Redenção Sombria de Tillie Cole

Livro Redenção Sombria de Tillie Cole da série Hades Hangmen


 SÉRIE HADES HANGMEN #4


Redenção Sombria é o quarto livro da série dark - Hades Hangmen - não sendo indicado a leitura para menores de 18 anos e possui gatilhos relacionados a abuso sexual, psicológico e físico.

Em Redenção Sombria, nós teremos como protagonista o personagem mais odiado da série (pelo menos até o momento), o profeta Cain ou  como nós o conhecemos no Hades Hangmen: Ryder. 

Confesso que não estava muito entusiasmada em ler esse livro, pois o personagem era meio intragável pra mim até o quarto livro, já que na minha cabeça era inconcebível que um homem que viveu do lado de fora da comuna com os Hangmen, não tenha se questionado nem uma vez sobre a sua fé. Afinal, ele conhecia as igrejas do lado de fora, poderia muito bem ter percebido que algo nas escrituras da religião dele estavam erradas...


Ok... ele vivia com os Hangmen e via eles tratando as mulheres como objetos de prazer, mas ele também viajava constantemente para as "corridas" e tinha contato com o mundo exterior para se questionar se TODO MUNDO realmente era pecador digno de morrer e ir pro inferno como diziam na comuna dele. 

Então, o fato do personagem aparentemente não ter cérebro me incomoda bastante. 

Ah, mas ele sofreu uma lavagem cerebral durante anos e não sabia que na comuna dele os anciões praticavam atos sexuais com crianças. Ok... isso eu até relevo, pois quando ele soube, realmente ficou chocado o que mostra uma moral intacta apesar a visão deturpada. Mas mesmo assim... 


A questão é que esse livro foi até melhor do que eu imaginava. 

Nele nós somos jogados na cabeça de Cain que percebe que tudo que viveu é uma mentira, que o irmão que amava sempre teve o plano de traí-lo, que quem ele pensava que fosse sempre havia cuidado dele, na verdade nunca lhe estendeu a mão e que o mal que existe o irmão é o mesmo que habita nele. 

É realmente um caminho só de ida pro inferno, com você queimando tudo que vai deixando para trás num rastro de destruição. E quando você chega no inferno, não tem jeito. Você não volta de lá do mesmo jeito. 

Eu gostaria de dizer que quando isso ocorre, você volta uma pessoa melhor... mas a grande verdade é que você volta uma pessoa quebrada. 

E pessoas quebradas são confundidas com pessoas mais sensatas. Mas na verdade, elas só aprenderam a se fechar. 

São confundidas com pessoas mais fortes; mas na verdade elas só aprenderam que ninguém vai te salvar, então evitam se colocar em situações que precisem de alguém. 

O muro que criam em volta de si não é para manter as pessoas de fora, mas para conter os gritos de dor e desespero que quer vir de dentro. 

E é exatamente isso que eu vejo no final deste livro. Ryder, finalmente vendo que tudo que ele achava era uma mentira, voltando do inferno quebrado e machucado como nenhuma porrada física poderia deixar. com sequelas que irão seguir com ele a vida toda e nem o amor de Bella conseguirá apagar isso (mesmo caso do Flame, mas com um motivo diferente) e precisando desassociar de si mesmo, jogando tudo no fogo para conseguir sobreviver. Porque vida.... ele nunca mais vai ter. 


Quem volta do inferno não consegue mais ver o mundo da mesma forma que as outras pessoas. 

As pessoas comuns elas aproveitam a vida com a sua inocência e a sua ignorância. 

Mas as pessoas que voltaram do inferno, sabem que aquele momento de felicidade é efêmero e ao invés de aproveitarem, já começam a pensar no que virá quando ele acabar. Por isso constroem a fortaleza. 

Por isso são os campeões em crise de ansiedade; depressão, síndrome do pânico e afins. 

Porque os óculos que todos os coach, terapeutas e afins tentam colocar não servem mais. Você pela primeira vez vê o mundo como ele realmente é. E o mundo é feio. Muito feio minha gente... só que você não vê isso. 


E ao vem o questionamento: O título é redenção sombria. 

Houve de fato uma redenção? Redenção significa pagar as suas dívidas e ser perdoado. 

Mas existem dívidas que nunca poderão ser pagas; existem coisas que não são perdoáveis. O que aconteceu com Laila no segundo livro não é perdoável; logo, ele realmente se redimiu? 

Ou ele renasceu das cinzas, de tudo aquilo que ele queimou? 

Para mim, o título certo seria: Renascer Sombrio, ou Ressurreição Sombria, mas ok...




ADQUIRA O LIVRO 

Natalia Eiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário