieval, mas sabe que esse até que me interessou?
    Gostei disso de derramadores e aparentemente eles matam por um "bem maior", não por diversão. Vou conferir!

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Que ótima sua resenha, muito bem escrita!
    Gosto desse estilo de leitura e sabendo que é uma leitura agradável, melhor ainda.
    Gostei da premissa, parece realmente que prende a atenção, na medida certa.
    Obrigada pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Diego, logo pela capa pensei em "Assassin's Creed", e posso dizer que tive uma leve impressão enquanto lia sua resenha. Não estou acostumada com esse gênero, fui ler um pouco mais sobre ele no início do ano e posso dizer que amei. Ainda não havia lido nada sobre "Caminhos das Sombras", esse é o meu primeiro contato com o livro, e posso dizer que sua resenha me conquistou, toda essa história por trás dos "derramadores" é muito intrigante.
    Espero ter a oportunidade de ler o livro em breve.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro! Achei interessante, tem uma capa linda, parecida com Assassin's Creed. Adorei sua sua resenha, mas acho que no momento passo. Pelos comentários que vi em outros blog parece ser um livro interessante, mas esse gênero não é meu momento de leitura aualmente!
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Não consigo me lembrar de já ter lido um livro ambientado no mundo medieval. Mas, como adoro fantasia, certamente iria amar esse, principalmente, pelo fato de como você citou, tem muita fantasia, drama e suspense. É tão bom quando o autor consegue consegue humanizar os personagens, principalmente quando há um certo tom de heroísmo neles. Amei a dica!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Eu não conhecia o livro mas adoro histórias que envolvem magia, suspense e drama, tudo ao mesmo tempo e na medida certa. Que bom que a autora souber dar aos personagens uma característica mais humana com tudo o que passam.

    ResponderExcluir
  10. eu estou louca para ler esse livro
    eu adoro livros de fantasia e nessa linha do medieval
    e depois dessa resenha que além de tudo a escrita do brent é ótima
    o livro entrou na minha lista do preciso para ontem

    ResponderExcluir
  11. Adoro quando vocês postam resenhas de livros que foram considerados um dos melhores. Eu gosto de histórias medievais. Fiquei feliz em saber que não apenas os protagonistas são bem desenvolvidos mas até mesmo os secundários, porque isso faz muita diferença. Já adicionei na lista de desejados.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, amo o genero de fantasia medieval, mas ainda não tive a oportunidade de ler esse livro em especifico, apesar de estar na minha lista de leituras.

    Pelo q vc disse, acredito que vá curtir a leitura de Mago e de O Nome do Vento!!! Principalmente o segundo, que é excepcional!!!!

    bjbj

    ResponderExcluir