Onde comprar livros em Braille?


Recentemente a internet descobriu que existe uma versão de "O pequeno príncipe" em braille.

Tudo porque a fundação Antoine de Saint-Exupéry comemorou 10 anos e apresentou aos convidados a tão comentada obra em braille, que foi publicada em 2014! E que nós anunciamos lá atrás isso...

Enfim, fato é que a redação vem recebendo várias mensagens de pessoas pedindo informações de onde adquirir essa obra, e sinto lhes informar que para comprar "O Pequeno Princípe" em Braille, será necessário vender o seu rim no mercado negro. 
Sim, nós somos um veículo de imprensa que trabalha com verdades... por isso mesmo, decidimos listar  alguns livros que estão disponíveis em Braille, e onde encontra-los.
Preparados? 


O PEQUENO PRÍNCIPE EM BRAILLE

Você pode encomendar a sua versão de O pequeno principe em braille na loja do Pequeno Principe em Paris, pela quantia irrisória de 239€. Baratinho gente... #SQN
E apenas em francês...


ONDE ENCONTRAR LIVROS EM BRAILLE NO BRASIL?

No Brasil, o Instituto Benjamim Constant, no Rio de Janeiro, produz material em braille e audiolivros voltados a atender os deficientes visuais, porém, eles atendem basicamente instituições. Uma biblioteca, por exemplo, pode solicitar até 50 títulos através deste link. 

Outra solução é a Fundação Dorina, que disponibiliza uma biblioteca circulante onde é possível solicitar um livro pelos correios através deste site. 

ONDE COMPRAR LIVROS EM BRAILLE?

É neste momento que as coisas começam a se complicar... 
É possível encontrar livros em braille nas grandes redes de varejo? Sim. Mas com muitas limitações. Por isso, talvez, a solução mais viável seja investir em plataformas de audiobook.  

Audiobooks . A verdade é que se você quer ter acesso aos últimos lançamentos do mercado editorial, é a sua melhor opção, pois existem muito mais livros disponíveis em áudio do que em braille. O Audible é a plataforma da Amazon para audiobooks, porém, no Brasil você pode contar com o Autibooks ou a Ubook. 

Amazon . A maioria dos livros é voltada para crianças ou livros de aprendizagem. E se comparados aos livros normais, os preços são bem mais caros. 

A Livraria Braille . Provavelmente o melhor lugar para encontrar livros em braille, porém só em inglês.

Tem alguma outra sugestão de local para encontrar livros para os deficientes visuais? Deixe nos comentários e vamos ajudar quem precisa dessas informações. 

Natalia Eiras

14 comentários:

  1. NATY!
    Muito bom poder ver novos livros em braille, principalmente porque todos precisam de acesso para a leitura.
    Bacana a divulgação.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Rudy. Mas ter os livros não necessariamente garantem acesso a leitura, pois eles não são acessiveis. Eles são caros e difíceis de achar... infelizmente, não existem muitas iniciativas que olhem para essa parte da população.

      Excluir
  2. Ooooie
    É com informações assim que podemos observar que ainda estamos caminhando e que falta um longo caminho para a integração de todos.
    Realmente é muito difícil encontrar livros em braille e com um preço acessível, infelizmente.
    Muito legal o post :)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que começar a olhar mais para essa parte da sociedade, de forma a promover projetos que visem a integração deles ao cotidiano. Pelo menos as escolas deveriam ter acesso a livros como esses, mas eu não lembro de na biblioteca da minha escola... do meu irmão... ou de qualquer pessoa que eu conheça, ter visto alguma seção de "livros em braille". Você lembra? Se nas escolas não existe para as crianças, imagina depois...

      Excluir
  3. Poxa, realmente é muito triste descobrir que ainda há grande dificuldade em se encontrar livros para deficientes visuais, e quando se encontra apresenta esse obstáculo em relação ao valor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. A melhor opção para os deficientes visuais no momento é realmente os audiobooks.
      =(

      Excluir
  4. Olá! Chocada em saber que esses livros custam tanto e nem há uma variedade assim tão grande, eu hein! O jeito é ir na segunda opção e usar os audiobooks, não conheço ninguém próxima a mim que necessite de tal ferramenta, mas é complicado saber que existem milhares de pessoas nessa condição sem alternativa para se aventurar no mundo da leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles custarem mais do que um livro comum, nem me choca tanto. Eu queria muito encontrar um vídeo que vi uma vez mostrando como é feito um livro em Braille. É um trabalho hercúleo!!! Sério! É um trabalho basicamente manual. O que me choca mais é perceber que só existem livros de criança, e que esses livros não estão disponíveis nas bibliotecas das escolas. Ou você lembra de ver uma seção na biblioteca da sua escola (ou dos seus filhos) com "livros em braille? Isso era o MÍNIMO que deveveria ser providenciado pelo Estado. Mas...nem essa iniciativa existe. =(

      Excluir
  5. Gostei bastante de saber mais sobre o Mercado editorial desses livros são específicos no Brasil mas é um pouco deprimente ver que a literatura não tem acessibilidade necessária no Brasil o que que audio books são bem difundidos mas não tanto quanto deveriam ser livros em braille não tem tanta diversidade quanto livros físicos atuais a gente vê que tem um certo Progresso mas não é o bastante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito depreimente ver o quanto ainda estamos atrasados na inclusão social. E em coisas tão básicas, né? E o mais triste é que eu não acho que isso vá mudar pelos próximos 50 anos. Porque não vemos movimentos de luta e resistência dos deficientes tão fortes quanto os movimentos negros ou feministas, entende? E se não tiverem a mesma força... dificilmente irão conseguir colocar suas dificuldades em pauta para angarir apoio do resto da população.

      Excluir
  6. Oi Natalia, boa tarde. Primeiramente, parabéns pelo artigo. O encontrei por acaso enquanto buscava livros impressos em Braille e achei louvável sua iniciativa em difundir este tema. Como deficiente visual, gostaria de compartilhar algumas coisas com vocês:

    encontrar livros impressos em Braille para compra no Brasil é realmente muito difícil, por vezes impossível. Há alguns infantis, mas não encontrei clássicos nem contemporâneos. Há livros físicos em Braille em instituições especializadas, mas em sua maioria são clássicos e a obtenção dos mesmos é difícil, pois a instituição dá preferência para frequentadores.

    Uma das soluções para um deficiente visual ler seus livros em Braille no conforto de sua casa é possuir um dispositivo chamado Linha Braille (ou Braille Display em inglês). Basicamente, uma Linha Braille é um dispositivo eletrônico, em sua maioria portátil, onde exibe livros digitais em Braille, por meio de pinos que se movimentam, formando as letras. A pessoa pode pegar um arquivo digital de texto, adicioná-lo à Linha e lê-lo em Braille logo em seguida. Também é possível conectá-la ao computador ou smartphone e ler livros comprados no Kindle, por exemplo. Simplificando mais ainda: é um e-reader para cegos. Claro que perdemos a magia do papel, mas é o que há, em minha opinião, melhor que audiolivros. Infelizmente uma Linha Braille é extremamente cara, principalmente no Brasil, mas há uma Linha de baixo custo chamada Orbit Reader 20. No Brasil ela continua sendo de alto custo, mas é possível importá-la pelo preço de um bom smartphone (sem contar impostos).

    Também é interessante a possibilidade de pedir à uma gráfica para que imprima em Braille algum livro que a pessoa queira muito ler, fornecendo o arquivo digital do mesmo, conseguido com a editora. Provavelmente o custo não será baixo, mas é uma solução. Infelizmente a pessoa não poderá ler muitos livros assim.

    O que eu sinto falta mesmo é de poder comprar livros em sebos. Sou fascinado por livros antigos que em sua maioria não estão digitalizados e muito menos impressos em Braille. Como geralmente a editora não existe mais, nem o arquivo digital posso solicitar para adicioná-lo à minha Linha.

    Por vezes sinto falta de comprar um livro impresso e ter toda aquela magia. Falta que senti agora, por isto fui procurar se havia algum livro impresso em Braille interessante para mim. Infelizmente não encontrei. Enquanto isto, vou seguindo com minha Linha. Atualmente ela me atende para quase tudo, menos para ler as preciosidades de um sebo, infelizmente.

    Espero ter contribuído um pouco com seu artigo. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, fico muito feliz em saber que a informação esta chegando a quem precisa, e que você gostou. De verdade.
      Eu ia morrer sem saber desse aparelho do Linha em Braille. É realmente uma dica muito útil, que precisa ser difundida pro mundo. Mas infelizmente, as pessoas que detém o poder de "baratear" esse aparelho e conceder acesso as pessoas com deficiência visual, não estão interessadas em discutir o assunto. É aquela coisa, você só luta por algo, quando é o seu calo que dói, né?
      Muito obrigada pela sua contribuição. =)

      Excluir
  7. Boa tarde! Cheguei aqui através de uma pesquisa sobre livros em Braille. Gostaria de deixar o site da minha empresa www.brailler.com.br - Fazemos livros em Braille para deficientes visuais cobrando um valor justo, praticamente somente o custo do insumo usado para produção + gastos com energia. Quem tiver interesse pode contatar a gente, ficamos muito felizes em poder ajudar.

    ResponderExcluir
  8. Via a matéria e gostaria de deixar meu humilde comentário.

    É PROIBIDA A VENDA DE LIVROS EM BRAILLE NO BRASIL!

    A maioria das pessoas nem sabe disso, mas sim é verdade.

    Em 1964 o presidente Eurico Gaspar na portaria ministerial de número 504 criou diversas regalias sociais e, dentre elas, livros em Braille de graça.
    Lembrando que, quando se diz "livros de graça", significa que não mais poderão ser comercializados.

    Agora vc pensa qual editora de livros vai produzir uma coisa que ela não pode vender, e se ela produzir vai ser obrigada pelo governo a distribuir de forma gratuita.

    Essa lei foi atualizada com o passar dos anos, mas só fez piorar a situação, agora as empresas são obrigadas por lei a fabricar os livros se o governo fizer uma licitação mas, mesmo assim elas não podem lucrar com isso, são obrigadas a vender a preços acessíveis (praticamente de graça) e ficando com o prejuízo.

    Simplesmente a culpa do alto preço e da pouca oferta de livros em braille no Brasil é do governo.

    ResponderExcluir