Poirot Investiga


O LIVRO DE CONTOS DA AGATHA CHRISTIE

Agatha Christie é conhecida por seus romances policiais, mas isso não quer dizer que ela nunca tenha escrito um conto. A prova disso, é o livro "Poirot Investiga" que traz diversos contos da Dama do Crime, tendo como personagem seu famoso detetive Hercule Poirot. 
Todos os contos são narrados pelo inseparável companheiro de Hercule Poirot, o capitão Hastings. Confesso, que tive dificuldade em descobrir a verdade por trás dos fatos nos contos, o que me deixou bem intrigada, já que normalmente, eu descubro ou chego bem perto da verdade, devido aos diversos livros que já li da autora. Mas vamos conhecer um pouco de cada conto.

A aventura do "Estrela do Ocidente"

Hercule Poirot é procurado por uma jovem estrela do cinema que possui um colar com uma gema de tons avermelhados, conhecida como Estrela do Ocidente. A dama em questão vinha recebendo cartas ameaçadoras, que diziam que o colar deveria retornar ao lugar dele. Com as ameaças, ela decide procurar o detetive, a fim que ele impeça o roubo da jóia.
No mesmo dia, Hercule Poirot é procurado por outra dama, que também vem recebendo cartas ameaçadoras a respeito de outra joias: o Estrela do Oriente.
Obviamente, as umas gemas estão relacionadas e caberá ao detetive belga impedir que as jóias sejam roubadas, Ou não.
Qual a história por trás das jóias? Quem estaria planejando rouba-las?

A tragédia de Mardon Manor

Hercule Poirot é contratado por uma agência de seguros para verificar um caso, até então sem muita importância, onde um senhor que havia feito uma apólice de seguro de vidas é encontrado morto no jardim da casa dele com uma espingarda ao lado do corpo; mas não há perfuração por balas no corpo. Na apólice constava que ele não poderia cometer suícidio, mas é notório que o falecido passava por problemas financeiros e o seguro poderia garantir uma boa vida a viúva.
Poirot começa a investigar e tudo indica uma morte absolutamente normal, até que um jovem capitão atravessa o caminho de Hastings e Poirot e eles descobrem que o jovem estava na casa do falecido um dia antes do incidente e ao ver o visitante, a viúva demonstra-se inquieta.
Qual o envolvimento do visitante com a viúva? Terá sido uma morte de causas naturais, ou haverá algo sombrio por trás dessa história?

A aventura do apartamento barato

Morar em Londres é bem caro. E achar um apartamento decente é muito difícil. Quando um casal de amigos de Hastings consegue um bom apartamento, em um prédio nobre de Londres, a um preço absurdamente barato, o instinto aguçado de Hercule Poirot fareja algo muito estranho.
Sem pensar duas vezes ele aluga um apartamento no mesmo prédio, alguns andares acima do casal e uma trama de roubo internacional começa a aparecer.
Qual o mistério envolvendo o casal? E porque o apartamento tinha um valor tão barato?

O mistério de Hunter's Ludge

Poirot está muito gripado (tadinho!), e caberá a Hastings recolher as pistas para solucionar este caso. Um jovem aparece na casa de Poirot informando que o tio dele fora assassinado na antiga cabana de caça da família. Hastings e o rapaz partem para o local, mas não sem antes Hastings prometer que manteria Hercule a parte dos acontecimentos através de telegramas e cartas.
Hastings começa a recolher as informações sobre o crime: Na cabana estavam a mulher do rapaz, uma governanta e o tio dele. Em determinado momento, um homem com sotaque americano solicita uma audiência com o tio dele e logo depois ouviu-se um tiro na casa. As duas mulheres, correram para a sala onde o tio estava recebendo o visitante, mas a porta estava trancada. Deram a volta na casa e quando chegaram a janela do cômodo, encontraram o tio morto e nem sinal do visitante misterioso.
Quem é esse visitante? O que aconteceu para que o tio do rapaz acabasse assassinado? Poderá Hastings solucionar este caso, contando apenas com a ajuda do detetive belga à distância?

O roubo de um milhão de dólares em obrigações do tesouro

Poirot é procurado por uma jovem que está muito preocupada com o namorado. O rapaz era responsável pelo transporte de obrigações (títulos) do tesouro durante uma travessia da Inglaterra aos EUA, a bordo de um navio. Porém, mesmo com uma maleta especialmente preparada para o transporte dos títulos, contendo uma das fechaduras mais confiáveis do mundo, e com as alegações do rapaz de que não se manteve distante dos documentos, os mesmo são roubados misteriosamente.
Para piorar, os títulos começaram a ser comercializados nos EUA poucos minutos depois do desembarque da tripulação, e um dos compradores afirma que os títulos estavam sendo negociados muito antes disso.
Como é possível? Quem roubos os documentos? Como conseguiu abrir a maleta e descer do navio com os documentos, quando todos foram minuciosamente revistados?
Perguntas que só Hercule Poirot poderá responder...

A aventura da tumba egípcia.

Maldições envolvendo a profanação de tumbas de faraós egípcios por arqueólogos não são uma novidade, mas quando uma sequência de mortes envolvendo os "profanadores" começa a ocorrer, Hercule Poirot precisa entrar em ação antes que não sobre ninguém pra contar a história.
Será que o faraó retornou dos mortos para se vingar dos que ousaram despertá-los? Ou será que o problema é alguém bem vivo?!

O roubo das jóias no Grand Metropolitan

Hastings consegue ganhar um dinheiro extra através de alguns investimentos e convida o extravagante amigo belga para passar um final de semana em um dos hotéis mais badalados na alta sociedade inglesa.
Durante a estadia de ambos, eles conhecem um casal que também vem obtendo uma pequena fortuna através do mercado financeiro, e a mulher adora jóias.
Durante uma conversa entre Poirot e a senhora, ela decide buscar um colar de pérolas para mostrar ao detetive; porém, ao chegar no quarto, ela percebe que suas pérolas foram roubadas.
No quarto estavam apenas a camareira e a criada pessoal dela. A criada tinha ordens de não deixar a camareira sozinha durante a arrumação do quarto da patroa e de não entrar no recinto na ausência da mesma (salvo para acompanhar a camareira).
Ambas as empregadas são revistadas e as pérolas não são encontradas com nenhuma delas. Um torrente de acusações começa a ser trocada entre as duas. Mas como uma delas poderia ter roubado as pérolas e tê-las escondido sem ter conseguido ao menos sair do quarto, já que a patroa chegou logo em seguida?
Onde estarão as pérolas? Quem roubou as jóias? Muitas perguntas e muitas acusações estarão presentes nessa história.

O primeiro ministro sequestrado

Hercule Poirot é convocado pelo governo britânico a desvendar o desaparecimento do primeiro ministro da Inglaterra, que fora sequestrado à caminho de uma importante conferência na França, que pode definir os rumos na negociação no fim da guerra.
Durante o trajeto, o carro do primeiro ministro foi abordado, e posteriormente só foram encontrados o motorista e o assessor amarrados sob efeito de clorofórmio. 
Uma trama que irá ocorrer entre o canal da mancha, com Hercule Poirot tendo apenas 24h para encontrar o primeiro ministro.
Será que dá tempo?

O desaparecimento do Sr. Davenheim

Um conhecido banqueiro sai de casa para uma caminhada e nunca mais volta. As roupas dele são encontradas na beira de uma estrada e o cofre que ficava no escritório do banqueiro foi arrombado.
A única pista é uma visita que o banqueiro recebeu no dia do desaparecimento. O homem foi encaminhado para o escritório do desaparecido e lá ficou esperando-o voltar da caminhada, mas, como já sabemos, isso nunca ocorreu.
Teria ele arrombado o cofre? Onde está o sr. Davenheim? Que segredos estavam guardados naquele cofre?
A resposta pode estar bem debaixo do nariz da polícia, mas só Poirot poderá enxergar a verdade.

A aventura do nobre italiano

Poirot recebe a visita de um amigo médico, mas essa será uma visita breve, pois logo a governata do visitante invade a casa de Poirot informando que recebeu um telefonema muito estranho.
Ela narra que uma voz em tom de sussurro ligou pedindo socorro e tudo que ela conseguiu entender foram as palavras Foscatine e Regent's Court.
Imediatamente, o médico recorda-se que possui um paciente italiano com esse sobrenome e que mora precisamente neste conjunto de apartamentos e põe-se à caminho do local juntamente com Poirot.
Após conseguirem abrir o apartamento que se encontrava trancado, eles se deparam com a seguinte cena: o cadáver esta sentado próximo a mesa de telefone com uma pancada na cabeça. A arma, uma estatueta está bem ao lado do corpo e há uma mesa de jantar posta com três lugares.  Segundo o valete do morto (mordomo), ele teria recebido dois homens para jantar naquela noite e teria dispensado os serviços do criado, a fim de resolver alguma negociação financeira com aqueles senhores.
Mas ninguém viu esses senhores! Como descobrir o assassino do nobre italiano?

O caso do testamento desaparecido

Um jovem órfã foi criada por um tio muito rico, porém com ideias bem retrógradas. Ele era totalmente contra a educação de mulheres, acreditando que elas deveriam ser ensinadas apenas nos afazeres domésticos e coisas básicas.
A jovem se revoltou e o tio a informou que se ela seguisse adiante com aquelas ideias "revolucionárias", ela poderia dar adeus a herança que ele pretendia deixar em seu nome. Ela decide então abandonar o tio e estudar, conseguindo se formar em uma faculdade e tornar-se uma mulher independente.
Muitos anos depois, o tio vem a falecer e deixa um testamento em que afirma que existe outro testamento, deixando tudo para a sobrinha, e que ela tem o período de 1 ano para encontrá-lo. Do contrário toda a sua fortuna irá para a caridade.
Ele quer provar que a experiência de vida dele vale muito mais do que todos os anos de estudo dela. Para conseguir achar o testamento, a jovem contrata os serviços de Hercule Poirot, que terá de provar que é mais esperto que o velho tio.

A dama de véu

Poirot é procurado por uma jovem com um véu cobrindo o rosto. Ela esta desesperada, pois vem sofrendo ameaças devido a uma carta amorosa que trocou com um soldado de guerra. Só que o soldado morreu e agora ela está prestes a se casar com um conde. Não ficaria nada bem que o conteúdo daquela carta viesse à público neste momento, e por isso, ela contrata os serviços do detetive belga. Ele deve reaver a carta.
Porém, nem tudo é o que parece ser, e ao tentar resgatar uma simples carta, Poirot descobre que a jovem pode estar envolvida em um roubo a uma joalheria de Londres.
Será?

A mina perdida

Poirot conta a Hastings como conseguiu títulos de uma mina como pagamento por serviços prestados a uma grande companhia de extração de minérios.
Há algum tempo atrás, ele foi chamado para descobrir a localização de uns mapas de terras que possuíam uma grande quantidade de minério. Os mapas estavam sendo levados a Londres por um chinês, que tinha uma reunião marcada com os diretores da empresa mineradora para negociar os mapas. Porém, na hora e dia marcados, o chinês não aparece. Posteriormente seu corpo é encontrado num rio e os mapas haviam desaparecido.
Quem matou o homem? Onde estão os documentos? Caberá a Hercule Poirot lhe responder.

A caixa de bombons

Essa é a história de um fracasso. Isso mesmo! Hercule Poirot; o grande detetive, falhou!
Poirot conta uma história, de quando ainda trabalhava para a polícia belga, para seu amigo Hasting. Uma morte, que aparentemente teve causas naturais, pode não ter sido tão natural assim...Porém, ele deixa passar um detalhe. E esse detalhe fará toda a diferença para o desfecho do caso.


O conto que mais gostei foi "O desaparecimento do Sr. Davenheim". Pra quem não sabe, existe uma adaptção, produzida pela rede britânica BBC, com todos os casos de Hercule Poirot. Vale muito à pena assistir. 

ADQUIRA O LIVRO 

Natalia Eiras

3 comentários:

  1. Naty!
    Desde o ano passado estava fazendo a releitura dos livros da diva Agatha e tive oportunidade de reler esse de contos e foi uma experiência surreal, porque são vários contos do maravilhoso Poirot, adorei.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Olá! Mas gente é conto para não deixar ninguém entediado hein! Confesso que o que mais chamou minha atenção foi justamente o último no qual ele falhou, fiquei curiosa em saber como e quais foram as consequências! A aventura do apartamento barato também me deixou aqui só na curiosidade, na verdade, todos eles, uma ótima maneira de voltar a ler a autora em grande estilo.

    ResponderExcluir
  3. Eu não sabia da existência desse livrinho de contos da Agatha Christie. Já cheguei a ler alguns livros da autora e fiquei apaixonada pelas histórias policiais que ela consegue criar assim que eu terminar de ler as outras histórias dela na minha lista eu vou fazer a leitura deste livro de contos

    ResponderExcluir