Livros para manter a Calma




Em época de quarentena, existem dois tipos de pessoas: os preparados pro apocalipse e os tentando manter a calma. Se você gostaria de fazer parte do grupo onde o parquinho pode estar pegando fogo e você calmamente respira… e expira…. que tenta sempre ver o copo meio cheio e o lado positivo das adversidades... esses livros são pra você. 

Uma pandemia

Bolsas do mundo inteiro despencando. 

As contas se acumulando. 

E o seu emprego indo pelo ralo. Isso se você tinha um emprego antes disso tudo começar. 

Pessoas confinadas e isoladas. 


Cenário perfeito para insegurança, crises de ansiedade e depressão, né? 

Mas como podemos nos tornar pessoas mais calmas e resilientes para enfrentar esse cenário?

LIVROS PARA MANTER A CALMA 

Clique na capa dos livros para conferir a sinopse e/ou comprar

Bom… o primeiro aspecto que precisamos ter é a calma, afinal, estamos lidando com um cenário de filme de hollywood apocalíptico, logo, se todo mundo surtar… 

Então começamos com o livro Calma.


Quando você conseguir parar de hiperventilar, precisará lidar com as emoções que você está sentindo neste momento. Pode ser medo… tristeza… e para aprender a lidar com isso, vamos de “O lado bom do lado ruim”.


Mas pode ser que tudo isso gere uma crise de ansiedade, afinal, não sabemos como será o futuro da humanidade… dos nossos empregos… e por isso seria bom tentar aprender algo sobre mindfullness, para trazer a sua mente para o momento presente e parar de sofrer por antecipação, que é o que gera a sua ansiedade.


E já que estamos falando de focar no aqui e agora, você precisa fazer algo enquanto está confinado, por isso, vamos começar descobrindo quais os melhores horários para você trabalhar de casa… se exercitar… com “Mude seus horários, mude a sua vida”.


Eu sei… tá foda trabalhar em casa, mas você consegue com “O fim da Procrastinação” e o com o “Produtividade Máxima”.






Eu sei…. já era difícil ir pra academia, imagina se exercitar em casa?! Mas olha só… isso é um hábito… então, pega o “O poder do hábito” e para de enrolar se não você vai terminar essa quarentena com 30 kg a mais!


E por falar no fim da quarentena… vamos encontrar um cenário de pós guerra, né? Muita recessão na economia… desemprego….famílias em luto pela perda de entes queridos…. e tudo isso precisa de muita "Inteligência Emocional" para lidar, então, aproveita esse período de quarentena e vai aperfeiçoando esse seu lado.


E quando você terminar de ler todos esses livros, use o que aprendeu para ajudar outras pessoas a passarem por este momento, ok? 

Tem a resenha de vários desses livros pra vocês aqui, bem como material de apoio de alguns deles na Biblioteca do Perdida, neste link aqui

Fique em casa se puder, pois sabemos que isso é um privilégio, e aproveite para colocar as leituras em dia. 

E se você acha que esse post pode ajudar alguém, compartilhe-o com ela. 

Natalia Eiras

3 comentários:

  1. Naty!
    Li apenas Inteligência Emocional, mas já anotei as dicas porque gosto muito desse estilo de leitura.
    Valeu as indicações.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu estou tentando seguir o lema: “Respira, inspira e não pira”, o que é bem complicado quando você precisa lidar com chefes que só visam o próprio bem (a sua maioria) e uma boa parte da população que ainda não caiu na real a calamidade que vivenciando. Ai ai que minha síndrome do intestino irritável, não fica nada feliz! Não sei se nesse momento os livros seriam de grande ajuda (risos), mas vou seguindo tentando (quase) sempre ver o lado bom de tudo isso.

    ResponderExcluir
  3. Eu já li o livro O Poder do hábito e apesar de eu não gostar nem um pouco de livros de auto ajuda Esse livro me trouxe uma perspectiva diferente tanto que eu tenho de que ele para alguns colegas do curso de psicologia quanto aos outros não conseguiram chamar minha atenção

    ResponderExcluir