Como sobreviver em ambientes de trabalho tóxicos?


Não é novidade para ninguém que passamos grande parte de nossas vidas no trabalho. Inclusive, muitos de nós passamos mais tempo com nossos colegas de trabalho do que com nossas famílias.
Ter um ambiente de trabalho tóxico, comprovadamente compromete a nossa saúde, e obviamente o nosso desempenho já que não estamos motivados no trabalho. Muitas pessoas já acordam cansadas, mudam de humor quando começam a se preparar para ir para o trabalho e nem percebem que essas mudanças devem-se a um ambiente de trabalho tóxico. 
A primeira coisa a fazer é identificar se esse é o seu caso. Para isso, temos 20 sinais de que você trabalha em um ambiente tóxico. 

Agora que você já identificou os sinais, deixe nos comentários quantos pontos você e seu ambiente de trabalho fizeram nesta listinha e vamos partir para a solução, ok? 


Por isso nós reunimos aqui 5 livros que você deve ler para aprender a lidar com essa situação.
Clique nas capas para conhecer as sinopses

1. CALMA
Sim, em um ambiente como esse você irá precisar trabalhar muito a sua resiliência e é por isso que este livro é essencial para você. Nele a School of Life  traz diversas dicas de como adquirir calma nos diversos relacionamentos que dispomos e explica de forma clara, por que às vezes perdemos a calma em determinadas situações.



2.NÃO AGUENTO MEU EMPREGO
Fruto de pesquisas e experiências de coaching, ele esta aqui para ajudar você a lidar com aquele seu chefe tóxico, que deixa todos os funcionários doentes, sabe? Então... os autores apresentam casos reais de colaboradores que tiveram de lidar com um ambiente profissional tóxico e alguns conseguiram permanecer nele e provocar mudanças! Mas outros tiveram que deixar o emprego mesmo... C'est la vie.


3. CHEFES DE MERDA
E já que o assunto é chefes de merda, a melhor coisa é aprender a conviver com eles... pelo menos até você chegar no próximo livro desta lista. Então toma umas dicas de como lidar com aquele chefe que você adoraria mandar para lugares que não devem ser escritos neste blog (afinal somos um blog familiar...) rsrsrs


4. LARGAR TUDO
Já que você chegou (ou melhor, sobreviveu) até aqui, o melhor é começar a traçar um plano para mudar de emprego... mudar de carreira... mudar de cidade se for necessário! Tá faltando coragem?
Peraí que esse livro aqui pode lhe ajudar!




5. ALEGRIA DE TRABALHAR
Mas digamos que você consiga mostrar aos seus superiores que o ambiente é tóxico e surja a oportunidade de ajudar a mudar o seu ambiente de trabalho...

Ou que você identifique que o possível chefe mala era na verdade VOCÊ! O que você pode fazer pra mudar essa situação e tornar o seu ambiente de trabalho menos tóxico?

É isso que o o vice-presidente europeu do Twitter, Bruce Daisley, aborda em "Alegria de Trabalhar", que se tornou sucesso de vendas no Reino Unido, chegando ao topo dos mais lidos recentemente pelo jornal Sunday Times. É uma leitura recomendada para aqueles que querem construir uma cultura organizacional que incentive a criatividade e a produtividade, seja individual ou em equipe. 


Agora conta nos comentários em que fase você esta na sua tragetória lidando com um ambiente de trabalho tóxico. E se você já conseguiu mudar essa situação, pode deixar as suas dicas nos comentários também, afinal, dicas de como não enlouquecer no trabalho nunca são demais. 
Rsrsrs

Natalia Eiras

9 comentários:

  1. Olá! Nossa definitivamente o post veio no momento certo hein! Essas duas últimas semanas estou passando por momentos no meu trabalho que só por Goku. Não tem dúvidas de que estou em um ambiente tóxico, prova disso é a gastrite crônica e síndrome do intestino irritável que desenvolvi ao longo desses 10 anos (às vezes eu nem acredito que já faz tanto tempo). Ainda estou engatinhando em relação ao que fazer para mudar isso, tanto que estou no primeiro item da lista (Calma) e bota calma para não mandar ninguém para aqueles lugares, mas a partir do momento que passou a influenciar no meu bem estar acendi um alerta, afinal não dá para continuar assim.

    ResponderExcluir
  2. at!
    Já estou aposentada e não sofro mais de alguns desses sintomas.
    Mas quando trabalhava, só tive problema uma vez com uma chefe, acho que ela tinha medo que tomasse o lugar dela e tive alguns colegas bem fofoqueiros, mas sempre tirava de letra, nunca escutavav nada ou se escutasse, fazia que não tinha escutado.
    E sempre tive alegria em ir trabalhar, talvez essa seja a fórmula de tudo dar certo no trabalho, mesmo com os percalços diários que temos de enfrentar. Alegria, educação e simpatia dão sempre certo, pelo menos para mim deu.
    cheirnhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Uau, fiquei bastante interessada por esse post, realmente me veio no momento exato e certeiro. Passando por problema no trabalho e bastante desmotivada por ele, estou naquele momento de larga o trabalho sem explicação mas sempre procuro mante a mente bem para não fazer nada errado. Gostei da ajuda e realmente ajudou bastante. Obrigada!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  4. É verdade passamos muito tempo com as pessoas que trabalhamos e muitas vezes é dificil lidar com as pessoas devido muitas coisas principalmente fofocas e intrigas, sem falar no chefe. Interessante esses livros falarem sobre o assunto nem sabia da existências deles. Chefes de Merda, parece ser interessante. Alegria de Trabalhar deve ajudar muito a melhorar o ambiente de trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Ter que conviver com pessoas com personalidades diferentes da nossa, assim como educação e modo de agir não é nada fácil.
    A competição é cruel, assim como as exigências de um empregador abusador .
    E lidar com pessoas assim quase que diariamente, é um exercício e tanto de paciência.

    Legal poder contar com livros que ajudam a superar ambientes difíceis assim.
    Acho que todos já passaram por isso infelizmente.

    ResponderExcluir
  6. Oiii ❤ Realmente, conviver num ambiente de trabalho tóxico não é nada bom para um funcionário, já que isso desmotiva e faz com que ele fique doente. Ainda não passei por situações tóxicas no trabalho, mas já ouvi situações de pessoas que passaram por coisas horríveis no trabalho.
    O livro que mais chamou a minha atenção é Não aguento meu emprego, já que ele tem base em situações reais envolvendo ambientes tóxicos.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  7. Muito bom esse post e acho que esses livros podem nos ajudar a lidar com tantas situações que passamos no ambiente de trabalho. Para mim Chefe de merda é perfeito para o meu momento.

    ResponderExcluir
  8. Olá! ♡ De fato, a gente passa grande parte da vida trabalhando, por isso é essencial que tenhamos um ambiente de trabalho agradável. Ter um ambiente de trabalho tóxico acaba com a gente, ficamos cada vez mais desanimados, já conheci algumas pessoas que por trabalharem em um ambiente tóxico desenvolveram algum tipo de doença.
    Achei ótimo os assuntos abordados nesses livros, sem dúvidas vão ajudar muito as pessoas que trabalham em ambientes pouco ou nada saudáveis.
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir