Habilidade Social: Exercitando sua habilidade de comunicação


Henrik Fexeus, autor de "A arte de ler mentes", diz que no mundo moderno a capacidade humana de se comunicar está diminuindo em uma velocidade preocupante, com pessoas cada vez menos empáticas entre si e cada vez piores em compreenderem umas às outras. Se sentir irritado com colegas, incompreendido pelo parceiro, não se sentir parte de um grupo ou ter uma frequente sensação de desanimo são sentimentos comuns entre os seres humanos modernos.

Por isso, em "Habilidade social: Exercitando sua habilidade de comunicação", seu mais novo livro lançado pela Editora Bestseller, o autor explica a razão dessa decadência da comunicação e apresenta ferramentas que buscam auxiliar os indivíduos a lidarem com qualquer situação social, desde um bate-papo a um conflito sério, ao desenvolverem sua habilidade de comunicação. 

Eu, particularmente, acho que todos precisamos desenvolver as nossas habilidades comunicacionais. Ainda mais em tempos de fake news... brigas familiares por causa de política... rsrs
E como sou profissional da área de comunicação, esta é uma leitura meo obrigatória para mim. Logo, podem esperar uma resenha mais detalhada deste livro ainda este ano. 

No livro, o autor aborda maneiras de entrar em contato com outras pessoas já a partir de conversas com conteúdo, sem precisar quebrar o gelo, como ser um ouvinte de verdade, como ter tato para lidar com assuntos polêmicos, além de mostrar como a mente trabalha impondo uma barreira para as habilidades comunicativas.

Indivíduos com habilidades sociais aperfeiçoadas são frequentemente apontados como líderes, são promovidos mais rapidamente e podem criar relações significativas e profundas com um grande número de pessoas. 

CINCO DICAS PARA SE COMUNICAR MELHOR:  

1)      Sobre linguagem corporal: se for difícil para você ficar com as mãos paradas, pode usar o truque de juntar o polegar com o indicador e o dedo médio e relaxar os braços. Isso vai evitar movimentos desnecessários e é confortável. 

2)      Faça uma pergunta de cada vez. Se você fizer duas perguntas seguidas, a pergunta número 2 costuma ser fechada e mostra um sinal de insegurança: você precisa fazer uma pergunta adicional para ser claro o suficiente.

3)      Se você tiver problemas para conseguir que as outras pessoas ouçam você ou façam o que você quer, verifique a quem você está se dirigindo. É importante direcionar suas necessidades a uma pessoa específica.

4)      Seja clara sobre o que você quer e o que não quer. Não diga: “Vamos ver o orçamento mais tarde?”. Explique que isso é uma prioridade, dizendo: “Eu quero que a gente dê uma olhada no orçamento mais tarde”.

5)      Quando quiser levar uma ideia adianta, tente não usar expressões que a amenizem, como quase, talvez, acho que, pouco. Quando for necessário, seja enfático.

 COMPRE O LIVRO 

O autor estará na Bienal do Livro deste ano, logo, é uma ótima oportunidade de você ler o livro e quando for pegar o autógrafo utilizar suas habilidades sociais recém aprendidas neste livro para conversar com o autor. 
O que acham? 
Vocês concordam com o que o autor acha sobre a decadências das habilidades comunicacionais dos seres humanos? Pretendem pegar um autógrafo dele? Deixem aí nos comentários. 
Até a próxima. 

Natalia Eiras

8 comentários:

  1. Olá! Concordo com o autor, cada vez mais nos deparamos com um mundo cheio de pessoas pouco empáticas e compreensivas e de fato, nossa capacidade de se comunicar parece mesmo estar diminuindo.
    Eu adorei a proposta do livro, acho que todos deveriam ler, já que é de extrema importância a gente saber se comunicar sempre da melhor maneira possível.
    Gostei das cinco dicas, são muito relevantes.
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  2. Oiii ❤ Adoraria fazer essa leitura, já que gostei bastante do tema que o autor trabalha no livro.
    Realmente, parece que cada vez mais, o ser humano perde sua habilidade de comunicação. As pessoas não se importam mais com o outro, não conseguem criar empatia, apenas julgam.
    Comunicação é a base para uma sociedade funcionar, ou melhor, para o planeta funcionar. Mas o que acontece se as pessoas perderem essa habilidade?
    Concordo completamente com o autor de que a comunicação entre os seres humanos está muito decadente.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com o autor em dizer que as pessoas não estão conseguindo se comunicar como antes. Estamos valorizando demais o " mundo virtual",e esquecendo do olho no olho . Triste!

    As dicas do autor para se comunicar melhor, são importantes. Resta saber se as pessoas estão dispostas a tentar.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante a abordagem desse livro e gostei muito das 5 dicas para se comunicar melhor. Preciso mesmo delas kkkkkkkk
    É sempre bom saber se comunicar mais e melhor em qualquer área das nossas vidas.

    ResponderExcluir
  5. Primeiro, adorei a novidade de que o autor estará na bienal, pois ainda não sabia. Como não vou muitos dias, geralmente acabo nem pegando senhas para os eventos exclusivos. Já li dois livros do autor e gostei bastante, o ultimo foi O jogo do poder. Essas dicas pra se comunicar melhor são excelentes.

    ResponderExcluir
  6. O autor esta certíssimo, essa nova geração não se comunica, não conversam e nem tem assunto para falar, pois só ficam nas redes sociais e acabam não interagindo com as pessoas, sempre que possível converso com as pessoas nas ruas nem as conheço e puxo conversa, as mais novas são difíceis de falar. Reuniões em famílias os mais novos ficam fora das conversas. As pessoas estão sem paciência e se irritam muito fácil.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Para mim é fundamental exercitar minha capacidade de comunicação, afinal trabalho diretamente com o público e por muitas vezes me vejo tendo que explicar a mesma informação diversas vezes, além é claro de não ser entendida logo de primeira. Não sei se o problema está comigo ou nas outras pessoas, mas como dizem por aqui, foco na solução e tá aqui um ótimo começo para mudar isso.

    ResponderExcluir
  8. Eu concordo com o que o autor disse, estamos sim cada vez mais perdendo a habilidade de comunicação, principalmente, com a ansiedade prevalecendo na sociedade. Gosto das dicas que ele da, sinto que pode me ajudar em alguns momentos, pois também tenho problemas em me comunicar, ainda mais quando é com um número maior de pessoas. Sempre fui ruim em habilidades sociais, e isso me faz querer ler esta obra.

    ResponderExcluir