Projetos Literários X Leitora (Altamente) Competitiva


Eu não sei vocês, mas eu sou uma pessoa extremamente competitiva.
Diga que você começou a estudar alemão, por exemplo, e automaticamente eu vou querer aprender alemão também.
Por que eu sempre quis aprender essa língua? Não. É apenas porque eu quero sempre estar na frente dos outros mesmo, e se você sabe algo que eu não sei, isso se torna um desafio a ser batido pra mim.
Com livros não poderia ser diferente.


Por isso, todas as vezes que vejo um projeto de leitura eu aceito participar imediatamente, mas, da mesma forma que o curso, se não houver alguém do meu lado fazendo o curso/projeto literário, ou seja, se não houver uma competição real, eu logo esqueço e perco o interesse. É...eu também sou tipo a Dory do Nemo... esqueço das coisas fácil fácil...

Então eu pensei:

"Preciso arrumar uma forma de organizar todos os desafios literários malucos que eu me enfio e de lembrar com frequência deles para me manter motivada".

Por isso, eu remodelei a barra superior do blog e coloquei todos os desafios que gostaria de participar lá. E vocês poderão me cobrar (me cobrem, por favor!!!!) de agora em diante.

Eis os desafios literários (ou projetos, como você preferir chamar) que gostaria de participar ou que me propus a participar nos próximos anos.


Agatha Christie
Na verdade, seria relendo. Eu já li os livros da Agatha (pelo menos a maioria) na adolescência, mas não tinha o blog na época. E também li aleatóriamente conforme achava um livro dela, logo, eu agora quero fazer a coisa bonitinha, sabe?
Esse é um desafio pessoal, mas a Duda do Book Addict também esta fazendo o mesmo desafio e já esta na minha frente!!!! (Oh Meu Deus! Tenho que correr!!!!) 


Sherlock Holmes
Minha paixão por Sherlock Holmes é tão antiga quanto a paixão por Agatha, mas ao contrário do que aconteceu com os livros da Dama do Crime, eu não li todos os livros de Sherlock. Tá na hora de mudar isso!


Lista da Rory
Ok...eu confesso,,,,eu não vi Gilmore Girls! (por favor, não me matem!!!)
Mas eu sei que a personagem principal - a tal da Rory - andava pra cima e pra baixo com um livro na série e que a lista de livros dela é simplesmente ma.ra.vi.lho.sa!
Então eu andei dando uma olhadinha na lista dela...e olha que surpresa! Tem um monte de livros que quero ler!!! Então bora seguir a sugestão da Rory!


Nobel
Quando me tornei blogueira literária eu percebi que só lia apenas os livros "do momento", e os clássicos ou os livros mais antigos eu deixava de lado, mesmo sabendo que eram maravilhosos. O motivo? Falta de tempo. Ou eu lia os livros de parceria ou o que eu queria.
Pois bem...agora eu leio o que quero e não há motivo para não dar atenção a alguns livros maravilhosos que ganharam o Nobel e que sempre quis ler, mas "faltava tempo". 
Vários booktubers estão tentando fazer esse desafio, como a Anna do Pausa para um Café e a Bruna Miranda do canal de mesmo nome.  

Tem vários projetos de leitura legais rolando por ai, como o Lendo Dante da Anna Shermack do Pausa para um café (Genteeeee!!! É maravilhosoooooo! Nunca pensei que fosse ter vontade de ler A divina comédia!); o 1001 livros pra ler antes de morrer (mas é muito livro minha gente!); projetos de leitura coletiva de algum livro em especial...enfim...quais são os seus projetos de leitura? Quais projetos vocês recomendam? Vocês também são altamente competitivos e se metem em um monte de projetos pra depois não darem conta de nenhum?
Quais livros desses projetos vocês já leram? Contem pra mim!







Natalia Eiras

20 comentários:

  1. Oi Nat! Entendo bem o que é ser competitiva... Mas, eu nunca me atrevi a encarar um Desafio Literário, mesmo porque, vou lendo os livros que tenho vontade ou os que compro em super promoções (alguns eu nem estava interessada, comprei só porque estavam de oferta mesmo). Adorei todos os desafios que você mostrou, o que mais gostei foi a Lista dos Livros que a Rory Leu, já estive olhando e li alguns e tem muitos outros que amaria fazê-lo! Eu assisti Gilmore Girls quando era adolescente e super recomendo. Rory é uma amante de livros, café e quer ser uma jornalista, além de ler muitos diálogos inteligentes com a mãe sobre literatura e cultura pop (espero não ter dado nenhum spoiler!). Se eu tivesse mais tempo iria participar do Desafio Sherlock Holmes, li poucos livros do Arthur Conan Doyle e seria a chance perfeita de resolver essa pendência na minha vida literária! Ei, você já ouviu falar do Desafio 12 Livro Incríveis que a Samantha Parker de Sex and the City leu??? Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amante de livros... (X) check
      Amante de café....(x)check
      Sonha em ser jornalista.... (x)check
      Acabo de descobrir pelo seu comentário que sou a Rory!!! Hahahahahahaha
      Vamos ler os livros de Sherlock juntas este ano. O primeiro livro será o romance Um estudo em vermelho. Já pretendo começar a ler em fevereiro. Se prepara!

      Excluir
  2. Menina, competição é seu sobrenome ne kkkkkk
    Ah, eu não sou assim ne. Aliás, não participo muitos desses projetos literários porque estudo muito, ai não teria tempo sabe?!
    Mas todo sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente...competição é meu sobrenome. Obrigada pelo apoio.
      =)

      Excluir
  3. Não sou tão competitiva assim. Quando faço algo é por prazer próprio e não por competição.
    Tanto é que detesto desafios literários.
    Como sempre digo,gosto de ler com calma e de acordo com o meu humor.
    Do contrário para mim ,a graça da leitura acaba.

    Masssss para quem ama um desafio como você, todas essas metas de leitura são interessantes e diferentes.

    Espero que consiga prosseguir com seus desafios.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter certeza que pretendo dar prioridade a esses desafios literários em 2017.
      =)

      Excluir
  4. Quando você falou a palavra competitiva me deu um estalo, também sou e muito e isso as vezes me incomoda um pouco, pois quando se trata de desafios e listas fico obsessiva por completar cada lista/desafio que me envolvo e por conta disso instalei um app bem legal não sei se você conhece o Thirty nele vou atualizando cada desafio e meta!

    ResponderExcluir
  5. Nat, não me envolvo em nenhum desafio porque sei que não conseguirei (apenas os matemáticos kk). A leitura pra mim tem que ocorrer de acordo com o meu temperamento, e ser lido na calma e não como uma meta. O único desafio que eu ousei participar é doze chick-lit durante o ano, e começarei com Becky Bloom, e do jeito que sou capaz de eu nem conseguir cumprir rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte do no seu desafio e depois me conta como vc se saiu! ;)

      Excluir
  6. Nossa, você é muito competitiva mesmo, rs.
    Gostei muito dos seus desafios. Eu também deixava muito os livros antigos de lado, agora que estou começando a ler.
    Espero que dê tudo certinho!

    ResponderExcluir
  7. Nat!
    Espero mesmo que com toda sua competitividade consiga abarcar tantos projetos de leitura.
    Embora me considere competitiva, não ao extremo, dificilmente entro nesses desafios, porque para mim, o efeito sai totalmente ao contrário, fico ansiosa e acabo não cumprindo as metas, melhor então nem arriscar.
    Mas, ficarei na cobrança...kkkkk
    “Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Meu sobrenome é Dory kkk
    As vezes eu acabo participando de um monte de projetos e no final das contas acabo esquecendo. Eu tenho até vergonha de dizer que até agora não li nada do Sherlock Holmes, e é tão famoso! Espero poder ler ano algum pelo menos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vem ler comigo!!! Mês que vem começamos a ler em conjunto o livro "Um estudo em vermelho". Se prepara!

      Excluir
  9. Oi!
    Não sou uma pessoa competitiva e não gosto de ler por obrigação. Leio por prazer, os livros que realmente tenho vontade. E também não tenho muito tempo, pois trabalho e estudo.
    Desejo que você alcance suas metas e faça boas leituras! Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Poxa, miga. Como assim vc não viu Gilmore Girls??? Fiquei até chateada aqui ehehehe


    Eu to participando de uns projetos tbm - apesar de não ser nenhum desses- mas infelizmente eu acho q vou flopar boniiiito hahaha

    Boa sorte pra nós!

    bjbj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vi. E olha que passava no SBT!!! Hahahahahahaha
      Mas agora tem no Netflix, ai é mais fácil. Vou assistir o primeiro episódio pra ver se gosto.
      =)
      Quais projetos você esta participando?

      Excluir
    2. IDY e De Capa A Capa.

      Participei do Torneio MLV tbm hehehe

      Excluir
  11. minha nossa!!
    quantos projetos vc está participando menina?
    eu só tenho um que está complicado: terminar de ler todos os que eu tenho(ganhados e comprados) antes de comprar mais livro
    eu tava olhando as listas de 100 livros de clássicos nacionais e 100 internacionais para ler, mas seria um projeto meu

    ResponderExcluir
  12. HAHAHA eu também sou competitiva. Comecei a estudar francês e fico tentando ultrapassar as pessoas que estão com uma pontuação maior que a minha. E alemão é meu próximo objetivo!
    Quanto às leituras não sou tanto assim e não me "enfio" em projetos porque sei que vou acabar abandonando, mas o da Rory me pareceu bem interessante. Já vi a lista de livros em outro lugar e tem vários que quero ler.
    Espero que consiga cumprir todos esses desafios.

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir