Você conhece Henrietta Lacks?

Pode falar a verdade... você não faz ideia de quem seja Henrietta Lacks.
Então senta que lá vem história e você vai se surpreender com a vida dessa mulher e a importância que ela tem na sua vida até hoje!!!

No livro "A vida imortal de Henrietta Lacks" de Rebecca Skloot, publicado pela editora Companhia das Letras, nós conhecemos a história dessa mulher, que até hoje, não tem o devido reconhecimento pela contribuição que ela teve para o avanço da medicina moderna. 


Mas que foi Henrietta Lacks? 
Henrietta era uma lavradora no sul dos EUA, que um dia passou a sentir um caroço na altura do útero. Ela foi diagnosticada com um tumor cervical, sofreu um biópsia e quando os médicos colocaram as células de Henrietta em um meio nutritivo (usado pelos cientistas para manterem as células vivas enquanto estudam) eles perceberam que as células dela continuavam se multiplicando de forma assustadoramente rápida.

Henrietta morreu de câncer no mesmo ano, com metástase em vários órgãos e com vários tumores, mas suas células (as mesmas que foram retiradas na biópsia) continuam sendo reproduzidas e distribuídas para milhares de laboratórios em todo mundo até hoje!!! 

Foram as células de Henrietta que proporcionaram diversos estudos contra o câncer, AIDS, efeitos da radiação, mapeamento genético, o desenvolvimento da vacina contra o Pólio e muitos outros. 

As células HeLa são chamadas de imortais, pois elas podem se dividir num número ilimitado de vezes, desde que mantidas em condições ideais de laboratório. 
Se você não sabe, nós morremos porque as nossas células tem um número limitado de vezes que conseguem se dividir, por isso, não conseguimos regenerar o nosso corpo. Do contrário, quando as células do seu coração, por exemplo, começassem a ficar velhas, você poderia regenera-las! 
E viver pra sempre!!! 

Sabe o que isso quer dizer? Que todas as células HeLa de todos os laboratórios de todo o mundo são provenientes do mesmo tumor de 1951 que matou Henrietta Lacks! TODAS!!!! 

Se você ficou curioso (a) sobre o caso de Henrietta, e quiser saber mais, eu recomendo o vídeo do Nerdologia sobre imortalidade.

(Na verdade, eu recomendo todos os vídeos do Nerdologia!)


E essa história foi adaptada pela HBO com a participação de Oprah Winfrey minha gente!!! 
Confiram o vídeo: 


E ai? Gostou da história dessa mulher que não aparece nos nossos livros na escola; que não ganhou nenhum Nobel de Medicina, mas que tem fundamental importância na nossa vida? 
O que vocês acharam de toda essa história? 

Natalia Eiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário