Dia Nacional do Livro


Hoje é Dia Nacional do Livro, e portanto, é dia de ter promoções arrasadoras na Amazon, Submarino e todas as livrarias físicas do país. 
E, também é dia de aumentar (consideravelmente) a sua pilha de livros para ler...
#somosdessas

Essa comemoração é uma homenagem à Biblioteca Nacional, fundada no Brasil em 1810 pela côrte portuguesa, quando ela viveu em nossas terras tupiniquins após fugir de Napoleão Bonaparte. 
D. João VI fundou a Imprensa Régia em 1808, e o primeiro livro publicado no país foi “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga. Nesta época os livros passavam pela aprovação do Imperador antes de serem publicados. 

Você pode conhecer algumas curiosidades sobre a Biblioteca Nacional fundada por D.João VI no vídeo abaixo. 


Em comemoração a esta data tão importante para a literatura nacional, nós decidimos indicar alguns dos melhores livros nacionais que já lemos nesta vida.

Clique nas capas para conferir a sinopse dos livros. 

Dicas da Malévola




E ai? Curtiram as dicas?
Então aproveita para deixar as suas dicas de leituras nos comentários! E se você já leu algum livro dos que nós indicamos, deixei nos comentários o que você achou desse livro.
E não esqueça de comemorar essa data lendo um livro nacional!
Até a próxima.
=)

GOSTOU DESTE POST? ENTÃO CONFERE ESSE AQUI. 

Natalia Eiras

16 comentários:

  1. Adorei suas dicas. Já li O Pássaro e amei também. Adoro a escrita da Samanta.
    Eu indico outros dois livros: Azul da Cor do Mar da Marina Carvalho, e As Batidas Perdidas do Coração da Bianca Briones. São dois amorzinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi o único livro da Marina Carvalho que eu não li. Emprestei meu livro na época para uma amiga, que gostou tanto que eu acabei dando para ela. Afinal, tinha muitos livros na fila para ler...rsrsrs

      Excluir
  2. Olá!
    É interessante o fato de que a censura existia dentre a consolidação da disponibilidade de livros no Brasil. Isso mostra como a parcela dominante da sociedade tentava exercer seu poder nos mais variados nichos.
    Essas dicas de livros nacionais estão incríveis, uma capa é mais bonita do que a outra. Eu particularmente fiquei com vontade de conferir Não Pare, uma vez que tem uma pegada mais sobrenatural.
    E confesso que não vi muitas promoções que façam jus ao dia, mas sigo firme hahaha. Quem sabe na Black Friday, né?
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você conferiu o site que fizeram especialmente para a data com vários cupons de desconto? É esse aqui: https://www.diadolivro.com.br/
      Eu sou suspeita para falar, maaaaaaas eu AMO a série Não Pare!
      Eu literalmente não parei de ler até finalizar os três livros da série, quando ainda estava disponível apenas no kindle. Muito antes da Valentina começar a publica-los. Tem resenha dos livros lá no nosso canal no Youtube. Confere lá.
      =)

      Excluir
  3. Olá! ♡ Eu simplesmente adorei seu vídeo! Desconhecia muito do que você disse, então adorei descobrir tantas coisas sobre lugares tão incríveis. Eu adoro história, amo descobrir mais sobre lugares históricos. Espero um dia poder conhecer o Rio de Janeiro e fazer um tour como o seu ♡
    Quero muito um dia poder participar de um evento da Menina. Eu adoro a Raffa! ♡
    Recomendo os livros da Carina Rissi, sou apaixonada pelos livros dela. Meus favoritos são Perdida e No Mundo da Luna ♡
    Gosto bastante também da escrita da Bianca Briones, seus livros sempre me emocionam ♡ Meus favoritos são As Batidas perdidas do Coração e Como se Fosse Magia.
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca Briones ganhando os comentários de todo mundo neste blog! Ok... vou baixar no kindle esse "As batidas perdidas do coração". Da Carina eu só li o "Procura-se um marido" e achei divertidíssimo! Hahahahahaha

      Excluir
    2. Olá! ♡ Sou suspeita em falar da Bianca, pois adoro os livros dela kkk, espero que você curta a leitura ♡
      Gente, como eu esqueci de citar Procura-se Um Marido?! Eu amei esse livro, é bem divertido mesmo. Me diverti horrores com a Alicia e o Max ♡
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá! Das suas indicações só li Louca por você e amei e Não pare ( tenho até o livro autografado). Estou com a Perdição do barão na fila. Um livro nacional que eu indico de olhos fechados é o menino no espelho de Fernando Sabino. Mas tem também os da Carina, da Anne Marck, tem tanta coisa boa que vem de terras tupiniquins que dá um orgulho danado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anne Marck... esse nome não me é estranho... acho que já tenho algum livro dessa autora no meu kindle. Vou verificar!
      =)
      Você acredita que eu nunca li nada de Fernando Sabino? Acho que esta na hora de tomar vergonha na cara e ler, né? Rsrsrsrs
      Obrigada pela dica.

      Excluir
  5. Oiii ❤ Ahhh, eu adorei seu passeio literário pelo Rio de Janeiro! Foi muito legal saber curiosidades sobre os lugares que você visitou, tinha lugares que eu nem sequer sabia que existia.
    O evento da Menina parece ter sido maravilhoso também, acompanho o blog da Raffa e adoro ver as fotos que ela coloca sobre os eventos.
    Desses livros que você indicou, eu só li Louca por você, mas gostaria de ler Não Pare, Bidu e A Perdição do Barão.
    Eu recomendo muito a trilogia Protetores da Anne Marck, amo de paixão a escrita dessa autora. E Quando tudo ruir da Lola Salgado, um dos únicos livros que dei 5 estrelas esse ano.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  6. Eu chorava horrores com o Bidu cada vez que olhava para o meu cãozinho, pois a história é muito emocionante apesar de ser super curtinha. Já anotei essa série da Anne Mark, pois como disse num comentário acima, eu tenho quase certeza de que tenho algum livro dessa autora no meu kindle. Mas já tendo uma recomendação de uma série dela, fica mais fácil de começar se eu estiver enganada.
    =)

    ResponderExcluir
  7. Nat!
    Para nós leitores compulsivos, dia nacional do livro é todo dia, concorda? Mas legal fazerem essa homenagem em dia específico.
    Adorei todas as suas indicações, principalmente por não ter lido nenhum deles, obrigada.
    cheirinhhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Eu moro no interior do Rio, mas adoro bater perna nessa região do centro, sempre passo em uns sebos aí perto e não deixo de comer um docinho na Colombo. Eu já visitei o Biblioteca Nacional, mas infelizmente não pude esperar o horário da visita guiada e fiz o passeio sozinho. Acabei não gostando, pois não deixavam entrar em nada, ou estava em reforma, limpando, etc. Com certeza, irei voltar e fazer a visita guiada, pois confesso que sai bastante frustrado de lá. Adorei o vídeo. Faça outros, quem sabe mostrando os sebos, tem pra todo os gostos, no centro, copacabana, botafogo.

    ResponderExcluir
  9. Esqueci de dizer que adoro ler nacionais, prestigiar nossos autores. Dessa lista ainda não li nenhum.

    ResponderExcluir
  10. Eu não sabia o pq de comemorarem o dia nacional do livro nessa data Achei muito legal. Confesso que não leio muitos títulos de autores brasileiros (fato que estou tentando mudar). Lembro que odiava quando tinha de ler os clássicos que passavam para ler na escola. O fato é que fui mudando e adaptando mais o meu gosto por livros clássicos brasileiros graças ao Machado de Assis (que por sinal, as obras daquele homem são ótimas). Embora não tenha chegado o final do ano, vou colocar "ler mais livros brasileiros" como meta para 2020.

    ResponderExcluir
  11. Gostei do vídeo bem instrutivo, não sabia dessas coisas. Desses eu tenho Não Pare e ainda não li. Quero muito ler O Pássaro já tinha ouvido falar e me interessado. Quero muito ler o do Bidu também. Eu gosto muito da Carina Rissi e do Raphael Montes. Confesso que li poucos nacionais, mas estou mudando isso, pretendo ler muito mais.

    ResponderExcluir