Livros com cenários Pós Apocalípticos

Preparados para o Apocalipse

Em época de quarentena, existem dois tipos de pessoas: os preparados pro apocalipse e os tentando manter a calma. Se você faz parte do grupo que estoca enlatados em casa; que tem um bunker construído no porão e uma escopeta em casa… esses livros são pra você. 
Quando você pensa na palavra Quarentena, qual é o cenário que você imagina? 

De imediato vem as cenas hollywoodianas com invasões alienígenas e zumbis, mas tem cenário muito mais provável do que bichos verdes, ou pessoas com dificuldade de locomoção e com apetite por cérebros. 

Então vamos aproveitar esse período de quarentena para nos preparar para possíveis cenários apocalípticos da forma que sabemos: com livros. 

INVASÃO ALIENÍGENA


A humanidade desde sempre espera a visita de seres verdes vindos de outros planetas. Teorias à parte em relação a Área 51 e as civilizações Maias, Incas e Astecas, fato é que existe a possibilidade de nós não sermos os únicos seres vivos na galáxia, e muito provavelmente se existirem esses seres extraterrestres e eles resolverem invadir o nosso planeta, eles não serão como ET do Spielberg… 


Então, nós temos duas alternativas: Aprender a se comunicar com eles como no conto de Ted Chiang “História da sua Vida”, lançado em 2016 e adaptado para os cinemas com o filme “A Chegada”, ou aprender a lidar com uma invasão alienígena através do clássico dos clássicos "Guerra dos Mundos". O problema é se eles resolverem usar a gente como hospedeiros, como retratado em “A Hospedeira”, aí… ferrou, porque é provável que isso faça com que nós viremos zumbis, o segundo cenário apocalíptico deste vídeo. 


APOCALIPSE ZUMBI


Bom, caso isso aconteça, primeiro você precisará aprender a lidar com o fato de que existem zumbis andando pela rua e neste caso leia “A noite devorou o mundo”, que tem resenha no canal. Depois que você estiver acostumado com os zumbis, você precisará aprender a lidar com o fato de que talvez você seja o último sobrevivente na Terra e que precisa dar um jeito nessa bagaça, então, leia o “Eu sou a lenda” e arrume um cachorro. Mas proteja o seu doguinho dos zumbis, não faça como o Will Smith!! 

Mas vamos cair na real? O mais provável é que o apocalipse chegue pelas mãos da Mãe Natureza ou do próprio homem. Inclusive o Elon Musk e outros gênios do Vale do Silício afirmam que isso já começou com a dominação das máquinas de Inteligência Artificial, que nos levarão para um cenário no estilo Matrix


DOMINAÇÃO DAS MÁQUINAS


Ou como em Blade Runner que foi adaptado para os cinemas em xxx, virou filme cult (pois foi um fracasso de bilheteria na época). Ou Carbono Alterado que ganhou adaptação para a Netflix. E o clássico “Eu, robô” de Issac Asimov. A gente não podia deixar o pai de todo esse cenário, que pensou nessas merdas quando nem existia Inteligência Artificial ainda de fora, né? 


EPIDEMIAS


Algumas interpretações dizem que o livro “Caixa de Pássaros”, os bichos que enlouquecem o povo, seriam na verdade um vírus que ataca o sistema nervoso. Cada um interpreta de uma forma o final deste livro e o que são essas coisas. Outro é o “Ensaio sobre a cegueira” do José Saramago, onde o agente patológico só deixa as pessoas cegas, mas… é uma epidemia, assim como no livro Reboot, onde a população foi dizimada por um vírus e começam a voltar da morte...mas não são zumbis! Temos o clássico Maze Runner, onde devemos sempre lembrar que cruel é bom. E não podemos esquecer de “O conto da aia”, onde as mulheres tornam-se inférteis por um motivo misterioso… vírus? Afinal, se você quer dizimar uma população, basta acabar com a reprodução dela. Simples, limpo e nem precisa de guerra. Fato é que isso faz com que o povo surte e quando o povo surta, a gente tende a fazer merda. E que tipo de merda? Governo totalitários.


GOVERNOS TOTALITÁRIOS


Num cenário apocalíptico alguns governos podem tomar o rumo de tornarem-se totalitários. Seja por uma consequência de medidas mais extremas a fim de diminuir o impacto do que está causando o apocalipse ou seja porque os governantes são uma bando de filhos da puta mesmo… fato é que livros temos uma infinidade de livros como Legend, Jogos Vorazes, 1984, Divergente, O Teste e o próprio conto da aia que mencionei anteriormente.


CATÁSTROFES CLIMÁTICAS 


Mas se eu tivesse que apostar em um cenário eu escolheria uma catástrofe climática como a descrita em “A sexta extinção”, onde a autora vai falar sobre todas as extinções que já ocorreram na Terra (spoiler: não foi só os dinossauros) e a próxima extinção será a nossa. Então, mesmo que você não acredite em nenhuma das opções de apocalipse que eu dei anteriormente, pode acreditar neste porque esse é baseado em fatos e dados. Inclusive, esse apocalipse tem data marcada já! Pode colocar na agenda que 2050 vai ser um ano animadíssimo segundo os cientistas! SAVE THE DATE! Mas, se alguém sobreviver a isso, é bem capaz que encontre um cenário como o retratado em “Caminhos de Sangue”, onde a Terra virou um deserto, as pessoas começam a perder coisas básicas da cultura como a própria linguagem e os que sobreviveram tornam-se uma ameaça. 


Qual cenário você acha mais provável? Deixa aí nos comentários e bora usar esse tempo de quarentena para se preparar, pois por maior que seja o seu estoque de papel higiênico e álcool em gel, uma hora ele vai acabar… e aí você vai precisar aplicar o que aprendeu nesses livros aê. 


Agradecimentos: Anastacia Cabo (Notas Literárias), Taila Kunz, Julia Santos, Luiz Henrique

Natalia Eiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário