Livros antigos podem virar verdadeiras obras de arte.


A artista Käthe, conhecida no instagram como @10amcoffe, vem transformando livros que ninguém quer mais em verdadeiras obras de arte. E o melhor: para isso, ela utiliza apenas canetas e muita criatividade.

Kathi tem 26 anos, vive na Alemanha, onde faz MBA em Estudos Literários. Desde criança, sempre foi apaixonada por livros e desenhos, mas nunca havia pensado em publicar seus desenhos online. Apenas mostrava para amigos e nada mais. Foi só quando se mudou para a Alemanha para inciar seus estudos que isso mudou, após abandonar um relacionamento tóxico e usar a arte como tratamento para melhorar sua saúde mental.

"A very good friend of mine told me to get my art out of there and at first I didn't think much about it and just posted simple drawings on instagram. But here I am now, almost two years of Instagram and bored panda and still improving".

E como tudo começou? 

"One morning I was just sitting at my desk starring into space, when a stack of books on the floor caught my eye. I just opened up the pages and started scribbling along the pages, drawing little scenes and figures taht popped up in my head. From this day on, I used this book as some sort of sketchbook. Those little doodles got bigger and I started to do whole artpieces and that's what I have been doing until then."


Os desenhos eram bem simples no início...


Mas foram evoluindo...


Até chegarmos em peças mais elaboradas, com cores e bem desenvolvidas. Os principais materiais utilizados pela artista são marcadores pretos, caneta em gel branca, além do marca texto da cor desejada para o desenho.


Mas por que livros? 

Segundo Kathi os livros sempre lhe trouxeram uma sensação de lar e conforto. Quando ela era jovem, a mãe tinha uma enorme biblioteca na sala de estar, e sempre a incentivou a ler e explorar os livros. "Ela sempre tinha o livro certo em mãos, com algum conselho ou com o que eu precisava naquele momento. Então, livros sempre foram mágicos pra mim.", explica Kathi.


"Desenhar em um livro pareceu estranho no início, mas eu continuei. Fazendo Estudos Literários, eu percebi que os livros são realmente um tesouro, mas isso não quer dizer que eles não possam ser admirados. Livros são uma forma de você explorar todos os seus sentidos; eles são mais do que as histórias que contém; eles são parte de nossas vidas de uma forma ou de outra. 
Quando eu desenho neles, eu gosto de como as palavras se misturam com meu trabalho e como todo o livro se transforma em algo totalmente diferente, sem perder o que o fez especial em primeiro lugar. Livros são arte e eu apenas amo como a minha arte se tronou parte disso", explica Kathi. 





O que acharam da ideia? Que tal pegar aquele livro que ninguém mais quer; que esteja já velhinho.... e transformar em uma obra de arte como essa?
Qual você mais gostou? Deixe nos comentários!

Fonte: https://vocesabia.com/livros-antigos-obras-de-arte/

Natalia Eiras

9 comentários:

  1. Nossa,os desenhos da artista Kathi são lindos!
    E de fato devem ser feitos em livros bem velhinhos,que ninguém tem interesse em ler mais.
    Já que os seus traçados se juntam com as palavras. Sendo assim , não tem como se ler o livro mais.

    Eu gostei especialmente da última ilustração. Onde a menina faz ainda mais linda a lua.
    As cores ficaram divinas!

    ResponderExcluir
  2. Olá Natália!
    Estou apaixonado pelo trabalho de Kathe, cujos traços harmônicos e chamativos soam perfeitamente coerentes com o livro reutilizado. A forma com a qual as gravuras de misturam com as palavras é fantástica, causando um efeito visual no mínimo curioso. E por que não começar a aderir essa arte também, né?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Se eu não tenho coragem de dar aquela dobradinha para marcar a página, assinar meu nome (NEM PENSAR!), que dira fazer desenhos, ate pq não sei desenhar nem em palitinho ahahaha. BrincdeBrinca parte, que coisa mais lindas essas ilustração, os traços vermelho e preto destacaram mais se fossem coloridos. Adoraria receber de presente uma ilustração assim.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que desenhos mais lindos e tão perfeitos. Esse último da menina e a Lua eu me apaixonei.
    A beleza a gente encontra na simplicidade mesmo.
    Eu não me arriscaria a tentar nenhum desenho. Habilidade zero para isso. kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Olá! A ideia é maravilhosa e os desenhos ficaram lindos, mas confesso que não teria coragem de fazer isso com meus preciosos não (risos), na verdade nem tenho dom para desenhar.

    ResponderExcluir
  6. Nat!
    É reciclar, poder reaproveitar livros que talvez fossem para o lixo e transformá-los em obras de arte. Não sei se teria coragem, mas gostei da ousadia dela e dos desenhos.
    Amei todos, mas o que mais chamou minha atenção foi o que tem os pinheiros.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. A arte dela é realmente bonita e pelo que parece ela faz com livros que já foram descartados por terceiros e iriam pro lixo. Os desenhos são incríveis, gostei mais dos coloridos. Vi já uns trabalhos com vinis e gostei bastante.

    ResponderExcluir
  8. Que interessante, ficou bem legal, achei que ela soube bem aproveitar o espaço das folhas e as letras combinou tudo, admiro muito quem desenha, pois não sei desenhar nada rsrs. Tenho dó de danificar um livro, mas muitos acabam indo para reciclagem ou lixo mesmo, porque não aproveitá-los, com essas artes que encantam. Gostei de todos principalmente dos pinheiros e a menina e a lua.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Naty!
    Não conheço a Kathi, mas amei suas ilustrações, principalmente a do alce e o último da lua; a evolução presente nos desenhos dela é surpreendente!
    Acho a ideia muito legal, se eu desenhasse igual a Kathi até que eu arriscaria desenhar, mas como não faço não tenho coragem, mesmo que seja em livros antigos rsrs.
    Bjos!

    ResponderExcluir