A Dominação Masculina

A condição feminina e a violência simbólica


Sou ré confessa que comecei a ler este livro e apaguei em pouco mais de 40 páginas.
Tamanha a dificuldade em entender o que estava escrito nestas páginas, que mais pareciam saídas de uma tese de doutorado.
Comecei a ver um homem, me explicando por que raios a sociedade, como um todo, valoriza tanto o discurso masculino... porque a mulher tem uma posição de inferioridade na sociedade e blá blá blá.



Pensei:

PQP! Mansplaining total!!! 



Mas eu não desito fácil, e como jornalista eu fui tentar entender o que raios esse homem estava dizendo, e por que raios uma editora como a Record iria publicar um livro com mainsplaining, indo COMPLETAMENTE contra toda essa onda feminista que vem surgindo nos últimos anos. 

Afinal, estamos falando a editora que lançou um KIT GAY MANO!!! 



NÃO FAZIA O MENOR SENTIDO, CONCORDA? 

Então, a errada deveria ser eu. 
E lá fui eu procurar por resposta. 



Eu poderia fazer uma resenha deste livro? Não. 

Porque como eu disse, eu lendo não consegui entender. 
Mas ESSA MENINA conseguiu me explicar e eu SUGIRO FORTEMENTE que você assista o vídeo dela. 
PS: Nada como uma professora para explicar as coisas, né? 



Então senta, que lá vem conhecimento de primeira qualidade! 





COMPRE O LIVRO
Amazon


Editora: Bertrand
ISBN: 978-8528607055
Ano: 2019
Páginas: 208

Natalia Eiras

5 comentários:

  1. Oiii ❤ No começo da resenha também achei que se tratava de mansplaning, o que simplesmente odeio.
    Gostei muito do vídeo, realmente nada como uma professora que entende muito bem do assunto pra explicar o que o autor quis passar com o livro. Que bom que ela explicou tudo direitinho, se não eu nem teria vontade de ler esse livro.
    Por conta das palavras mais complexas do livro, não tenho certeza se leria esse livro, mas quem sabe... Até porque fiquei um pouco curiosa pra saber mais sobre o assunto ❤

    ResponderExcluir
  2. Meu, que loucura! Como o machismo está tão dentro da nossa sociedade que até nós mulheres achamos isso normal.
    Adorei a aula de filosofia e agora quero ler o livro do Pierre Bourdieux. É muita coisa pra se pensar e analisar e mais ainda para se corrigir.

    ResponderExcluir
  3. Não sei se leria esse livro, parece ser difícil de compreender, embora assisti o vídeo e gostei das explicações, são bem verdades e deixa a gente refletindo sobre muitas coisas que acontecem com as mulheres, essa comparação entre os dois sexos, muitas vezes algumas coisas nem prestamos atenção de tanto que estamos acostumadas com isso.

    ResponderExcluir
  4. Realmente é difícil ler quando parece que as ideias esbarram com nossos conceitos. Que ótimo que você não deixou o assunto de lado e acabou encontrando o vídeo, na verdade uma verdadeira aula sobre o assunto, e o livro em si. Esse assunto envolvendo filosofia, sociologia e antropologia tem tantas nuances e ela dá um show nas explicações.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Achei o vídeo bem interessante e deixou bem claro, coisas que eu via como algo normal, aquela parte das profissões mudarem quando mudam os gêneros que a exercem foi a que mais chamou minha atenção. Acredito que foi um belo resumo do livro, que tem uma proposta bem interessante, mas fiquei um tanto quanto receosa em relação a maneira que está escrito, que poderia prejudicar um pouco meu entendimento e tornar a leitura tediosa e desagradável.

    ResponderExcluir