Bósnia, Albânia e Kosovo indignados com escolha do Nobel de Literatura 2019


Autoridades da Bósnia, Albânia e do Kosovo se mostraram indignadas com a escolha de Peter Handke para o Nobel de Literatura, segundo informações divulgadas pela agência AFP

Peter Handke é considerado um admirador de Slobodan Milosevic e um negacionista dos crimes perpetrados durante as guerras na ex-Iugoslávia.

O autor esteve presente no funeral de Slobodan Milosevic – ex-presidente da Iugoslávia acusado de genocídio e de outros crimes de guerra entre 1991-1995, que morreu em 2006. Durante o funeral, Handke teria defendido o ex presidente e proferido elogios ao mesmo. Milosevic suicidou-se na prisão enquanto aguardava julgamento por crimes contra a humanidade. 

Em Kosovo, palco do último enfrentamento armado na antiga Iugoslávia, que acabou com 13 mil mortos, no principal jornal da região – Koha Ditore – escreveu: 

Versão online do jornal Koha - Kosovo/2019


“Um admirador de Milosevic e um negacionista recebe o Nobel de Literatura”.
O ator bósnio Nermin Tulic, gravemente ferido durante o cerco a Sarajevo pelas forças sérvias (que causaram 11 mil mortos), comentou a atribuição: 
“Handke é um excelente escritor e seu apoio a Slobo [Milosevic] e ao genocídio faz parte do seu grande trabalho”.
Sefik Dzaferovic, vice presidente do Partido de Ação Democrática e membro da presidência da Bósnia (uma espécie de parlamento) qualificou a decisão de "escandalosa e vergonhosa".

"É vergonhoso que o comitê do prêmio Nobel esqueça tão facilmente que Handke justificava as ações de [ex-presidente sérvio] Slobodan Milosevic e o protegia com seus comparsas Radovan Karadzic e Ratko Mladic, que foram condenados [pela justiça internacional] pelos mais graves crimes de guerra, entre eles genocídio", declarou Dzaferovic.
A ASHAK pediu que a decisão fosse anulada como "um ato de entendimento e solidariedade com todos os povos do mundo que lutam por liberdade e valores democráticos".

A Academia sueca se defendeu dizendo que a escolha de Peter Handke deu-se pela sua contribuição literária e não por seu envolvimento  ou ideologias políticas, mas em uma época que tanto se discute se devemos dar crédito a fomosos que se envolvem em escândalos sexuais na industria do cinema; que se declaram abertamente homofóbicos ou racistas... ter um autor que supostamente apoiou o genocídio agraciado com um Nobel.... é.... não pegou nada bem pra reputação da Academia. 

PS: A redação, particularmente, concorda com a Bósnia, Albânia e Kosovo. 

O que vocês acham dessa história? Acreditam que a Academia errou na escolha de Peter Handke, ou que ele deve ser julgado apenas pela sua contribuição literária como afirma a Academia Nobel?
Deixe seus comentários.

Fontes: 
https://www.afp.com/pt/noticia/854/bosnia-albania-e-kosovo-rejeitam-nobel-de-literatura-para-peter-handke-doc-1lb3r01 
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/bosnia-e-kosovo-indignados-com-o-nobel-da-literatura-500129

Natalia Eiras

18 comentários:

  1. Cara, que coisa surreal... Entendo que um Nobel analisa o trabalho da pessoa enquanto escritor, mas algumas coisas não podem mais ser aceitas hoje em dia, como você mesma colocou no post. Sinistro. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma questão de marketing negativo. Mesmo que o trabalho do autor seja excepcional (não conheço, logo, não sou capaz de opinar), a Academia não deveria querer ter a sua imagem associada a isso. Olha quantas noticias foram geradas por causa das opiniões políticas dele e quantas citam a Academia. É simplesmente bom senso em relação ao marketing negativo que é gerado... mas quem sou eu pra criticar o departamento de marketing do Prêmio Nobel, né? Vai ver as últimas polêmicas que eles vem se envolvendo sejam justamente por isso... falem mal, mas falem de mim...

      Excluir
  2. Olá!
    Considerando a influência da Academia no que tange à literatura, é claro que não pegou bem essa história, e é triste que um escritor tão talentoso tenha demonstrado seu apoio a atitudes extremistas e que são contrárias aos ideias pacifistas. Mas provavelmente nada irá mudar com esses protestos, embora fosse totalmente adequado a anulação da condecoração.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, não acredito que os protestos mudem alguma coisa. O mesmo aconteceu quando o Bob Dylan foi escolhido. Acho que a Academia esta se acostumando a ter posições polêmicas e dessa forma se manter no foco da mídia. Além disso, o ser humano tem memóra curta. Já já essa história é esquecida e todos seguem com suas vidas até a próxima treta envolvendo o NObel no ano que vem...

    ResponderExcluir
  4. Nat!
    Acredito que estamos em uma época onde nossos pensamentos e ações são julgados constantemente.
    Não sou a favor de premiar alguém que defende posicionamento a favor de genocídio e outras atrocidades, agora vendo pelo lao literário, nem posso comentar, porque não conheço os escritos da criatura, ainda assim, não tem meu voto.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha... não encontrei ninguém que conheça o trabalho dele no Brasil. Rsrsrs
      Mas realmente é difícil defender uma decisão como essa da Academia, ainda mais nos tempos sombrios que vivemos atualmente no mundo.

      Excluir
  5. Não estava sabendo disso, que triste algo assim, não achei nada legal essa atitude da academia, mesmo eles levando em conta o lado literário, acho que deveriam ter repensado nesse histórico do autor, ou se redimido, não conhecia o autor acredito que não li nada dele e nem tenho curiosidade de ler. É uma pena não darem importância a certos atos e comportamentos de algumas pessoas entre outras coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha... sinceramente eu acho que a Academia esta na vibe de "querer causar bafafá para gerar repercussão e visibilidade" nos últimos anos. Porque só assim para justificar as últimas escolhas e polêmicas...

      Excluir
  6. Olá! Nossa, eu ainda não sabia nada sobre isso, mas fiquei horrorizada ao saber que um dos ganhadores admira alguém que apoiava o genocídio, alguém que cometeu crimes contra a humanidade.
    Não conheço as obras do autor, e sei que a premiação avalia ele como escritor, mas ainda assim, pegou muito mal premiar alguém com esse tipo de conduta.
    Também concordo com a Bósnia, Albânia e Kosovo. 
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem certas desculpas que não tem mais cabimento em pleno 2019, né? Defender que a obra não pode estar atrelada ao posicionamento político de uma pessoa...ok. Mas defender um crime contra a humanidade... aí é demais, né?!
      Bom... pelo menos essa é a minha opinião. Pra tudo tem que ter limites.

      Excluir
  7. Oiii ❤ Acho que é algo bem complicado dizer se o autor deveria ou não ter ganhado o Nobel.
    Mas, a meu ver, não considero correto que alguém que claramente apoiou um genocida, receber algo como um Nobel, chega até ser contraditório.
    Entretanto, é difícil dizer se foi merecido ou não, já que quem foi premiada foi a obra do autor e não a sua ideologia.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... a Academia que premia pela Paz (e que inclusive é o prêmio mais importante!!) premiar alguém que apoia um genocidade é uma contradição nada engraçada...

      Excluir
  8. Eu não conheço a obra de Peter Handke, mas só justificaria a escolha caso agregasse imenso valor ao universo literário a ponto de deixar em segundo plano seu compadecimento com Slobodan Milosevic, e possível apoio a seus atos. Na verdade nem conhecia a história de Slobodan. Acredito que o prêmio devesse ser entregue a um autor que realmente contribuísse de forma positiva com a humanidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não consegui encontrar ninguém que conheça a obra dele no Brasil e aqui na Europa. Se encontrar, eu juro que pergunto o que tem de tãoooooo expetacular para merecer um Nobel de Literatura. Mas... se fosse algo realmente notável, você não acha que já teria sido publicado e descoberto no Brasil por alguém? Tipo a ganhadora do ano passado... Gabriel Garcia Marquez... o japonês de 1Q84... sei lá... me parece mais jogada de marketing fracassada para "casar publicidade em cima de polêmica" no estilo falem mal, mas falem de mim.

      Excluir
  9. Eu super apoio esses países.
    Apesar de verificarem obra do autor, precisamos ver também sua história. Não tem como presentear alguém que apoia coisas tão horrorosas. E o autor sempre esteve ao lado e defendia alguém que cometeu genocídio. Eu não consigo separar as coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo erra, e todo mundo tem direito a ter sua opinião. Mas apoiar crimes... isso é demais pra mim também. Mínimo de bom senso...

      Excluir
  10. Olá! Definitivamente as ações do autor deveriam e devem sim ser consideradas no momento de sua escolha para um prêmio tão visado, o que talvez, como você mesma disse, justifique tal escolha, afinal, alavancou e muito as notícias em relação a academia, mesmo que negativamente. Triste e acaba desvalorizando a importância da premiação. Não conheço a escrita do autor e não tenho a mínima vontade em conhecer ainda mais depois dessas notícias.

    ResponderExcluir
  11. Poxa! Além de toda a polêmica envolvendo o Nobel de 2018, mais essa. Acredito que ao nomear alguém com um prêmio de enorme prestígio como o Nobel, principalmente nos dias de hoje, deveriam a analisar não só o trabalho do premiado, mas essas questões que você destacou no texto, pois de certa não cai bem para a Academia.

    ResponderExcluir