Arrume a sua Cama

Arrume sua Cama livro

O QUE O TREINAMENTO DA MARINHA NORTE AMERICANA (SEAL's) ENSINA PARA AS NOSSAS VIDAS

O Treinamento de SEAL do exército americano é conhecido como um dos mais difíceis do mundo. Passar pelos 6 meses de treinamento (e tortura psicológica) fez com que William H. McRaven, aprendesse algumas lições valiosas que levaria para o resto de sua vida. 

Ele compartilhou essas lições no discurso de formando da Universidade do Texas, onde hoje é reitor, e explicou com mais profundidade cada uma das lições nas páginas deste livro. 

"Percebi que as dez lições que aprendi no treinamento das forças especiais da Marinha dos Estados Unidos, que eram a base de meu discurso, tinham um apelo universal. Eram simples lições que ensinam a superar os testes dos SEALS, mas que são igualmente importantes para enfrentar os desafios da vida – não importa quem você seja."

Confira abaixo algumas das lições que você aprende no treinamento insano dos SEAL. 

ARRUME A SUA CAMA

O MÍNIMO que você espera de um adulto funcional é que ele consiga arrumar a sua própria cama. Isso não é grande coisa, certo? Mas o simples fato de você começar o dia fazendo UMA ÚNICA COISA bem feita, já é o suficiente para lhe motivar a passar para a próxima tarefa com outra mentalidade. Se o seu dia for um caos completo, e tudo der errado, pelo menos uma coisa você terá feito direito: a sua cama. Faça PELO MENOS uma coisa bem feita todos os dias. Você pode não ter controle sobre como será o seu dia, mas você tem controle de como será a sua cama. Use isso! 

ENCONTRE ALGUÉM QUE O AJUDE A REMAR

O poeta inglês Jonh Donne dizia que "nenhum homem é uma ilha" ao afirmar que não conseguimos viver isolados. O mesmo se aplica nesta lição dos SEAL's, onde se você quer chegar em algum lugar precisa encontrar pessoas dispostas a remar junto com você. No caso dos SEAL, o sentido era literal mesmo. Mas na vida, precisamos aprender que você esta na faculdade porque alguém lhe ajudou ensinando o que era necessário; você conseguiu uma promoção no emprego porque a sua equipe trabalhou duro no projeto; e por aí vai... você nunca conquista nada sozinho. Tem sempre alguém remando com você. Encontre as pessoas certas para compor esse seu bote. 

Ninguém consegue remar sozinho. Encontre alguém para compartilhar sua vida. Faça tantos amigos quanto possível e nunca esqueça que seu sucesso depende de outros.

A VIDA NÃO É JUSTA 

Pois é... sabe a música dos patinhos da Xuxa? Então... os patinhos não voltam porque eles morreram. Papai Noel não existe; Coelhinho da Páscoa também não; e a vida não é justa! 

Na verdade ela é BEM INJUSTA!! A verdade é que meritocracia é utopia; que por mais que você se esforce, às vezes, vai dar merda e não há nada que você possa fazer para mudar isso. E quanto antes você aprender isso, melhor pra você. 

Duro? Sim, mas é a verdade. Eu mesma, enquanto escrevo esse texto tô tomando essa porrada/lição da vida. A questão aqui é seguir os conselhos de Jonhie Walker (sim o cara do whisky): Keep Walking

A vida das pessoas comuns, assim como a dos grandes homens e mulheres, é determinada pela maneira como elas lidam com a injustiça na vida. 


VOCÊ VAI FRACASSAR. ACEITA QUE DÓI MENOS! 

Eu não sei vocês, mas eu sofro muito de Síndrome do Impostor, e muito disso deve-se ao medo de fracassar. Porque todo coaching (essa palavra que tá na moda) diz que nós não devemos ter medo de inovar... de se jogar... que podemos fracassar, mas iremos aprender com nossos fracasso. 

Mas fracassar dói. 

Ás vezes, como no caso dos SEAL's, dói fisicamente. No meu caso, é sempre financeiramente. 

E a minha Síndrome do Impostor me diz que mesmo fracassando, eu não aprendi a lição corretamente, porque (olha que síndrome linda!) eu não faço nada certo, por que eu aprenderia algo certo, né? 

Mas isso não é exatamente verdade... porque você aprende com as porradas da vida. E a vida só tem um objetivo: te encher de porrada! 

Ela já começa quando você é pequeno e enfia o dedo na tomada aprendendo a não colocar o dedo em tudo que encontra por aí, e a coisa só piora conforme você cresce, mas VOCÊ APRENDEU NÃO FOI?! 

A vida é uma luta, e a possibilidade de fracasso está sempre presente, mas os que vivem com medo do fracasso, do sofrimento ou da vergonha nunca conquistarão seu pleno potencial. Sem forçar seus limites, sem vez ou outra se lançar sobre um obstáculo de cabeça, sem ousar, você nunca saberá o que seria verdadeiramente possível em sua vida.

Então, sim. Você a vida é feita mais de dias de lutas do que dias de glória. 

Sim, você vai tomar muita porrada e fracassar. E pode ser que não aprenda a lição de primeira, mas é como diz aquele ditado: "O que não nos mata, nos fortalece". 


Pagaremos por nossos fracassos. Mas, se perseverarmos, se deixarmos que esses fracassos nos ensinem e nos fortaleçam, estaremos preparados para enfrentar os momentos mais difíceis.

Essas são algumas das lições que o aprendemos com a leitura deste livro e que são ensinadas no treinamento dos SEAL's. Existem outras lições a serem aprendidas, e esse livro é bem motivacional. Mas se você quiser saber todas as lições, terá que ler o livro. rsrsr

ADQUIRA O LIVRO 

 

Natalia Eiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário