Série Abandono de Meg Cabot


Segundo a mitologia grega, Hades (deus do mundo inferior) raptou a filha de Deméter (a deusa da colheita) enquanto esta colhia narcisos com as ninfas, e a levou para seus domínios no submundo. A deusa, muito triste com o desaparecimento da filha, descuidou de seus afazeres, levando a população a uma grande estiagem de alimentos. Deméter descobriu que Hades havia raptado Perséfone, e junto com Hermes foi até o submundo com o intuito de libertar a filha. Porém, Perséfone já havia comido seis sementes de romã nos domínios de Hades, o que mostrava que ela não havia rejeitado completamente o deus.

Dessa forma, um acordo foi firmado, onde ela passaria metade do ano com a mãe, e metade do ano com Hades no submundo.

Quando Perséfone visita Deméter, os mortais são abençoados com dias quentes e fartura de alimentos (verão e primavera), porém, quando ela volta para os domínios de Hades e torna-se a rainha do submundo, começa o período de seca e frio (outono e inverno) 
Eis a explicação grega para as estações do ano. 

Baseada neste mito, Meg Cabot escreveu a série "Abandono", lançada em 2013 pelo Grupo Editorial Record. 

Confira a resenha desta série que tem como pano de fundo este mito, no vídeo abaixo. 


O que vocês acharam dessa série? Gostam de livros que se baseiam em algum tipo de mitologia? Conhece mais algum livro assim? 
Deixe nos comentários. 

Natalia Eiras

7 comentários:

  1. Adoro mitologia, e o fato dessa série ser baseada em uma, já seria um bom motivo para conferir. Pena que só é explorado no primeiro livro. A ideia até é interessante, pena esses pontos negativos que se arrastaram pelos outros livros. Quanto à metas de leitura prefiro não me arriscar, pois sou muito ansioso e caso não conseguisse cumprir acabaria frustrado.

    ResponderExcluir
  2. Nat!
    Tenho essa série, mas não li nenhum livro.
    Adoro mitologia e saber mais sobre Ades e Perséfole é maravillhoso.
    Bacana ela ter misturado mitologia com romance se baseando na história de Ades.
    Uma pena ter muitas coisas não esclarecidas?
    Nossa! Nem cabe dramas adolescente no livro, né?
    Que pena!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Gosto de mitologias. Mas me parece que esse livro de Meg Cabot fugiu bastante da proposta de toda a história de Perséfone.
    Sim,pelo que nos contou, acho que se trata de mais uma série juvenil... Eu até que gosto!
    Mas o que me deixa desanimada é de não ser um livro único.
    Tenho fugido de séries ultimamente.

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre fui curioso para ler Meg Cabot, e essa série é um dos livros da autora que está na minha lista, mas sempre acabo adiando a leitura. Eu adoro mitologia, e isso representado nos livros da Meg me deixa ainda mais com vontade de lê-la, ainda mais falando sobre Hades. Quero muito!

    ResponderExcluir
  5. Oi Nat,
    Ai que triste, como você vai conseguir deixar os livros para trás na mudança? :(
    Então, eu li "A mediadora", um parte pelo menos, rs, e não curti tanto, maaas, eu já havia lido outros livros dela e curti.
    Eu sempre gostei de mitologia, então claro que esse já me conquistou por se basear nisso.
    Como sempre uma história bem natural né? O salvador de pássaros kkkk Desculpa, não aguentei.
    Bem, falando sério, o enredo poderia ser bom, mas achei meio exagerado, e livros que ficam sem explicação, não dá certo! Não sei como surgiu um romance ai kkk
    Enfim, eu só queria ter pela capa que amei!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu conheci há pouco sobre os livros dessa autora eu fiquei muito empolgado em saber que esse livro abordava sobre mitologia coisa que me chamou muito atenção mas eu fiquei bem curiosa com esse Salvador de pássaros

    ResponderExcluir
  7. Menina, estamos juntas nesse amor pela mitologia <3!
    Adorei sua explicação simplificada da história de Hades e Perséfone, você é bem engraçada.
    Eu só não entendi muito bem a relação entre ingerir as sementes de romãs e não rejeitar o Hades, talvez a menina só estava com fome ><.
    Perséfone, fica mais no reino de Hades, por favor!! O inverno é minha estação preferida =).
    O último livro que li da Meg Cabot foi o primeiro livro da série "A mediadora", uns dois anos atrás, e, embora eu tenha gostado bastante, achei bem com essa pegada de drama adolescente também.
    Poxa, é uma pena que ela tenho tornado a leitura arrastada, pelo visto essa conexão que ela fez com a mitologia não deu nada certo. Na verdade, o que parece ter dado errado foi o fato dela ter esquecido a parte mitológica e se concentrado apenas na parte teen =/.

    ResponderExcluir