Destaques

17 fevereiro 2020

Onde comprar livros em Braille?


Recentemente a internet descobriu que existe uma versão de "O pequeno príncipe" em braille.

Tudo porque a fundação Antoine de Saint-Exupéry comemorou 10 anos e apresentou aos convidados a tão comentada obra em braille, que foi publicada em 2014! E que nós anunciamos lá atrás isso...

Enfim, fato é que a redação vem recebendo várias mensagens de pessoas pedindo informações de onde adquirir essa obra, e sinto lhes informar que para comprar "O Pequeno Princípe" em Braille, será necessário vender o seu rim no mercado negro. 
Sim, nós somos um veículo de imprensa que trabalha com verdades... por isso mesmo, decidimos listar  alguns livros que estão disponíveis em Braille, e onde encontra-los.
Preparados? 


O PEQUENO PRÍNCIPE EM BRAILLE

Você pode encomendar a sua versão de O pequeno principe em braille na loja do Pequeno Principe em Paris, pela quantia irrisória de 239€. Baratinho gente... #SQN
E apenas em francês...


ONDE ENCONTRAR LIVROS EM BRAILLE NO BRASIL?

No Brasil, o Instituto Benjamim Constant, no Rio de Janeiro, produz material em braille e audiolivros voltados a atender os deficientes visuais, porém, eles atendem basicamente instituições. Uma biblioteca, por exemplo, pode solicitar até 50 títulos através deste link. 

Outra solução é a Fundação Dorina, que disponibiliza uma biblioteca circulante onde é possível solicitar um livro pelos correios através deste site. 

ONDE COMPRAR LIVROS EM BRAILLE?

É neste momento que as coisas começam a se complicar... 
É possível encontrar livros em braille nas grandes redes de varejo? Sim. Mas com muitas limitações. Por isso, talvez, a solução mais viável seja investir em plataformas de audiobook.  

Audiobooks . A verdade é que se você quer ter acesso aos últimos lançamentos do mercado editorial, é a sua melhor opção, pois existem muito mais livros disponíveis em áudio do que em braille. O Audible é a plataforma da Amazon para audiobooks, porém, no Brasil você pode contar com o Autibooks ou a Ubook. 

Amazon . A maioria dos livros é voltada para crianças ou livros de aprendizagem. E se comparados aos livros normais, os preços são bem mais caros. 

A Livraria Braille . Provavelmente o melhor lugar para encontrar livros em braille, porém só em inglês.

Tem alguma outra sugestão de local para encontrar livros para os deficientes visuais? Deixe nos comentários e vamos ajudar quem precisa dessas informações. 

Reações: 

Comentários via Facebook

10 comentários:

  1. NATY!
    Muito bom poder ver novos livros em braille, principalmente porque todos precisam de acesso para a leitura.
    Bacana a divulgação.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Rudy. Mas ter os livros não necessariamente garantem acesso a leitura, pois eles não são acessiveis. Eles são caros e difíceis de achar... infelizmente, não existem muitas iniciativas que olhem para essa parte da população.

      Excluir
  2. Ooooie
    É com informações assim que podemos observar que ainda estamos caminhando e que falta um longo caminho para a integração de todos.
    Realmente é muito difícil encontrar livros em braille e com um preço acessível, infelizmente.
    Muito legal o post :)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que começar a olhar mais para essa parte da sociedade, de forma a promover projetos que visem a integração deles ao cotidiano. Pelo menos as escolas deveriam ter acesso a livros como esses, mas eu não lembro de na biblioteca da minha escola... do meu irmão... ou de qualquer pessoa que eu conheça, ter visto alguma seção de "livros em braille". Você lembra? Se nas escolas não existe para as crianças, imagina depois...

      Excluir
  3. Poxa, realmente é muito triste descobrir que ainda há grande dificuldade em se encontrar livros para deficientes visuais, e quando se encontra apresenta esse obstáculo em relação ao valor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. A melhor opção para os deficientes visuais no momento é realmente os audiobooks.
      =(

      Excluir
  4. Olá! Chocada em saber que esses livros custam tanto e nem há uma variedade assim tão grande, eu hein! O jeito é ir na segunda opção e usar os audiobooks, não conheço ninguém próxima a mim que necessite de tal ferramenta, mas é complicado saber que existem milhares de pessoas nessa condição sem alternativa para se aventurar no mundo da leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles custarem mais do que um livro comum, nem me choca tanto. Eu queria muito encontrar um vídeo que vi uma vez mostrando como é feito um livro em Braille. É um trabalho hercúleo!!! Sério! É um trabalho basicamente manual. O que me choca mais é perceber que só existem livros de criança, e que esses livros não estão disponíveis nas bibliotecas das escolas. Ou você lembra de ver uma seção na biblioteca da sua escola (ou dos seus filhos) com "livros em braille? Isso era o MÍNIMO que deveveria ser providenciado pelo Estado. Mas...nem essa iniciativa existe. =(

      Excluir
  5. Gostei bastante de saber mais sobre o Mercado editorial desses livros são específicos no Brasil mas é um pouco deprimente ver que a literatura não tem acessibilidade necessária no Brasil o que que audio books são bem difundidos mas não tanto quanto deveriam ser livros em braille não tem tanta diversidade quanto livros físicos atuais a gente vê que tem um certo Progresso mas não é o bastante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito depreimente ver o quanto ainda estamos atrasados na inclusão social. E em coisas tão básicas, né? E o mais triste é que eu não acho que isso vá mudar pelos próximos 50 anos. Porque não vemos movimentos de luta e resistência dos deficientes tão fortes quanto os movimentos negros ou feministas, entende? E se não tiverem a mesma força... dificilmente irão conseguir colocar suas dificuldades em pauta para angarir apoio do resto da população.

      Excluir

Instagram

© Perdida na Biblioteca – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in