A Princesa Leve de George MacDonald

 

Resenha do livro "A Princesa Leve" da editora Wish


A Princesa Leve é um conto de fadas escrito por George MacDonald, um dos pioneiros da fantasia moderna e mentor de C.S Lewis (autor de Crônicas de Nárnia), tendo como principal obra "A Princesa e o Goblin", publicado em 1872. 

A Princesa Leve (The Light Princess) foi publicado em 1864, e ganhou uma versão traduzida em 2020 pela Editora Wish

Neste conto, acompanhamos um reino cuja a princesa é amaldiçoada pela própria tia quando o rei, e também seu irmão, esquece de convida-la para o batizado da princesa recém nascida. Qualquer semelhança com o conto de A Bela Adormecida, não deve ser coincidência. 
Ao contrário das bruxas normais que amaldiçoam as princesas a morte ou ao sono eterno, esta joga uma maldição de que a princesa não seria afetada pela gravidade. Ela seria leve como uma pluma. 

Dessa forma, a criança cresce sendo completamente isenta de peso, seja físico ou mental, de tal forma que nada conseguia fazer a princesa parar de rir e levar um vida leve. A única coisa que conseguia fazer a princesa voltar a normalidade era um lado muito bonito em volta do castelo, onde todas as vezes que ela sobrevoava o lago, ela adquiria peso e podia nadar. 

Mas o lago começa a apresentar problemas, e a únca pessoa que pode ajudar a princesa é um príncipe que caiu de encantos por aquela linda princesa que viu nadando e rindo tantas vezes naquele mesmo lago. 

Como trata-se de um conto, a leitura é muito rápida e como todas as histórias dessa época, existe uma "moral da história" nas entrelinhas de forma a transmitir ensinamentos as jovens da época. Comparado a outros contos, ele parece meio bobo, mas cumpre a função dele de entreter e fazer refletir sobre qual o ensinamento que o autor queria deixar. 

Ótimo para uma leitura rápida em uma tarde. 

ADQUIRA O LIVRO 

Natalia Eiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário