Audiobooks: Conheça as vantagens e desvantagens


Você já ouviu um audiobooks?
Se antes eles eram a única opção de inclusão de pessoas com deficiência visual, hoje, os audiobooks ganharam status de leitura para quem não tem tempo.

Pensando em começar a escutar livros ao invés de ler? Então continue lendo só mais este post. 

VANTAGENS E DESVANTAGENS


As vantagens de um audiobook são muitas. 
Em uma sociedade viciada em produtividade, e bombardeada por informações constantemente, torna-se necessário fazer duas coisas ao mesmo tempo para dar conta do fluxo de informação e do trabalho. Por isso, cada dia mais pessoas se acostumam a usar os audiobooks enquanto correm na academia, dirigem o carro, ou cozinham alguma coisa. 
Além da praticidade, eles podem ajudar a aperfeiçoar o aprendizado de uma língua, visto que são um ótimo treinamento de listen. 

Porém, nem tudo são flores. 
Como mencionei anteriormente, estamos sendo bombardeados por informações o tempo todo e o fato de conseguirmos mais uma forma de absorver informação enquanto estamos atuando em outra coisa, é a receita perfeita para sobrecarregar o nosso cérebro. O famoso Burnout. 
Além disso, livros mais técnicos ou que requerem maior atenção, como os livros de desenvolvimento pessoal ou profissional, podem não ser tão bem absorvidos quanto os livros de romance ou biografias. Algumas pessoas podem sentir falta do recurso de marcar os trechos mais importantes também. 
Alguns pesquisadores defendem que o nosso cérebro só é capaz de lidar com uma tarefa por vez, por isso, dirigir enquanto escuta um livro pode não ser uma boa ideia... já os leitores mais assíduos desta modalidade, afirmam que tarefas rotineiras e mecânicas, como lavar a louça, são uma ótima maneira de começar a praticar a escutar os livros. 
Mas quais são as melhores plataformas para quem deseja começar?

AUDIOBOOKS PARA DEFICIENTES VISUAIS


Os audiobooks não servem apenas para aumentar a nossa produtividade e trazer facilidade a nossa vida. Eles também tem um cunho social muito importante ao serem responsáveis pela inclusão de milhares de deficientes visuais ao dar acesso a essa parte da população que PRECISA deste serviço. 
Sim, existem livros em Braile, mas você já viu eles sendo vendidos em alguma livraria física? 
E caso tenha encontrado um, já comparou a variedade de títulos que existem em braile com os últimos lançamentos do mercado editorial? 
Pois é.... não tem como os deficientes visuais terem acesso aos lançamentos sem os audiobooks. Existem algumas instituições que se esforçam para produzir audiobooks para livrarias e bibliotecas de escolas e comunidades, mas são poucos os títulos disponíveis e conseguir encontrar esses livros é muito difícil. 
Nós falamos sobre essa dificuldade e onde encontrar livros em braile neste post aqui. 

MELHORES PLATAFORMAS PARA AUDIOBOOKS

GOOGLE PLAY

Sim! O Google começou a vender audiolivros no Brasil através do seu serviço Google Play. Nele, os livros ficarão armazenados no Google Play Livros e estão disponíveis para IOS, Android e Web, o que permite que você comece sua leitura no computador e continue lendo de onde parou no seu celular.
Quem mais ama essa mobilidade?!

A interface parece com um player de podcast e se você quiser, pode alterar a velocidade da narração.
O Google já conta com mais de 2.500 títulos disponíveis em sua biblioteca, e você ainda pode ouvir um trecho do livro (sem compromisso) para ver se gosta da ideia...
Você pode conferir o catálogo completo clicando aqui. 

UBOOK

A Ubook  é uma startup brasileira e umas das primeiras plataformas de audiobooks por assinatura disponíveis no Brasil. Ela funciona da mesma forma que um serviço de streaming, dando 7 dias grátis aos seus usuários para experimentar o serviço e após esse período, ele passa a uma assinatura mensal. 
Confira o catálogo clicando aqui. 

AUTI BOOKS


Lançado em 2018, através de uma parceria com três grandes editoras brasileiras que visavam ingressar no mercado de audiobooks após a grande crise editorial que se alastrou pelo país na época, a Auti Books seguiu o mesmo modelo adotado pela Ubook.
Para conferir o catálogo, clique aqui.  

AUDIBLE 


O serviço disponibilizado pela Amazon é com certeza o mais utilizado no mundo todo e o que contém o maior catálogo, porém, a maioria do seu catálogo é em inglês. Se o seu intuito é praticar o inglês, essa é a escolha perfeita. Confira o catálogo aqui. 

Qual serviço você irá escolher para começar a sua jornada pelos audiobooks? Deixe nos comentários e até a próxima. 

Natalia Eiras

3 comentários:

  1. Naty!
    Acho os audio livros interessantes, principalmente para os portadores de deficiência visual.
    Já tentei fazer uma 'leitura', mas apesar de quando leio, tenho concentração, para escutar minha concentração é bem ruim, tudo me dispersa e não consigo para para fazer uma coisa apenas, como ficar escutando o livro.
    Uma pena!
    cheirnhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Olá! Não sei eu teria a concentração que se espera na hora de ouvir uma história (risos), mas acho a ideia para lá de interessante, no meu caso acho que ficaria com as opções em inglês mais para treinar meu listen mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Eu já tentei áudios book algumas vezes porém as três vezes que eu tentei não me agradaram as vozes que narravam os livros porque eram muito mecânicas e muito lentas para mim vou tentar ver por outros aplicativos mas até agora já tentei duas vezes e as experiências não foram boas

    ResponderExcluir