Mama: um relato de maternidade homoafetiva


Existem milhares de livros de mães contando suas experiências em relação a maternidade, sejam elas boas, ruins ou com dicas para a mães de primeira viagem. Porém, este é o primeiro livro que eu tenha conhecimento que conta a história de não uma, mas DUAS mães na mesma gestação. 

Não, você não leu errado. 
Em "Mama: Relato de uma maternidade homoafetiva", a autora Marcela Toboni relata sua experiência sendo mãe de gêmeos com a companheira Melanie Graile. 

Melanie engravidou através de fertilização artificial, e Marcela decidiu que iria ajudar a amamentar as crianças quando estas nascessem. Para isso, quando Melanie estava com 5 meses de gravidez, Marcela começou a tomar anticoncepcionais ininterruptamente por dois meses. 
“Quando parei, foi como se meu corpo entendesse que eu tive um parto. Aí, tomei remédio que induz a produção de prolactina. E usava bomba de tirar leite todos os dias, 5 vezes ao dia, durante dois meses. Na primeira semana, não saía nada. Até duvidei que fosse dar certo. Depois de uma semana, saiu a primeira gota e começou a aumentar a produção. Quando as crianças nasceram, já tinha meio litro de leite congelado”, relata.

Segundo reportagem divulgada no site G1 de Minas Gerais, a decisão de Marcela de amamentar foi não só para estabelecer vínculo com as crianças, mas para que “a amamentação pudesse trazer uma maternidade equilibrada”, afirma a entrevistada.

Ainda segundo a reportagem, nos primeiros quarenta dias após o nascimento das crianças, cada mãe ficava com um bebê e cada uma delas acordava à noite para amamentar a criança que estava sob sua responsabilidade, sendo que ambas dividem a amamentação até hoje.

Confesso que quando vi a foto das duas amamentando os bebês e soube que se tratava de um casal homoafetivo, me causou estranheza pois eu desconhecia completamente o fato de que era possível induzir lactação em uma mulher que não estivesse grávida. Eu sabia que algumas mulheres tem dificuldade em produzir leite e por isso, existem algumas técnicas para estimular a produção. 
Mas induzir em alguém que não passou pelo processo de gravidez.... foi a primeira vez. 
Típico pensamento idiota de quem nunca nem pensou em ter filhos, logo, nunca nem procurou saber nada à respeito. #falhaminha
PS: Não reproduzirei a foto delas amamentando aqui, pois não tenho autorização do uso de imagem. Mas vocês podem conferir na matéria do G1. 

E pesquisando sobre o assunto, eu encontrei outro casal homoafetivo que fez a mesma coisa e que saiu matéria na revista Crescer em 2017! 
Ou seja: Informação é tudo minha gente! 

O que vocês acham disso tudo? Vocês sabiam que era possível amamentar uma criança sem engravidar? O que acharam deste livro? Deixem aí nos comentários.

COMPRE O LIVRO


Natalia Eiras

7 comentários:

  1. Olá! Já tinha ouvido falar sim sobre essa técnica, em algumas reportagens na televisão e acho super válida, afinal dessa forma, as duas mães poderão viver essa experiência tão singular, sem falar em dividir essa responsabilidade, que apesar de gratificante é também bem cansativa (#realidade). Acho até que alguns papais poderiam tentar adotar a técnica hein #sonho.

    ResponderExcluir
  2. Natália, já li algo parecido com a história da Marcela... Mas acho que a avó da criança engravidou do neto por meio de fertilização artificial,"emprestando" o útero para gerar um bebê para a filha.
    E a filha por sua vez,fez um tratamento para poder amamentar o filho .
    Confuso,mas deu certo!

    Nossa, quanta evolução!

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha pensado sobre o assunto, ou ouvido falar sobre, achei interessante que bom que deu certo, assim as duas como outras mulheres podem passar por essa experiência de amamentação. Imagino o quanto essas mulheres que passaram por isso devem ter ficado felizes. Sem falar o quanto é gratificante poder dividir com alguém essa tarefa digamos assim.

    ResponderExcluir
  4. Primeira vez que ouvi falar sobre isso, mas considerando que sou leiga no assunto, não era de esperar muita coisa. Gostei do compartilhamento da maternidade, pois o objetivo das mães não era somente a criação do vínculo com as crianças, mas o equilíbrio da maternidade. Incrível, muito interessante e estou curiosa para ler está obra. Obrigada pelo compartilhamento!! Super Beijo

    ResponderExcluir
  5. Também nãos sabia dessa possibilidade. A amamentação é muito importante, por isso acho válido para criar esse vínculo com ambas as mães. São assuntos novos e às vezes causa estranhamento, por isso o livro e as reportagens mostrando a experiência se tornam necessárias.

    ResponderExcluir
  6. Achei muito interessante a ideia do livro, eu não sabia que era possível amamentar sem ter passado pelo processo de gestação. Fiquei muito curiosa para conhecer o relato das mães e saber mais a respeito.

    ResponderExcluir
  7. Que história interessante e fofa!
    Quero demais lê-lo!
    Livros sobre maternidades são maravilhosos e sobre um casal homoafetivo deve ser bem emocionante então!
    bjs

    ResponderExcluir