Destaques

02 maio 2021

O Anel dos Löwensköld de Selma Lagerlöf


O Anel dos Löwensköld de Selma Lagerlöf

Histórias de pessoas que são tão apegadas a bens materiais em vida, e que quando morrem, passam a assombrar objetos e lugares são recorrentes na literatura mundial e em todas as culturas. 

Em "O Anel dos Löwensköld", nós vamos acompanhar mais uma história nesse sentido, envolvendo o anel do general Löwensköld, que fora um presente dado ao general pelo próprio rei da Suécia, e que fora enterrado junto com o militar. 

Porém, a cripta acaba sendo aberta depois de alguns anos, o anel é roubado, e o infortúnio começa a cair sobre todos aqueles que colocam as mãos no objeto, que percorrerá uma longa jornada. 


Se o fato da narrativa abordar costumes e lugares da Suécia, uma região que é muito pouco explorada na literatura mundial, não for motivo suficiente para fazer você ler este livro, talvez o fato de ser uma história com uma pitada de humor e diversas ambiguidades seja. 

Mas o ponto alto da narrativa são as mulheres que são apresentadas ao longo da história. 

A cada mão que o anel passa, existe uma personagem feminina forte associada ao personagem que esta de posse do anel ou ao objeto em si. 


Seja como a mulher que segue o marido até a tumba do general para ajuda-lo a "proteger a tumba de invasores e que acabam achando que o anel estará mais seguro com eles"; ou a mulher que tem seus familiares condenados pelo roubo do anel e que acaba por se tornar a guardiã do mesmo, sem saber. Ou a pessoa que irá resolver todo o mistério do livro. 

Em todo momento chave da história, existe uma mulher com papel de destaque. 


O livro foi escrito em 1925, por Selma Lagerlöf, que foi a primeira mulher a receber o prêmio Nobel de Literatura, e apesar de ter um desfecho já previsível com o retorno do anel ao seu dono original, ele também traz um desfecho pouco usual para quem esta acostumado a uma narrativa estilo Disney, com a protagonista conseguindo um happy end.
Na verdade, a mensagem final é bem clara. 

Todos precisamos saber o nosso lugar no mundo.

EDITORA WISH


O livro foi traduzido para o português pela Editora Wish e disponibilizado como um conto do clube de relíquias que a editora mantém no Catarse. Recentemente, eles informaram que o livro será disponibilizado no formato físico também. 

Livro "O anel dos Lowensköld"
edição física da Editora Wish

O livro terá capa dura, com acabamento metálico, e custará R$48,00 e pode ser adquirido no site da editora. A versão em e-book já encontra-se disponível na Amazon. 


ADQUIRA O LIVRO 

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Instagram

© Perdida na Biblioteca – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in