Procura-se Voluntários para Projetos de Leitura


Se você esta procurando algum trabalho voluntário voltado a literatura, temos duas dicas para você.
A Universidade Nova Lisboa em parceria com diversos órgãos públicos do governo português Possui o programa "Voluntários da Leitura", que visa dar formação para possíveis interessados em formentar políticas de incentivo a leitura de crianças e jovens.


No Brasil existe uma iniciativa que também visa encontrar voluntários para incentivar a leitura para crianças através do Itaú Social e o projeto "Leia para uma criança", onde foram distribuídos 3.6 milhões de livros em todo o Brasil, que se esgotaram em 48h. O Itaú Social informou que deixará, em breve, disponíveis, para baixar gratuitamente, as versões digitais dos títulos selecionados para a campanha de 2019.

São dois kits compostos por edições exclusivas de Leo e a Baleia (Paz e Terra / Record), de Benji Davies, e O Tupi que você fala (Globinho / Globo Livros), de Claudio Fragata.


Agora você já tem o curso que irá lhe ensinar como tirar o melhor proveito desta experiência e como capturar a atenção das crianças; e as ferramentas para começar com o projeto promovido pelo Itaú. 
Qual livro você irá ler esta semana para uma criança? 
Alguém lia para você quando era criança? Conte-me o que você lembra. 
=) 

Fonte: 
http://www.voluntariosdaleitura.org/index.php?pageNum_videos=0&totalRows_videos=16&s=formacao
https://www.publishnews.com.br/materias/2019/10/09/itau-social-lanca-campanha-leia-para-uma-crianca-de-2019

Natalia Eiras

15 comentários:

  1. Olá!
    A infância é um período no qual a adoção do hábito de leitura é essencial, visto que a partir deste contato precoce que as crianças vão desenvolvendo o amor por essa prática que só traz benefícios. E esses projetos que visam promover a leitura para os mais novos são uma ferramenta valiosíssima, pois possibilitam que muitas crianças que não possuem acesso a esse tipo de entretenimento possam ter a oportunidade de ler. Adorei essas dicas de cursos, pois muitas vezes temos o interesse em promover o incentivo a leitura mas não sabemos como fazer isso.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. O hábito da leitura precisa ser desenvolvido na infância e projetos como esse ajudam realmente nesse desenvolvimento. Além de criarem boas memórias afetivas, afinal, toda criança lembra com carinho do pai... dos avós... lendo para ela antes de dormir (por exemplo). Fiquei impressionada com a seriedade que o governo português tem com o projeto, visto que até curso eles desenvolveram, né?

      Excluir
  2. Nat!
    Semana passada, na sexta, fui ao Hospital do Câncer aqui em frente de casa e levei vários livros para presentear as crianças e acabamos lendo O menino do dedo verde que sempre foi um dos livros da minha infância que mexeram comigo e pelo vito, eles também ficaram empolgados.
    Na minha infância painho e mainha se alternavam lendo para nós antes de dormimos, oh! saudades.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar muito bem deste livro, mas confesso que ainda não li. #vergonha
      Meus pais não liam para mim. Na verdade, eu so fui comprar meu primeiro livro quando eu estava trabalhando já. Meus pais eram do tipo que me davam Barbies de presente, não livros. Mas eu tinha uma avó professora, que lia pra mim e me levava a biblioteca. =)

      Excluir
  3. Olá! ♡ Acho tão lindo e importante projetos de incentivo à leitura, principalmente para crianças. Ler é um hábito maravilhoso que só tem a acrescentar na nossa vida. Eu leio desde que estava no fundamental, vivia pegando livros e gibis na escola para poder ler. Crescer com o hábito da leitura foi maravilhoso, pois conforme eu ia crescendo eu comecei a gostar cada vez mais de descobrir coisas novas, histórias novas, mergulhar em aventuras diferentes, conhecer novos lugares... tudo isso graças aos livros ♡
    Meus pais não liam muito para mim, mas lembro que minha mãe adorava inventar histórias para minha irmã e eu, ela gostava também de fazer "releituras" improvisadas de histórias que a gente conhecia de cor. Ahhh, agora bateu uma saudade daquela época... ♡
    Nossa, achei muito bacana esse curso, fiquei muito feliz em conhecer esse projeto!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso! Associar boas memórias afetivas ao ato da leitura (como as que você tem) são a melhor forma de criar o hábito da leitura.

      Excluir
  4. Projeto muito legal esse e o do Itaú também já conhecia e vi alguns livros, é muito bom incentivar as crianças a lerem aliás qualquer idade, eu dou uma incentivado nos jovens, que são amigos da minha filha, até montamos um grupinho de leitura entre nós, infelizmente ninguém lia para mim quando criança, meus pais frequentaram pouco a escola e nem tinha livros em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que show esse grupinho de leitura!! Você pode não ter tido uma infância rodeada pela mágica dos livros, mas esta fazendo a sua parte para garantir que outras crianças tenham. Orgulho de você Maria! =)

      Excluir
  5. Adorei o post, pois acho que incentivar a leitura desde cedo é uma das formas mais eficazes de construir um futuro melhor. Eu já conhecia o projeto do Itaú Social Leia para uma criança, e acho uma iniciativa incrível. Gostei muito de conhecer o programa do governo português Voluntários da leitura. Claro que irei aproveitar esse curso gratuito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveite o curso sim! É muito raro vermos governos incentivando o hábito da leitura e levando esse assunto tão à sério que se propõem a criar até um curso para isso.
      Bons estudos. =)

      Excluir
  6. Todos os anos eu consegui adquirir os livros do Itaú Social, infelizmente esse ano eu não consegui. Tento incentivar meus sobrinhos a ler.
    Gostei do curso e, com certeza vou assistir aos vídeos. Vamos aprender como incentivar mais crianças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo comunicado divulgado pelo Itaú, os livros se esgotaram em apenas 1h. O que é ótimo, né? Quer dizer que cada ano que passa, mais pessoas aderem ao projeto. =)

      Excluir
  7. Oiii ❤ Eu acho tão legal essa iniciativa do Itaú de distribuir livros para incentivar as crianças a ler, pois acho importante a criança criar o hábito da leitura desde de cedo. É bom que ela aprenda desde cedo que ler é divertido e pode ensinar muita coisa também.
    Não sabia da existência do programa "Voluntários da Leitura", mas adorei esse projeto também.
    Minha mãe não lia sempre pra mim, mas adorava contar umas histórias muito legais e que me deixavam sempre muito animada para saber o final.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  8. Olá! Amei conhecer esse curso e é claro que já fuçar um pouco mais sobre, tenho 2 sobrinhos lindos que vira e mexe tenho a oportunidade em navegar em histórias lindas juntinhos, inclusive livros do projeto Leia para uma criança, que eu acho maravilhoso e que sem dúvida já deveria ter sido copiado por outras empresas #ficaadica. Incentivar nossos pequenos a entrarem nesse mundo tão maravilhoso é primordial.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Natalia! Aaaah... ótimo post! Lembrei de quando era criança, eu tinha um livro infantil com 365 histórias (aqueles do tipo uma história por dia) e todo dia eu pedia para minha irmã ler uma para mim. Eu adorava e não ficava satisfeito com apenas uma. Sempre havia outra e mais outra (obs: não época eu ainda não sabia ler e ficava muito chateado quando ela não queria continuar lendo as histórias rsrs). Até hoje ela me conta sobre como eu a escravizava haha. Acho esse projeto do Itaú muito legal e acredito que o Brasil será um país com mais leitores quando os pais despertarem nas crianças o prazer em ler desde cedo.

    ResponderExcluir