Dicionário da História Social do Samba de Nei Lopes e Luiz Antonio Simas



Pra quem não sabe, eu sou colaboradora em um canal no YouTube - TV Paticubum - onde fazemos vários programas voltados ao mundo do samba/carnaval.

Com isso, minha casa se viu povoada por vários livros relacionados a festa mais profana do ano, que forma presentes dados ao meu marido (que é o idealizador do canal). Porém, as pessoas que o presentearam esqueceram de um pequeno detalhe: ele não lê nem um livro por ano.


Sabe aquele ditado?
"Em casa de ferreiro, o espeto é de pau". 

Então... eles estão aqui... servindo de enfeite pro cenário do programa...e ai, de vez em quando eu pego um desses livros pra ler.


O primeiro a me chamar a atenção foi este aê. Primeiro pelo título. Como assim alguém fez um dicionário sobre samba? Pra mim que convivo com isso, a primeira coisa que pensei foi:

"Por que fazer um dicionário explicando o que é cada coisa de uma escola de samba? Todo mundo sabe!"

Mas ai eu comecei a ler e percebi que não. Nem todo mundo sabe. E eu, que achava que sabia, não sabia era nada!

Primeiro porque nem todo mundo respira samba como nós cariocas.
Segundo porque este livro apesar de estar organizado em formato de dicionário não é um dicionário. Trata-se de um livro de história onde serão apresentados todos os elementos que compõem uma escola de samba, porém, em formato de dicionário. É uma verdadeira aula sobre as origens da música, da festa e dos simbolismos presentes nela.
Não é à toa que este livro foi contemplado no ano passado com o prêmio Jabuti, premiação máxima da literatura brasileira.
Você pode conferir a resenha deste livro clicando aqui.

Editora: Civilização Brasileira
ISBN-10: 8520012582
Ano: 2015
Páginas: 336
Adicione ao seu skoob

Natalia Eiras

14 comentários:

  1. Oi Natalia, que leitura mais instigante hein?! Eu não sou muito fã do carnaval, não. Confsso que prefiro um bom São João aqui da Bahia kkkkk
    Mas achei o livro interessante, com certeza os ensinamentos são muito bons!

    ResponderExcluir
  2. Para quem gosta de samba,esse livro deve ser o máximo. Pois acredito eu ,que conta mais a fundo esse "mundo" cheio de ... Folia!!!! 🎉

    ResponderExcluir
  3. Ei, Natalia! Te contar uma coisa e por favor não me mate rs, não curto carnaval </3. Tem quando você mora no interior e nada disso faz sentido? É o que eu passo. Mas, esse livro, pra quem gosta dessa festa, com certeza deve ser de uma grande ajuda. Mas achei tão fofa a diagramação gráfica da capa que com certeza eu o leria ♥

    ResponderExcluir
  4. Adoraria ler esse livro! Deve ser praticamente uma super aula sobre Carnaval e Samba, que eu realmente gostaria muito de conhecer mais à fundo! Eu sou do Sul e moro no interior de São Paulo, ou seja o único Carnaval que conheço mesmo são os famigerados Desfiles das Escolas de Samba que passam na TV. Mas muito bom conhecer bem a nossa festa mais popular e divertida!

    ResponderExcluir
  5. Ooi!!

    Eu ainda não tinha ouvido falar sobre esse livro, mas amei a capa logo de cara!!
    Eu, em geral, não gosto muito nem de carnaval nem de samba e acho que por isso mesmo esse livro seria util pra mim: me educar sobre tudo o que eu nao sei a esse respeito hahahahaha

    bjbj

    ResponderExcluir
  6. Natália!
    E quando pensamos que sabemos muito sobre determinado assunto, sempre tem coisas novas a aprender.
    Realmente o título que reporta a um dicionário, dá uma impressão diferente do livro, oq ue não quer dizer que seja menos importante.
    “O silêncio é de ouro e muitas vezes é resposta.” (Sabedoria popular)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Eu não sou fã do carnaval, na verdade, eu odeio. A única coisa boa é a semana de feriado que tem em fevereiro, fora isso... De qualquer forma, quanto ao livro, seria uma boa leitura para adquirir um pouco mais de cultura, é sempre bom ter um pouco mais de conhecimentos sobre outros assuntos, mesmo aqueles que não gostamos.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
  8. Deve ser um livro bem bacana pra quem gosta desse gênero musical, no entanto não é pra mim :/
    Sorte sua que você acaba ficando com os livros do maridão, hein? hahaha

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  9. Natália eu sou do Ceará e sou alucinada por samba também, e achei esse livro muito fofo pelo que vi aqui, e fiquei tipo: oi? como assim eu não tenho esse livro? Meu deus a capa é pra lá de alegre nas cores e deve ter muita coisa aí que eu não sei também. Valeu pela dica

    ResponderExcluir
  10. eu não sou muito fã de carnaval. a única coisa que eu gosto mesmo é quatro dias sem fazer nada. mas eu achei interessante a ideia de um "dicionário" explicar as coisas é sempre legal e eu já percebi que sempre que você acha que sabe tudo sobre um assunto você pode aprender mais

    ResponderExcluir
  11. Ah que interessante esse livro. Eu nunca li nada que fosse do tipo e relacionado com escolas de samba. Eu gosto muito das escolas de samba do rio de janeiro e todo ano acompanho o desfile. Fiquei curiosa para conhecer um pouco mais sobre os elementos!

    ResponderExcluir
  12. Eu não sabia que você era colaborada num canal de youtube relacionado a samba! Que massa!
    Eu particularmente não sou muito chegada em samba. Apesar de parecer um livro interessante sobre escola de samba mas não faz muito o meu gosto pessoal mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Parece um livro bem informativo, sobre o tema Carnaval e com certeza, para quem gosta desse assunto, uma ótima dica. Não é o meu caso, mas de qualquer forma, a dica está valendo.
    Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Eu não curto muito samba, carnaval, não é minha cara. Para ler algo assim, tem que curti, infelizmente não não é minha cara.

    ResponderExcluir