Esse amor chamado "As crônicas de amor e ódio"


Era uma vez uma leitora que não entendia os amiguinhos fãs alucinados de Harry Potter.
Eles viravam para ela e diziam que Harry Potter tinha mudado a vida deles; que eles passaram mal lendo o último livro; que demoraram horrores pra chegar ao final, pois não queriam se separar dos personagens; e que quando finalmente chegaram lá...parecia que tinha corrido uma maratona.
Hoje, eles não podem ver algo relacionado ao mundo criado por J.K. Rowling que já saem quebrando o porquinho, e mantém uma coleção de livros do bruxinho em vários idiomas.




E ai, eu me perguntava?
Mas genteeeeee! Vocês já leram esse livro! Por que raios você precisa ter o livro em inglês, espanhol, italiano e francês? 
Eu entendo você ficar desesperado pra terminar um livro e não conseguir parar de ler até chegar ao final da história, mas passar mal lendo? Sério?! 

Sério. 
Eu não entendia, mas hoje eu entendo. Por que hoje eu posso afirmar que passei por tudo isso lendo "As crônicas de amor e ódio" de Mary E. Pearson

Eu nunca fui uma pessoa de fanfics. Nunca tive paciência pra acompanhar as fanfics embora tenha encontrado algumas que me interessei bastante, li os capítulos que estavam disponíveis no momento, prometi ler o restante e.... esqueci. 


Eu nunca fui uma pessoa propensa a escrever. Estranho para alguém que ama livros? Talvez um pouco... eu nunca quis escrever um livro (e nem ter um filho! Talvez eu plante uma árvore um dia...), pois nunca tive a pretensão de dividir uma história minha com alguém. 

Eu nunca senti vontade de escrever uma história ou dar continuidade a uma já existente. As crônicas de amor é ódio foram os primeiros livros a despertarem esse sentimento em mim. 
Não. Eu não vou escrever uma fanfic. Desistam dessa ideia estapafúrdia!!! 
Mas, mais uma vez... eu entendi o que os meus amigos loucos por Harry Potter queriam dizer e por quê muitos deles ESCREVERAM fanfics de Harry Potter. 

E eu também descobri o que é ter crise de ansiedade lendo um livro. 
Não. Eu não estou exagerando. 
Eu tive crise de ansiedade apenas duas vezes na minha vida, mas os sintomas são muito vívidos na minha memória. A primeira foi no início do ano, quando eu fui retirar a minha tireóide devido a um tumor com suspeitas de câncer. Eu não conseguia dormir, porque eu não conseguia parar de pensar no assunto. Eu não conseguia ficar parada. E em determinado momento eu comecei a sentir dores na barriga e falta de ar, como se alguém me sufocasse. 


A segunda vez foi quando eu fui receber a notícia da biópsia informando se eu tinha câncer ou não. 
E a terceira foi lendo esta série. Mais precisamente o último livro desta série. 

Conforme eu ia lendo, eu percebi que os personagens estavam tomando um rumo que lá na frente...ia dar M*&¨$%#! E o sentimento de que a autora ia F%#$!#@ com a minha história favorita foi crescendo. Já desesperada e passando mal, eu resolvi ler a última página do livro, e meu mundo caiu. Eu estava certa. Só restava descobrir como eles tinham chegado até aquele momento. 
As 300 primeiras páginas foram devoradas, porém, depois que li o final eu comecei a ter outro sentimento ruim: eu estava prestes a me separar daqueles personagens. 

Eu nunca mais iria ler sobre eles. Acompanhar sua história. E eu não queria isso de jeito nenhum! 
Meu marido me pegou chorando várias vezes (e eu não choro. Perguntem a Bolinhos!!! Eu li e assisti o filme de Como eu era antes de você sem derramar uma lágrima!!!), porque meus nervos estavam em frangalhos. Eu estava em crise e já não tinha mais controle sobre o meu próprio corpo. 

Eu parei várias vezes pra respirar fundo e continuar a leitura nas últimas 300 páginas. E finalmente cheguei no meu terrível final. Mas eis que fui surpreendida. Porque existia um prólogo. E mesmo não sendo o final que eu sonhei, era um final digo dos meus personagens queridos e que deixava espaço para eu sonhar com mais. 


Eu sei que não terá um quarto livro. Mas eu posso continuar a história na minha cabeça e viver feliz dessa forma. 

Nesse momento, a minha ficha caiu. 
Eu, que nunca entendi meus amigos loucos por Harry Potter, finalmente tinha encontrado uma história que mexeu tanto comigo que tive reações físicas a ela. 
Que me fez ama-la tanto que quero ter vários exemplares da mesma história (já tenho em português e em inglês). 
Que me fez querer escrever a continuação só pra mim mesma... ninguém precisa saber...
Esse livro não mudou a minha vida, como Harry Potter mudou a de muitas pessoas. Mas me deu uma grande lição. E serei eternamente grata por isso...




Natalia Eiras

22 comentários:

  1. Uau Natalia, não imaginava que uma história pudesse mexer tanto assim com os nervos de alguém... Eu ainda não tive essa experiência!
    E olha que comparar sua ansiedade com o "término"de seus personagens favoritos, com o nervosismo do resultado de sua biópsia,percebe-se o quão difícil foi!

    Bem,li somente o primeiro livro de "As Crônicas de Amor e Ódio".
    Comecei a ler sem me envolver tanto com a história. Mas depois o livro tomou conta de mim. Era difícil parar de lê-lo.
    E preciso urgentemente ler os outros.

    Agora cá entre nós: Bem que poderia ter um quarto livro, não é mesmo?! ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu estou doida pra ler essa trilogia!!
    Só acompanho resenhas enquanto não surge uma oportunidade, estou cada vez mais convencida d q a escrita é mto boa, preciso mto ler!!
    As capas são lindas, uma pena não ter continuação né, pois vale a pena!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Natalia, tô com medo desse livro final rsrs, amei o primeiro, fiquei meio assim com o segundo (mas gstei) e quero muito ler o terceiro, mas ainda não sei como me sinto lendo as resenhas dele :D Acho que tô com esse sentimento de não querer acabar também, mas tem que acabar né e espero gostar desse livro final quando finalmente o ler :) Fiquei curiosa sobre a continuação que você escreveria da história, e como assim vc não vai escrever uma fanfic?! haha... amei a resenha, super divertida :D

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Que linda sua resenha!Amei! Parabéns.
    Sou fã de Harry Potter e gosto muito de tudo relacionado ao tema, mas sem extremos. Quanto a essa série, ainda não comecei a ler, mas tenho grandes expectativas! Tenho os dois primeiros livros, tão lindos.
    Espero gostar tanto da leitura, como você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Nati, acho que agora nós entendemos o porquê a trilogia se chamar As Crônicas de Amor e ódio. Bom saber que você foi puro amor.
    Já li toda a serie de Harry Potter e não senti toda essa paixão que muitos leitores sentiram, por outro lado também me trouxe uma grade lição.
    Eu possuo os dois primeiros livros dessa trilogia em casa e posso dizer que estou cheia de expectativas para começar. Vejo diariamente dezenas de leitores falando maravilhas sobre os livros e não posso mais resistir, principalmente depois de ver todo o seu amor por cada volume e como o final foi desesperador. Quero sentir tudo isso também, porque não tem nada melhor para um leitor como uma história que te faz ir á loucura!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Confesso que não li Harry Potter ainda, então não passei por essa febre haha
    E o que falar de As cronicas de amor e ódio? Só estou esperando chegar pra eu começar a ler.
    Falam muito bem dessa série e como faz mais meu estilo de leitura, estou bem animada pra ler.
    Espero que a história seja bacana e eu consiga sentir o que você sentiu.
    E essas capas maravilhosas? As edições da editora estão um luxo total.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  7. É uma delícia quando uma história mexe assim com a gente, que deixe a gente pensando nela e amando e idolatrando tudo desse mundo especifico. Já passei por isso com Jogos Vorazes, aqueles livros foram uma febre pra mim. Ficava imaginando o que cada personagem teve, qual foi o fim, pensando em coisas diferentes e etc. A gente cria histórias na cabeça do que poderia ter sido e de como vai ser daqui pra frente. Ainda mais quando a saga acaba e não tem mais jeito, é hora de se despedir. Mas a gente esquece? É ruim heim!
    Só que sempre surge uma nova saga pra chamar de amor da minha vida, então já viu xD
    Quero só ver se esses livros vão mexer comigo também. Estou só aguardando ter o terceiro em mãos para ler todos eles de uma vez.

    ResponderExcluir
  8. Estou super animada para ler o segundo e o terceiro volume dessa série!
    Li o primeiro e amei tanto.
    Mas no momento estou sem money!
    Então eu rio para não chorar!

    ResponderExcluir
  9. Nat!
    Ganhei os dois primeiros livros dessa série e aguardo chegar com ansiedade, porque só leio bons comentários sobre ela e quero sentir tudo que sentiu ao poder lê-la.
    “Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria.” (Campbell)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  10. Arrrrre, esse post me define de uma maneira impressionante. Gostei da maneira com que você se definiu com os personagens, é isso que a leitura proporciona, que possamos mudar de ideia com algo que nos envolva e nos faça ter sensações que nunca poderíamos imaginar. Só concordo em número gênero e grau com esse post!

    ResponderExcluir
  11. Oi Nati...
    Já estou com os três livros dessa trilogia... Porém ainda não comecei a lê-los... Só de pensar de que você passou mal com essa leitura e que mexeu tanto com você, não vejo a hora de começar a ler esta trilogia que parece estar simplesmente sensacional... As capas são lindas e acho que vou devorar esses livros...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  12. Adorei Harry Potter, mas li os livros da minha irmã e não tenho nenhuma edição rs. Li muitos livros que gostei mas nenhum me deixou alucinada ou demorando para terminar para não acabar. Quero muito ler essa trilogia só tem elogios atrás de elogios. Nossa que ansiedade ler a última página sem ter lido todo o conteúdo antes, fiz isso uma vez kkk. Pelo visto é uma historia que vale muito a pena.

    ResponderExcluir
  13. Não comecei a leitura da serie, mas farei ainda este ano. Gosto de como a história foi criada, pois a fantasia é um gêneros que mais busco ler, e vendo a sua paixão por cada livro, inclusive o final magnífico que te deixou fascinada, me deixando muito curiosa, aguçou drasticamente as minhas expectativas.
    Quero levar comigo essa lição que se faz nos livros para toda a vida.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Uau, eu amei esse seu post, Natalia, ficou muito legal. E eu amei as fotos!
    Eu amo ler, tenho livros e séries favoritas, mas até hoje eu nunca senti todo esse amor por qualquer um, seja livro ou série, nunca desejei ter coleções do mesmo livro em vários idiomas, mas claro que já chorei lendo, precisando fazer pausas para controlar meu emocional - não leio nem assisto Como eu era antes de você porque sei que vou derramar litros de lágrimas - , já fiquei triste quando estava chegando no final e não queria me separar dos personagens... mas como eu disse, nunca senti esse tipo de fascinação...
    E em relação a As crônicas de amor e ódio, confesso que não tenho interesse em ler, quando se trata do gênero fantasia prefiro assistir em vez de ler algo sobre o gênero.

    ResponderExcluir
  15. Oi.
    Meu Deus somos irmãs não é possível kkkkkkkk.
    Eu também não tenho paciência par ler fanfics, e quando tentei acaba esquecendo de continuar a ler, também não escrevo apesar de amar livros, sou daquelas que aumenta a letra nas redações para acabar logo, e filhos também não quero, obrigada kkkk.
    Eu também não entendia o por que do povo ser apaixonado por Harry Potter, não via grança nenhuma, mas ao longo dos anos fui entendendo o que um amor por uma determinada série que dizer, eu comecei a ler The kiss of deception e parei por falta de tempo, mas depois desse seu desabafo preciso continuar com toda certeza.
    bjs.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Natalia!!
    No momento só li o primeiro livro dessa série. Mas nunca tive uma crise de ansiedade lendo nenhum livro. Mesmo assim espero não ter nenhum mal súbito quando terminar de ler essa trilogia.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  17. HAHAHA adorei!
    É incrível quando encontramos obras que nos fazem sentir assim, né? Bom, exceto pela parte da ansiedade porque isso realmente é uma M@#@$@
    E corajosa você em ler a última página, hein? às vezes sinto vontade de fazer isso, mas me controlo porque sei que aí a vontade de ler vai diminuir e, quem sabe, até passar.
    Ainda não dei uma chance para essa trilogia, mas agora que ela está completa começo a pensar na possibilidade

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi Nat,
    Como você conseguiu passar por Como eu era antes de você sem chorar?
    É tão ruim quando amamos uma série e ela acaba, mas fico extremamente contente que o prólogo tenha sido aceitável e você irá "imaginar" uma continuação. Preciso acabar de ler a trilogia O.o e espero gostar tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Realmente quando gostamos muito de uma serie e ela nos arrebata também sofremos muita com ela, eu li essa serie e ela sambem me conquistou, não tanto quanto você, mas com certeza é uma historia que irei lembrar sempre, sofri muito também com esse final, e do jeito que acabou esse livro ele merecia uma continuação, nem que seja só um continho, para trazer um pouco mais desses personagens, gostei muito desse final, mas queria ainda mais e as capas dessa serie são lindas !!

    ResponderExcluir
  20. eu ainda não comecei a ler essa série
    estou simplesmente louca para acompanhar
    e te entendo até vc entender na pele o que é isso, você acha que os outros são meio doidos
    no meu caso já foi com o HP, mas antes disso eu tb não entendia como alguém podia ser fã, tudo bem que meus amigos nunca eram livros e sim atores/cantores, mas cada um com sua mania
    eu realmente quero muito ler essa série e depois desse post, já fui conferir se dar comprar e começar logo a ler

    ResponderExcluir
  21. Oi mana, eu não to no meio que vivia imaginando uma continuação pro final de Harry Potter por sinal me acho bem controlada em relação a isso mas eu sei que isso vai acontecer comigo quando a acabar a série corte de espinhos e rosas. Eu só posso dizer que mana é maravilhoso quando você encontra aquele livro que você sabe que não importa quanto tempo passe vai estra pra sempre com você.

    ResponderExcluir
  22. Natalia, também sofri dessa crise de ansiedade, eu fui na livraria para ler o final do livro enquanto o meu não chegava, quis surtar, gritas, fiquei doida, ainda estou terminando de ler o 3° mas estou com um sentimento tão intenso, que não da para explicar.

    Sobre a Fanfic, achei seu blog justamente procurando por uma fanfic, por que eu não quero escrever uma, não vai ser o sentimento de continuação para mim kk.

    Beijo

    lorraneejunior.blogspot.com

    ResponderExcluir