Livraria portuguesa irá plantar uma árvore a cada compra de material didático.


A Book in Loop, plataforma de compra e venda de livros didáticos usados (chamados de manuais escolares em Portugal), comprometeu-se a plantar uma árvore para cada compra na livraria online. 

“Além da despesa que representam a cada novo ano letivo, os manuais escolares simbolizam também um grande prejuízo para a atmosfera, tendo em conta a quantidade de árvores abatidas para produzir papel. Por este motivo, e ciente dos 23.000 hectares de floresta que já arderam desde o início do ano, a Book in Loop decidiu arregaçar as mangas e pretende plantar 5.000 pinheiros mansos”, refere a empresa em comunicado.

Fundada em 2016, a Book in Loop já movimentou mais de 15 mil livros, e em 2017 chegou a quadruplicar este número. Em 2018, ano em que foi possível utilizar os vales MEGA, um voucher disponibilizado pelo governo português para a retirada de livros didáticos usados com descontos,  a plataforma chegou a quase 100 mil livros, número que acredita que é possível ultrapassar este ano. 

Ao contrário do Brasil, onde as crianças começam a estudar em fevereiro... março (dependendo da data do Carnaval), em Portugal o calendário escolar começa em setembro! 
A iniciativa da plataforma visa também ajudar com as queimadas que ocorrem em Portugal nesta época do ano, devido ao verão que por ser muito seco acaba causando incêndios por todo o território português. 

O que vocês acham dessa iniciativa? As livrarias brasileiras poderiam se unir e tentar salvar a mata atlântica ou reflorestar parte da Amazônia adotando esta ideia, não acham? 
Deixem suas opiniões nos comentários. 
Até a próxima. 

Fonte: 
https://sol.sapo.pt/artigo/667245/livraria-online-planta-uma-arvores-por-cada-manual-escolar-comprado

Natalia Eiras

8 comentários:

  1. Olá! Eu adorei essa iniciativa da Book in Loop, beneficia quem precisa dos livros e a atmosfera também.
    Nossa, seria incrível se as livrarias brasileiras se espelhassem na Book in Loop e tentassem ajudar a Amazônia e a Mata Atlântica! ♡
    Esse é um projeto que deveria ser posto em pratica pelo mundo todo.
    Adorei a publicação, ainda não conhecia essa bela iniciativa!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  2. Uma livraria virtual que vende livros didáticos usados e ainda vai plantar uma árvore para cada livro vendido? É uma ideia tão boa. Ajuda duplamente o planeta. Essa livraria portuguesa está de parabéns com essa iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. Poxa, quem dera todas as livrarias fizessem o mesmo que a Book in Loop!

    Não preciso nem dizer que adorei essa ideia. Assim como também acho que seria muito importante para o Brasil que aqui também houvesse iniciativas como essa.


    Fiquei feliz em conhecer essa ideia! :)

    ResponderExcluir
  4. Oiii ❤ Que notícia maravilhosa! Fico tão feliz em saber desse projeto da Book in Loop, que além de disponibilizar livros didáticos já usados, o que é maravilhoso para que mais árvores não tenham que ser cortadas, vai plantar árvores de acordo com a venda dos livros.
    Seria uma ótima iniciativa fazer algo do tipo no Brasil, tendo em vista que a Amazônia tem sido cada vez mais desmatada e já não chega a ser nem de longe o que já foi. O mesmo poderia ser feito para a Mata Atlântica também, já que a mesma, se encontra nessa situação.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante esse projeto da livraria e importante, pois as árvores estão desaparecendo, iniciativa que outros países deveriam adotar, dá para aproveitar muitos livros usados, são mais baratos e menos árvores cortadas, sem falar que vão plantar novas árvores, com as vendas dos livros usados, espero que consigam bastante vendas, assim teremos mais verde.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Uma ideia maravilhosa e que sem dúvida deveria ser replicada por tantos outros países, não só aqui no Brasil não! Muito interessante e sensato a iniciativa, afinal é primordial tentarmos diminuir o impacto que o consumo desenfreado vem causando ao planeta #ficaadicaPresidente.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal ver atitudes como essa. E por aqui ainda mantemos a cultura do desmatamento e desrespeito à natureza, aos índios, etc Livros novos, às vezes, ficam encostados em galpões, enquanto muitas crianças não tem um caderno para estudar. Acho que todos nós poderíamos nos unir por causas assim já que as autoridades trabalham por outra linha de pensamento.

    ResponderExcluir
  8. Que ideia maravilhosa, o Brasil certamente deveria seguir o exemplo acho que daria certinho aqui também principalmente com o desmatamento grande que vem acontecendo. E uma iniciativa ótima, da para ver que o projeto esta crescendo cada vez mais. Isso pode fazer grande diferença no futuro cooperando com o meio ambiente de uma maneira incrível.

    ResponderExcluir