Vocês também se acham burros quando leem clássicos?


Eu não sei se vocês passam pela mesma sensação que eu, mas todas as vezes que eu tento ler algum livro clássico, eu tenho a impressão de que devo ser muito burra.




Eu estou lendo A divina comédia para o projeto literário do canal Pausa para um café (Se você não conhece o Pausa, clique aqui e vá conhecer! A Ana é maravilhosa! E o projeto de #LendoDante é simplesmente fantástico!). 
Se não fosse pelos vídeos da Ana explicando todos os cantos (o que pra gente hoje seriam capítulos) da Divina Comédia, eu não estaria entendendo nada.
Ai vem a pergunta?
Como é que as pessoas antigamente entendiam tudo que estava escrito ali e ainda diziam que era uma obra prima e tal? Por que eu não consigo entender? Estamos perdendo a nossa capacidade de interpretação conforme vivemos nessa sociedade imediatista? Ou será que o tipo de educação que temos hoje é que influencia essa nossa dificuldade de entender textos mais rebuscados?

Se o texto é em forma de poesia então... ferrou. Que é o caso da Divina Comédia!
Parece que o meu cérebro não processa poesia gente. Aquelas metáforas todas... rimas... dá um nó no meu Tico e Teco!!


E ai chegamos ao âmago deste texto: Eu sou a única que passa por esse problema?

Eu realmente acho que o fato da nossa sociedade estar baseada no imediatismo influência, pois leitura é treino. Se você esta acostumado a ler somente textos rebuscados como era naquela época, a leitura flui tranquilamente. Porém, nós estamos acostumados a ler um livro atrás do outro; a bater metas de leitura; e aí, quem tem tempo pra parar e ler calmamente? Analisando cada linha de um livro?
Eu leio em média 80 livros por ano, mas eu tenho absoluta certeza de que se eu fosse ler apenas clássicos, esse número iria cair drasticamente.

Eu tô gostando de ler? Sim, mas só porque eu já tenho o conhecimento prévio adquirido com a Anna.
Leria de livre e espontânea vontade, se a Anna não tivesse me convencido? De jeito nenhum!
Estou achando tudo aquilo que falam? Não, definitivamente não.
Mas pelo menos estou riscando um dos livros do projeto de leitura da #ListadaRory

E você? Também tem esse mesmo sentimento quando lê clássicos?



Natalia Eiras

18 comentários:

  1. Tenho uma certa dificuldade para ler esses tipos de obras.
    Confesso até que evito ler.
    Li muito na época de escola, para trabalhos e tal, mas não curto desde aquele tempo.
    Então não se sinta só, pois somos duas rsrs
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  2. Nat!
    Depende... Tem alguns clássicos que são mesmo de difícil compreensão, como Os Lusíadas mesmo, tive de ler duas vezes e com calma.
    Já outros acredito que é a falta de costume mesmo que não temos, lemos mais livros contemporâneos, com um escrita mais voltada para nosso tempo e por isso, as vezes nos sentimos 'burras'...
    E acredito que também tem haver um pouco com a educação escolar sim. Na minha época, éramos 'obrigados' a conhecer todas as escolas de escrita e formas de poesias, como eram escritos, as métricas, etc... hoje não tem mais isso não nas escolas e o passdo vai se perdendo e nós vamos nos achando ignorantes...
    “Todos os homens, por natureza, desejam saber.” (Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Até hoje o único clássico que consegui ler foi Hamlet, esperava uma leitura bem mais difícil, mas no geral consegui entender bem a história, quanto a outros livros, como A Divina Comédia, Otelo, Memórias Póstumas de Brás Cubas, entre outros, começava e parava antes mesmo da metade, acho que isso se dá pelo fato de que a literatura contemporânea não utilizar mais textos simbólicos, hoje em dia é tudo muito objetivo, é assim, pronto e acabou, eu particularmente prefiro assim, até porque fica bem mais fácil entender o que o autor realmente quis dizer e por achar mais fácil também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Natália, você não é a única que tem dificuldade com os clássicos e acho que você disse algo muito importante no texto, leitura é treino, são muito poucos textos rebuscados que chegam aos leitores hoje em dia e é quase como se tivéssemos falando outra língua, alguns termos quase nem são ouvidos mais e acho que isso deve deixar a leitura lenta, temos que ler, assimilar, identificar o significado e a aplicação na frase kkkk, não tem como ler rápido um livros assim :D Ainda assim acho válida a experiência da leitura de um clássico, pois permite que o leitor expanda um pouco a mente. Não conhecia esse projeto de leitura que auxilia a entender um clássico e vou dar uma olhada no canal. Boa sorte com a conclusão do livro :)

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que depende da época, hoje em dia estamos acostumada com escritas mais fluidas, que são as que mais conquistam os leitores e ganham notas maiores no Skoob. Depende também da pessoa e do tipo de narrativa que ela gosta. Por exemplo, eu iria gostar desse livro, já que também gosto de histórias um pouco lentas, mas na medida certa, com o propósito de nos fazer absorver e dedicar mais tempo a obra. Quanto mais clássicos você ler, acho que vai ficando melhor. Eu tinha dificuldades com isso também, mas com muita ajuda do Google e vontade, consegui terminar as leituras. Dedicar um tempo especial para cada linha do livro é complicado, só faço isso quando estou tentando sair da ressaca literária e quero o melhor de cada obra kkk

    ResponderExcluir
  6. Oi Natalia...
    Achei que só eu sofresse desse mal de me sentir meio burrinha lendo clássicos... Adoro, mas confesso que tenho dificuldade devido à forma como as obras são escritas e por utilizar uma linguagem tão complexa... Já vi que fazemos parte do mesmo time... rsrs
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Olha a resposta para a sua pergunta é SIM, SIM, SIM. Não sei o que acontece comigo e com outras pessoas também, mas acho que ultimamente estamos tão preocupados em ler vários livros para aumentar a listinha de lidos, que não paramos para apreciar uma obra e ler linha por linha com calma. Os livros clássicos são leituras mais demoradas por conterem uma linguagem mais complicada e um ritmo mais lento, por isso ainda não me sinto preparada para fazer uma leitura dessas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Nathy, dá um abraço aqui amiga!
    Eu tinha muita dificuldade mesmo em ler esse tipo de obra, mas fiz como você. Comecei a entrar nesse mundo diferente que os clássicos fazem parte e hoje leio com maior facilidade. Se bem que de vez em quando dou umas topas com alguns livros que parece que estou no parquinho aprendendo a juntar as frases (rsrs).
    Beijos
    [SORTEIO]Baile Literário
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  9. Oi oi Oi !!! Será que você deixou claro em um post tudo o que eu sentia quando na meu colégio era passado os clássicos para ler ? Porque queria com certeza a resposta é sim. Eu sempre me perguntava se não séria um problemas pessoal porque eu não conseguiu apreciar a leitura e não até mesmo o atrativo que deixou aquele livro tão famoso sabe. E sabe acho que era uma questão de costume, naquela época só era apresentado a sociedade a linguagem rebuscada e hoje em dia a língua evoluiu de uma forma que se torna difícil compreender a antiga, lógico que se fossemos treinados a ler clássicos mais cedo não teríamos todo esse problema. Mas isso é uma opinião singela ^^

    ResponderExcluir
  10. HAHAHA não sei se choro ou se rio com a sua postagem.
    Eu me identifico demais porque na verdade eu tenho até MEDO de clássicos justamente por causa da linguagem rebuscada e por ter medo de não entender nadinha.
    Bem legal que no projeto sejam explicados os capítulos, tenho certeza que sem isso seria bem complicado pra você. Vou conferir as explicações quando for ler esse livro (quero ler por causa de Inferno)

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Podemos dar as mãos kkkk poesia não é para mim. Os clássicos de Shakespeare que li eram todos resumos e então foi fácil. Mas já Jane Austen e outros não consegui terminar rs

    ResponderExcluir
  12. OI Natalia.
    Não é só você não querida.
    Eu também tenho extrema dificuldade em entender o que está escrito em livro clássicos, acho que por está acostumada a uma escrita mais modernista e simples, todas aquelas palavras afs, não entram na minha cabeça, se por poesia? ainda pior kkkkk.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Oi Natalia! Então, depende. Até hoje eu só li clássicos "recentes" onde a leitura não era rebuscada, e o único que lembro de sofrer lendo foi Machado de Assis.
    Dizem que A Divina Comédia é realmente uma jornada pra ler então só consigo imaginar o que você está passando nesse momento hahaha

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Quando o assunto é clássico eu sou um pé no saco
    Eu não consigo companhar muito bem o enredo dele, fico super perdida
    Se você se sente meio burro ao ler, eu me sinto ainda mais.
    Acho que o motivo de se sentir assim é por conta de ser livro que possui as coisas bem trabalhada demais, e os autores se preocupa com cada detalhes, mistérios etc. Quem sabe algum dia não me arrisco lendo Fantasma da Opera

    ResponderExcluir
  15. Oi Nat!
    Eu também sinto que minha mente não funciona e não processa facilmente os clássicos. Toda vez que leio um é a semana inteira ou até mesmo quase o mês inteiro para conseguir finalizar um livro se além de difícil eu acha-lo maçante. Mas li na minha vida alguns clássicos que foram ótimas experiências e figuram até hoje entre meus livros favoritos, como Memórias Póstumas de Brás Cubas, Hamlet, Sonhos de Uma Noite de Verão de Shakespeare e alguns livros do Oscar Wilde (q não sei se é clássico, mas com certeza é antigo). E que legal, saber que você está participando do desafio leituras da lista da Rory!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Nat!!
    Adorei a postagem!! Já aconteceu comigo essa sensação de não saber de nada e não conseguir interpretar o que está lendo!! Tenho muita vontade de ler mais clássicos só que sempre acabo desistindo por causa que não entendo a metade que estou lendo!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  17. depende do clássico e depende do meu ânimo (e do meu gosto no dia)...
    a divina comédia eu ainda acho um problema maior pq são poesias traduzidas, normalmente quando eu leio poesias eu prefiro as nacionais para não querer matar nenhum tradutor. mas assim, como você é disse é questão de hábito. eu gosto de ler clássicos para variar a maioria das vezes a gente vai ter essa impressão do "não é lá grande coisa" mas tem o contexto da época do estilo enfim várias outras coisas
    sem falar que o vocabulário aumenta e muito com clássicos (e tb outro problema existem palavras que são de objetos que nem existem mais)
    mas se você ler por diversão, ou para bater metas realmente clássicos não são uma boa opção

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Realmente quando leio um clássico e não entendo muito do que diz e olha que são adaptações do que o autor escreveu em outra língua e ainda mais com uma linguagem mais fácil acaba me questionando também se realmente o problema e comigo e como as pessoas liam esses livros antigamente e gostavam tanto, mas acabei dando sorte e descobrindo alguns clássicos que realmente me conquistaram e que me fizeram entender como Jane Austen, mas confesso que tenho muita dificuldade com os livros nacionais !!

    ResponderExcluir