Fallen por Lauren Kate


Olha eu aqui saindo da minha zona de conforto, e me aventurando pelas leituras em gêneros diferentes. Dessa vez vamos falar sobre o livro "Fallen", que recentemente foi adaptado para o cinema, e em breve estará aqui no blog na nossa coluna de adaptações.



O livro conta a história de um "amor que move montanhas" rs.
Luce inicia aulas numa escola nova (um internato), e a menina não fica nada feliz com isso. Ao chegar na nova escola, a única coisa que a conforta, é a presença de Daniel. Aparentemente sem nenhum motivo lógico, eles se sentem extremamente atraídos um pelo o outro, o que deixa Luce um tanto que inquieta e curiosa em relação ao misterioso e enigmático rapaz (nem é clichê né? Imagina!). 

Gente, eu juro por tudo nesse mundo que eu iniciei a leitura sem nenhum tipo de preconceito, e com a minha mente super aberta para aceitar as situações, e ser super paciente com a história. Mas infelizmente isso não durou muito. 
Eu não consigo ler certas passagens e não achar cômico, ou no mínimo tosco. O romance exagerado, completamente forçado e desnecessário torna o livro um tanto que apelativo, vou por abaixo uma dessas passagens que só me faziam revirar os olhos, e isso é logo na PRIMEIRA PÁGINA:

"Sua mera proximidade deu a ele a sensação mais peculiar, como o tipo de quentura mandada
quando uma tora vira cinzas numa fogueira. Ele sabia sem se virar. Ela estava lá."


Deu pra entender o que eu quis dizer? Sério, não vejo necessidade nenhuma desse tipo de escrita no livro. Na verdade se ele fosse mais simples, o interesse do leitor poderia ser muito maior. Eu consegui esse livro numa troca pelo skoob, por que a menina também não tinha curtido esse exagero todo para mostrar o quanto os personagens principais se amam. 
O livro poderia ser realmente bom, afinal quando chegamos no final do livro e o grande segredo é revelado, as coisas começam sim a ficar interessante. Mas infelizmente ler 250 páginas de enrolação já ultrapassa o limite da paciência.


Deixando claro que não tenho nada contra romances, mas simplesmente não consigo gostar quando abusam dele e criam algo que beira o tosco. Eu entendo que pra estória fazer sentido, precisava mostrar que o amor entre eles era algo bem forte, mas existem milhões de formas de fazer isso sem ficar tosco.
A autora tem uma escrita boa, ela consegue descrever a escola nova e o ambiente todo de Luce muito bem. Nós leitores realmente conseguimos visualizar tudo, e imaginar aquele ambiente peculiar, esquisito e meio gótico.



"Fallen" é um daqueles livros que quando acabamos de ler a gente pensa imediatamente: Poderia ser um PUT#* livro. E eu acho que isso é uma das piores coisas a se sentir, me da a sensação de tempo desperdiçado. Tinha um potencial, que se perdeu nessa necessidade de mostrar um amor gigantesco.
Eu sinceramente achei que a única coisa bem construída foi o ambiente onde a estória acontece, porque em questão de personagens e trama foi tudo bem mal desenvolvido. Não consigo listar um personagem de apoio (coadjuvante) que tem uma presença marcante. A motivação dos personagens também demora MUITO a ser compreendida pelo leitor, o que torna a leitura inteira arrastada e cansativa. Uma pena.

Editora: Galera Record
ISBN-10: 8501089621
Ano: 2010
Páginas: 406

Unknown

21 comentários:

  1. Fallen mostra ser um livro que não entrega nada de importante da história. Gosto sim de romances, mas quando ele foca somente nisso, acaba se tornando chato. Não li Fallen e não tenho nenhum interesse em ler, principalmente depois de ver a sua resenha e também pela enorme quantidade de comentários negativos que já vi. De qualquer forma, foi bom saber a sua opinião a respeito da narrativa.
    Abços!

    ResponderExcluir
  2. Gostei também da forma em que a autora descreve minuciosamente o ambiente em que a história se passa. Nos sentimos parte da trama.
    E ao contrário de você Diego, gostei também da forma em que o romance foi conduzido.
    Meio fantasioso?
    Ok!
    Mas acho que foi preciso. ;)

    ResponderExcluir
  3. Uma pena que você tenha sentido que a leitura foi um desperdiço :(
    Gosto tanto desse livro e da série em geral também. A autora conseguiu me prender do início ao fim, acho a história bem bacana!
    Mas vai de cada um né? Vejo que muitos não gostaram também rs
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  4. Eu até que tinha muita vontade de ler esse livro!
    Gosto de romances sobrenaturais, mas perdi a vontade, porque todos falam que só o primeiro é bom e o resto não!
    Me desinteressei!

    ResponderExcluir
  5. A coisa ruim dessa história é que a autora estendeu muito os livros e aí a trama se perdeu em muita coisa. Podia ser no máximo 3 livros, acho que em dois já contava a história. Mas quando li eu li um depois do outro e confesso que do terceiro livro pra frente eu adorei. Não sei se hoje em dia iria gostar tanto, mas a história, como disse, tem potencial e só o que ferra com o leitor é que praticamente no ultimo livro é que a gente vê isso. Não é de todo ruim, só é complicado ter paciência pra ler até onde melhora :S

    ResponderExcluir
  6. Nat!
    Sempre tive vontade de ler esse livro por se tratar de um romance sobrenatural com anjos, mas como não falou sobre eles, acho que me enganei.
    Não assisti o filme também e por isso, ficarei aguardando seus comentários sobre a adaptação.
    “Preferi sempre a loucura das paixões à sabedoria da indiferença.” (Anatole France)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  7. Que pena que deixa a desejar, nem tenho interesse em ler, não gosto de livros que fica enrolando geralmente desisto da leitura. Ainda mais tendo um romance exagerado, gosto quando é na medida certa, assim fica mais natural e convincente.

    ResponderExcluir
  8. Eu também me irritei com o romance, mas tirando isso foi um livro normal para mim. A fantasia com um pouco de mistério, e segredos com uma revelação no final e um climinha de ensino médio, me fez gostar razoavelmente. Não sei se pretendo continuar a série. O livro não tem algum diferencial que me prenda a ele, então vai depender da minha disponibilidade.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Diego, o que dizer de Fallen: tem muitos fãs mas eu não estou entre eles rsrs e olha que li quatro livros da série, não sei bem porque, acho que fui lendo e esperando que a história fosse melhorar e me conquistar, mas não funcionou comigo e essa sensação de tempo perdido pra mim foi grande kkkk...

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Uma pena que não curtiu o livro, infelizmente isso aconteceu comigo também, achei toda essa romantização tão necessariedade, mas como sou perseverante li os 5 mas confesso que não foi por que gostei, só queria saber se melhoraria, tudo se resume em uma grande enrolação sem fim.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Diego!!
    Já li os quatro livros dessa série, a história e bem interessante mas a leitura e bem cansativa. Em todos os livros senti que a leitura ficou arrastada até a página cem. Mesmo assim gostei da história.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  12. Olá Diego...
    Apesar de ser fã de romances, aí está um livro que não tenho a mínima vontade de ler... Essa ideia de romance exagerado e forçado, além de tornar a leitura extremamente cansativa não nos envolve.... Pra mim, um ponto positivo desse livro é a capa... Acho simplesmente linda... Mas não é uma leitura que eu faria...
    Abraços...

    ResponderExcluir
  13. Gente eu li esse livro e odiei com todas as minhas forças, achei forçado, com muitos elementos que estava na cara que eram uma mistura de outros livros, e não sei o romance que eu achei que poderia ter salvo o enredo não me convenceu de jeito nenhum!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, sempre ouço falar super bem desse livro e NUNCA me interessei por ele, mesmo sem saber do que se tratava.
    Romance já não é meu forte, se fica de melação e enrolação então, nem se fala! Passar 250 páginas num mimimi sem fim pra só então a história ficar boa? aaaaaaaaaaa não. Tomara que a adaptação seja melhor, né?

    ResponderExcluir
  15. Oi, Diego!
    Confesso que não costumo sair muitas vezes da minha zona de conforto, isso é bem raro de acontecer... E é uma pena que essa experiência tenha sido uma decepção para você; eu curto romances mas nunca me interessei em ler Fallen, a história de Luce e Daniel nunca despertou o meu interesse...

    ResponderExcluir
  16. A escrita da autora é tão boa que a outra série dela (Teardrop) me conquistou, mas confesso que Fallen foi uma série que li porque na época não abandonava livros e sempre tive a esperança que o próximo livro fosse melhor, enfim, não gostei, mas o Cam me cativou O.o

    ResponderExcluir
  17. Oi! Ainda não consegui ler acredita, tenho mta vontade de conhecer o enredo e a escrita que pelos comentários que já acompanhei, é uma excelente leitura.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Li esse livro a muito tempo e ainda estava iniciando aquele vontade de ler,por isso não tinha lido muitos livros e lembro que quando li gostei bastante desse livro, e ela acabou conseguindo me conquistar, principalmente pela ideia que na época ainda não tinha lido nada parecido, mas não sei se lendo atualmente ainda gostaria desse livro !!

    ResponderExcluir
  19. oie
    o primeiro livro eu até gostei (não amei, mas deu para passar) mas o resto
    e realmente tenho que concordar contigo tinha tudo para ser ótimo, mas....

    ResponderExcluir
  20. Eu li esse livro quando eu inciei novamente no mundo da leitura, por isso eu vou dizer aqui o que sempre digo : Fallen é um livro bom pra quem nunca leu nada sabe ? É pra quem realmente ta iniciando e nunca teve uma leitura espetacular, ai você pode dizer que é um livro bom. Eu amava esse livro no incio e quando me aventurei mas nos livros eu soube que a história não era tão boa assim. Você pode ter lido de mente aberta mas o fato que você já leu coisa melhor não ajuda.

    ResponderExcluir
  21. Oi.
    Sempre tive vontade de ler essa série. Capas tão lindas e o enredo sempre me pareceu muito intenso e apaixonante. Mas na maioria das vezes encontro comentários como o seu, de que a história se torna arrastada e cansativa. Então, não sei se um dia irei ler.
    Ótima resenha.
    Abraços.

    ResponderExcluir