Louvre-Rivoli: Estação Partida de Fábio Fabato e Vera Marina



Quando conheci Fábio Fabato, ele estava vindo à minha casa para participar do programa Bar Apoteose, comandado pelo meu marido e feito no escritório de nosso apartamento na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro. 
Ao ver minha biblioteca/escritório, Fábio imediatamente me disse que iria trazer seu livro no próximo programa que participasse e assim o fez. 

O livro é de uma editora pouco conhecida entre os leitores de romance, mas amplamente recomendada quando o assunto são livros técnicos e de informática: a editora NovaTerra
Sim, gente.... é junto mesmo o nome da editora e dessa forma como esta escrito. 

O livro foi escrito em conjunto com a jornalista Vera Marina, e sua história se passa ora no presente; ora no passado. 
Tudo começa quando a personagem Claudia encontra um envelope no lixo contendo milhares de páginas de uma conversa via email entre duas pessoas: Julia Amora e Paulo Souto. 
A conversa iniciou-se quando Julia enviou erroneamente um email para Paulo, confundindo-o com um colega, e contando-lhe a história de Rosa. 


Paulo fica interessado na historia e começa a trocar emails com Julia. Dessa troca constante de email, teremos o surgimento de um amor entre duas pessoas completamente diferentes. Porém, como na maioria dos casos de um relacionamento virtual, fica sempre no ar a tensão de se eles irão um dia tomar coragem e se encontrarem, ou não. 

E é dessa forma que a história se arrasta por 171 páginas. E a verdade é essa. A leitura é arrastada. 
Julia e Paulo conversam como se ainda vivessem na época do Brasil Império. As únicas coisas que demonstram que a história se passa nos tempos atuais é o fato de as mensagens serem trocadas através de email, e eles conversarem sobre o Louvre, que, obviamente, não existia ainda nesta época. 

Apesar da leitura difícil, quando você chega ao final do livro é recompensado com um desfecho bem interessante. Enquanto lia o livro, pensava: 
"Eu já vi essa história em algum lugar.... naquele filme... com o Tom Hanks... qual é o nome?  Mensagem pra você, certo? Ah! Já sei como isso vai terminar."
Mais eis que eu fui surpreendida com um final completamente diferente do que imaginava. E para você descobrir o final, só conferindo este livro. 



Editora: NovaTerra
ISBN-10: 8561893583
Ano: 2015
Páginas: 171
Adicione ao seu Skoob

Natalia Eiras

14 comentários:

  1. Nossa, só de ver "leitra arrastada" já torci o nariz pro livro, passo a dica. Acho interessante a ideia de personagens se corresponderem por email ou carta, mas isso é algo bastante complicado de transformar em algo bom.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
  2. Natália!
    Achei que você não tinha gostado do livro por causa da leitura arrastada, porém como indicou a leitura para que pudéssemos descobrir o final com reviravolta, daí vi que apreciou a leitura.
    É no mínimo intrigante, né?
    “Qualquer situação na qual você se encontre é um reflexo exterior do seu estado interior de existência.” (El Morya)
    FELIZ 2017!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Ola Natalia. Bem, pela sua resenha, a leitura não iria me agradar muito.
    Primeiro que eu tenho que ter muita força de vontade pra continuar uma leitura que está um pouco arrastada kkkkk a gente meio que perde o interesse. O bom é que não são muitas páginas e talvez fique mais fluida.
    Bem, obrigada pela resenha. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Achei a capa do livro linda!
    Dá a impressão que a história se passa em outra época.
    Mas não né?!
    Nos dias atuais é bem difícil ler diálogos entre os personagens,sem a modernidade normal.
    Mas apesar de tudo,fiquei bem curiosa em conhecer o final do livro que te surpreendeu.

    Quem sabe eu leia um dia?

    ResponderExcluir
  5. Natalia, gostei muito da narrativa. A parte gráfica também está impecável, livros como esse poderiam ser mais reconhecidos, e claro, a editora também. Achei bem atraente por eles estarem no século XXI mas estarem se comunicando como se estivesse no Brasil Império.

    ResponderExcluir
  6. Oi!!

    Não conhecia a obra ainda e não sei ainda se ela me interessou ou não. Saber que se arrasta por mais de 150 páginas me desestimulou bastante, pra dizer a verdade. Se fosse bom 100% do tempo eu provavelmente iria querer ler!

    bjs!

    Lá...E de volta outra vez

    ResponderExcluir
  7. Oi Natália! A capa do livro é ótima e a premissa também, mas essa história de leitura arrastada me desanimou completamente! Mas, que bom que no final da trama você percebeu que valeu à pena ter se esforçado e lido até o fim! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. A premissa é interessante e realmente lembra o filme Mensagem pra você, que, aliás, eu não lembrava que era com o Tom Hanks haha imaginava que era com o Richard Gere
    Uma pena que a leitura seja tão arrastada. às vezes o final surpreendente não compensa o tempo lendo...

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  9. Confesso que não me chamou atenção, especialmente a parte do "leitura arrastada" estou em busca de leituras mais fluidas, que sejam ágeis e que nem sintamos a leitura passar, mas esse não! A capa está linda e quem sabe um dia eu dê uma chance ao livro

    ResponderExcluir
  10. sendo sincera? quando você disse que lembrava o "filme mensagem para você" e tinha uma leitura meio arrastada eu pensei, ah deixar passar
    mesmo que o final seja diferente não me deu vontade de ler

    ResponderExcluir
  11. Eu fiquei curiosa para saber o final da història, mas com difìcil linguagem para mim complica e livro arrastado complica mais ainda.

    ResponderExcluir
  12. Pela capa do livro não da pra entender que a história se trata disso.
    Deve ser muito interessante poder ler os e-mails desses dois que começou de forma tão inesperada.
    Gostaria muito de ler !

    ResponderExcluir
  13. Primiro tenho que falar que a capa desse livro é linda. Eu gosto muito de romance mas não conhecia a edita mesmo. Fiquei animada com a história dessa casal e com vontade de saber o que todos esses e-mails trocados por eles. Que bom que é uma boa leitura!

    ResponderExcluir
  14. Oi.
    Ótima resenha, muito bem desenvolvida.
    A premissa do livro não me conquistou, então, dessa vez, passo a dica.
    A leitura tem que me prender desde o inicio, se for arrastada e forçada, desisto.
    Obrigada pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir