O Segredo da Dinamarca


Você sabe qual é o país mais feliz do mundo? 
Você conhece o termo "Hygge”? 

Hygge é basicamente o jeito dinamarquês de ser feliz. 
E foi o objeto de estudo de Helen Russel em “O segredo da Dinamarca”. 

Basicamente o livro conta a mudança de Helen, uma inglesa que trabalhava em uma revista de lifestyles, cujo o marido é convidado a integrar a equipe da LEGO na Dinamarca. 
Hellen e o marido tem todo o incentivo e ajuda da empresa para a mudança, e ela vai para o país mais feliz do mundo tentar descobrir o que faz as pessoas serem tão felizes. 

Ao chegar lá, ela descobre que eles trabalham apenas 34h por semana; saem do trabalho às 16h para buscar seus filhos; podem ficar desempregados que o governo dá auxílio para que ninguém vá parar no olho da rua ou passe fome; tem uma casa assinada pelos melhores designers do mundo; e se você tiver um filho, pode ter certeza que ele terá os estudos custeados pelo governo, que literalmente paga para você estudar, além de que você poderá voltar a trabalhar logo depois do parto, pois o governo tomará conta dos seus filhos com creches e escolas de qualidade. 

Tudo graças aos altos impostos que pagam. Algo em torno de 50% da renda mensal é gasta com impostos, mas QUE VOLTAM PARA ELES EM SERVIÇOS DO ESTADO. Ou seja, as pessoas são felizes porque elas têm tempo para si mesmas; não precisam competir e se matar de trabalhar para pagar as contas de casa; e sabem que o governo cuidará delas quando elas precisarem. 

No Brasil temos o “jeitinho brasileiro”, e na Dinamarca eles tem o Hygge, que traduzindo seria o “jeitinho dinamarquês de criar um ambiente e um estado de felicidade”. 


COMO SER HYGGE? 

Você deve estar pensando: Como aplicar isso nas nossas vidas? Como aprender a ser Hygge? 

Então… NÃO DÁ PORQUE NÃO TEMOS UM GOVERNO DINAMARQUÊS. 

Vivemos em um país cuja a desigualdade social é uma das maiores do mundo; onde as pessoas literalmente ainda morrem de fome. Enquanto as necessidades básicas do ser humano, como alimento e abrigo/segurança não forem saciadas, não podemos passar para o próximo nível da pirâmide de Maslow, rumo a um estado de plenitude e felicidade enquanto não resolvermos esses problemas. 

O que acontece na Dinamarca, é que o GOVERNO resolve a base da pirâmide, deixando a população livre para atingir os próximos níveis rumo ao topo (felicidade). 
O governo na Dinamarca é social democrata, ou seja, acredita que promover o bem estar social gerará uma democracia mais forte. E promover o bem estar social não quer dizer que ele é um governo socialista, ok? 
Ao contrário, eles são capitalistas. 

E nossa... que surpresa.... se pegarmos o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) veremos que os países que apostam nesse modelo político são justamente os que tem os maiores IDH's. 

MORAL DA HISTÓRIA

Se você teve o privilégio de nascer na Dinamarca, sorte a sua; Se não teve, mude-se para a Dinamarca amanhã e seja feliz. 
Simples assim. 

ADQUIRA O LIVRO 

Natalia Eiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário