Commonplace Book


Você já ouviu falar em Commonplace Book?
Não faz ideia do que é isso?
Então chega mais que eu vou explicar para você.



 

E aí? Curtiu a ideia ou acha que é só mais uma modalidade de diário? 
Você já faz um commonplace book? Esta pensando em fazer? 
Deixe aí nos comentários.
E até o próximo post. 

Natalia Eiras

11 comentários:

  1. Nat!
    Não conhecia o termo, mas me utilizo mesmo dessa técnica, porque gosto de deixar tudo registrado.
    Tenho Diário em tópicos, mas ainda não li, acho que chegou a hora.
    Costumo ecrever pequenos textos, baseados em meus escritos e anotações sobre o que vou aprendendo com as leituras e experiências ao longo da vida.
    Obrigada, mais um termo aprendido.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Rudy! Eu faço isso também, mas no google drive. Sou aquela pessoa que se escrever no papel, eu perco a papel! Hahahahahaha. No digital é mais fácil pra mim. Que bom que pude ensinar-lhe algo novo. =)
      Cheirinhos.

      Excluir
  2. Olá!
    Gente? Vou começar a aderir esse conceito de Commonplace Book o quanto antes, pois vai que um dia alguma anotação acaba virando um best-seller global, né? O Commonplace Book parece ser uma versão mais sofisticada e conceitual do diário, uma vez que o hábito de fazer anotações aleatórias é inerente à sociedade (quem nunca teve algo pra registrar, não é mesmo?).
    Mas enfim, adorei descobrir todos esses ícones históricos que faziam uso do hábito, o qual foi importante na consolidação dessas figuras como influenciadores.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá! ♡ Nossa, ainda não conhecia esse termo, mas achei muito interessante e bacana registrar coisas que aprendemos e achamos relevantes. É uma ótima ideia anotar coisas importantes para gente ♡
    É uma técnica bem velha mesmo, mas muito relevante para gente hoje em dia também ♡
    Vou fazer um para mim também, adoro fazer anotações, registros ♡
    Eu adorei o vídeo! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu não tinha a menor ideia do que seria um commonplace book. Não sei se eu conseguiria manter um no momento, mas percebi que já tive alguns na minha infância, e, acredito, que ainda estejam guardados dentro de alguma caixa aqui em casa. Mas acho a ideia genial, eles acabam também marcando as etapas de nossas vidas.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não conhecia esse termo. Eu sou adepta ao bullet journal e acabo fazendo tudo ali mesmo, inclusive ideias que tenho, as coisas que faço, o que aprendo. Sou parecida com a Agatha Christie e escrevo tudo em cadernos.

    ResponderExcluir
  6. Oiii ❤ Não sabia o que era um Commonplace Book, mas gostei muito de saber, já que ter um parece ajudar bastante a guardar informações importantes para nós.
    Nossa, essa é uma técnica antiga mesmo, se John Locke já usava rsrsrs.
    Não sabia que Agatha Christie tinha um Commonplace Book e algumas de suas anotações viraram mini contos.
    Quando eu era menor eu adorava ter cadernos para escrever tudo o que eu via e achava interessante, eram cadernos bem de criança mesmo, mas que pensando agora, pareciam um tipo de Commonplace Book.
    Adorei essa técnica, quero muito criar um para mim. Obrigada pela dica.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  7. Olá! Não tinha a mínima ideia do que se tratava esse termo, mas depois dessa explicação, até deu vontade de começar o meu (risos), só não sei se sou organizada o suficiente para manter a ideia funcionado por muito tempo #culpada.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse termo, interessante saber, é muito bom para anotar tudo assim não se perde nada vai saber se no futuro precise dessas anotações, eu costumo anotar algumas coisas em caderno, poucas coisas, não tenho o hábito de anotar tudo. Que interessante a autora Agatha Christie ter um, acho que quem escreve textos,historias e tudo mais deve ter um.

    ResponderExcluir
  9. Embora seja algo bem antigo e já utilizado por vários autores conhecidos, como mostrado no vídeo; nunca tinha ouvido falar nesse termo. Não sei aonde vivi esse tempo todo haha. Tenho pouquíssimo hábito de fazer anotações em cadernos. Prefiro tomar nota em meu celular, naquele grupo do Whatsapp que só tem eu kkkkk eu literalmente saio escrevendo e anotando simplesmente tudo lá. Acho que tenho uma espécie de commonplace book digital esse tempo todo no meu celular e nem imaginava.

    ResponderExcluir